O Google anunciou, nesta terça-feira (14), a chegada do Duplex ao Brasil. A ferramenta imita o atendimento humano em ligações automáticas por telefone.
O Duplex é utilizado no País para realizar ligações para empresas e confirmar dados dos empreendimentos. De acordo com o Google, cerca de 200 ligações diárias estão sendo feitas atualmente.
“Nos últimos três meses, mais de 50 mil empresas brasileiras foram contatadas por meio desta tecnologia”, disse o Google em nota publicada.
A ferramenta, inicialmente, é focada em três tarefas: atualização de dados sobre empresas cadastradas no Google Maps, compras de ingressos de cinema e auxílio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Três tarefas do Google Duplex no Brasil
Apesar de ser novo no Brasil, o Google Duplex foi anunciado pela empresa de tecnologia em 2018, durante um Google I/O, teste exibido que envolveu o Google Assistente em uma ligação telefônica para marcar um horário de atendimento em um salão de beleza.
Desde então, o recurso foi aprimorado e aumentou a semelhança da voz criada pelo software para uma conversa parecida com a de um ser humano.
No Brasil, a primeira tarefa na qual o recurso irá atuar é na atualização de dados sobre empresas cadastradas no Google Maps. A inteligência artificial irá fazer ligações para confirmar informações como endereço e horários de funcionamento de escritório, lojas e restaurantes.
Já a segunda tarefa consiste em auxiliar na automatização de compras de ingressos de cinema. A ideia é que a inteligência artificial consiga pesquisar o filme, escolher o horário da sessão e finalizar a compra utilizando comandos de voz.
Por fim, a terceira tarefa do Google Duplex consiste em ter o TSE como parceiro. Dessa forma, o software será acionado para ajudar a encontrar locais de votação durante as Eleições 2022 e preencher alguns dados no site da instância jurídica.
O Google Duplex também já pode ser utilizado em países, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.
Robôs como aliados na eficiência e eficácia de processos
Apesar do robô que simula voz humana em ligações só chegar ao Brasil agora, os bots já são utilizados com muita frequência no País, principalmente por empresas que desejam otimizar seu atendimento ao cliente.
Através de chatbots, ou seja, conversa entre consumidor e robôs por texto, os empreendedores conseguem fazer com que o seu negócio fique disponível por 24 horas para falar com clientes e potenciais clientes.
Os robôs, por sua vez, simulam o atendimento humano e conduzem a conversa de forma que tiram dúvidas sobre produtos, fretes e serviços e até fecham uma compra, se for o caso.
A ferramenta garante que, em uma época em que os consumidores querem ser atendidos com conforto e instantaneidade, a empresa consiga prestar um suporte eficiente e eficaz.
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A ChatGuru é uma empresa de tecnologia que disponibiliza chatbots para WhatsApp como ferramenta para auxiliar empresas que desejam melhorar o relacionamento com o cliente.
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