O YouTube agora conta com uma nova função que tem o objetivo de facilitar a correção em materiais já publicados. Chamado de Correções, o recurso permite que os criadores de conteúdo da plataforma incluam erratas e esclarecimentos em determinados pontos do vídeo, caso queiram.
A ferramenta funciona da seguinte forma: ao configurar uma correção para um conteúdo, um cartão passa a aparecer na parte superior direita da janela de quem estiver assistindo o vídeo no momento da falha.
Quando esse usuário clicar no cartão, ele será levado automaticamente até a descrição da publicação, onde o produtor de conteúdo irá colocar a explicação do erro ou alguma informação adicional em texto.
Além de serem utilizadas para corrigir falhas que passaram despercebidas pelos youtubers, as Correções também auxiliam na atualização de informações antigas.
Leia também: Microsoft Teams vai utilizar inteligência artificial para melhorar ruídos em reuniões online
Como funciona o sistema de correção de erros no YouTube antes?
Antes do novo recurso, caso o criador de conteúdo quisesse consertar algum erro no vídeo, ele precisaria editar o material inteiro para substituir o original, em seguida.
No entanto, a ação gerava consequências para os youtubers, já que os criadores podiam perder os comentários, curtidas e métricas de engajamento acumuladas na publicação editada.
Uma outra alternativa para o problema era fixar um comentário na publicação com correções ou colocar a explicação na descrição do vídeo de forma manual.
Apesar de interessantes, em ambas situações o aviso muitas vezes passavam despercebidos pelo público.