O Internet Explorer (IE) vai ser encerrado pela Microsoft a partir desta quarta-feira (15). Dessa forma, quem ainda utiliza a ferramenta nas versões do Windows 10 será redirecionado ao Edge, navegador atual da empresa.
De acordo com a companhia de tecnologia, o principal motivo para encerrar o navegador é oferecer uma melhor experiência com o Edge e disponibilizar uma plataforma que seja compatível com sites e aplicações modernas. Ainda segundo a empresa, o Edge também é mais rápido na correção de vulnerabilidades.
A mudança fará com que o IE não tenha mais suporte da Microsoft para atualizações de segurança ou melhoria. Assim, após um período de redirecionamento, a empresa de tecnologia vai desabilitar o navegador.
Com mais de 25 anos, o Internet Explorer foi lançado em conjunto com o sistema operacional Windows 95. No entanto, atualmente a Microsoft possui o Edge como seu navegador padrão.
“O Edge não é apenas uma experiência de navegação mais rápida, segura e moderna do que o Internet Explorer, mas também é capaz de resolver uma preocupação importante: compatibilidade com sites e aplicativos antigos e legados”, disse a empresa em uma publicação feita no seu blog oficial.
Para usuários que acessam sites e aplicativos por meio do Internet Explorer, a companhia vai permitir que eles sejam acessados por um modo de compatibilidade do Edge.
Fim do Internet Explorer
Não é de hoje que se fala do fim do Internet Explorer. Em 2020, a Microsoft anunciou a aposentadoria definitiva do navegador ao afirmar que nem o Teams ou Office 365, aplicativos e serviços da marca, seriam compatíveis com o Internet Explorer.
Há alguns anos, o navegador da Microsoft chegou a ser o principal do mercado. No entanto, com a rapidez e simplicidade do Mozilla Firefox e Google Chrome, ele acabou perdendo espaço para os concorrentes.