O Instagram tem testado uma ferramenta nos Estados Unidos de selfies em vídeo para verificar a idade do usuário.
O sistema utiliza inteligência artificial para detectar se a pessoa possui menos de 18 anos e está tentando se passar por alguém que seja mais velho.
Para usar a rede social nos EUA é preciso ter, no mínimo, 13 anos. Para este público, a rede social fornece uma experiência diferente.
“Quando sabemos que alguém é um adolescente, fornecemos a ele experiência apropriadas à idade, como colocá-lo em conta privada, impedir o contato indesejado de adultos que ele não conheça e limitar as opções que os anunciantes têm para alcançá-lo com publicidade”, disse Erica Finkle, diretora de governança de dados da Meta, proprietária do Instagram, em uma publicação em blog.
A mudança em teste então consiste para quando uma pessoa nessa faixa etária tentar alterar a idade para mais de 18 anos.
Nessas situações, estão sendo requeridas gravações, para que o sistema analise e verifique se um adolescente está tentando se passar por um adulto.
Além disso, a ferramenta vai auxiliar em casos contrários, ou seja, adultos que por um erro se registraram como menores de idade também passarão pela verificação.
Leia também: Como fazer o uso de hashtags de forma correta no Instagram para atrair mais clientes?
Testes de verificação de idade no Instagram
A investigação das selfies em vídeo está sendo feita pela empresa Yoti, por meio de uma parceria com a rede social.
Segundo o Instagram, os sistemas da Yoti analisam as feições da pessoa, mas, após a análise, tanto a startup quanto a rede social apagam o vídeo dos registros.
Veja mais: Instagram Business: o que é, como funciona e quais as vantagens de usar esta ferramenta
Além da selfie, o Instagram está utilizando pelo menos mais dois outros dois métodos para comprovar a idade dos usuários: o fornecimento de contas de responsáveis adultos e upload de documentos de identidade.
Com relação ao último método, a Meta se comprometeu a armazenar os registros por somente 30 dias, já que depois desse período a foto do documento é apagada em definitivo dos servidores.