Mark Zuckerberg, CEO da Meta, antigo Facebook, anunciou o lançamento de uma loja virtual de roupas para equipar personagens digitais da plataforma.
Nomeada de Meta Avatars Store, a loja começa a ser liberada a partir desta semana e, a princípio, deve contar com três marcas famosas: Balenciaga, Prada e Thom Browne.
De acordo com Zuckerberg, as roupas digitais vendidas no Facebook são uma forma dos usuários aumentarem a quantidade de opções disponíveis para vestir seu avatar.
Os itens gratuitos, por sua vez, vão continuar acessíveis aos usuários da rede social.
Outras marcas também vão poder vender roupas digitais no Facebook?
A Meta ainda não anunciou se outras marcas posteriormente de fato também farão vendas de roupas digitais na plataforma.
No entanto, é esperado que o comércio seja a porta de entrada para parcerias com outras marcas no metaverso em desenvolvimento.
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Com isso, é provável que empresas de moda e acessórios estabeleçam acordos com o Facebook para vender seus produtos ou para manter espaços próprios no ambiente digital.
A princípio, a Meta Avatars Store vai estar disponível nos Estados Unidos, Canadá, Tailândia e México. Não há previsão para lançamento no Brasil.
O Facebook não divulgou o preço das roupas ou se os itens futuramente serão transformados em NFTs.
Itens vão poder ser revendidos
O objetivo da loja virtual é que os criadores possam desenvolver e vender suas peças, como já ocorre com o mercado de artes digitais.
“No futuro, qualquer pessoa que, basicamente, tenha um computador e imaginação poderá apresentar as suas ideias. E vai ser muito divertido conferir também”, afirmou Zuckerberg no Instagram.
Evan Chen, vice-presidente de Parcerias de Moda da Meta, acredita que a novidade vai ser um um divisor de águas para atrair interessados a desbravar o ambiente digital.
“Produtos digitais serão uma forma importante de expressão pessoal no metaverso e um importante fomentador da economia criativa. Nós adicionaremos mais marcas e levaremos isso para a realidade virtual em breve”, explicou a executiva em uma publicação também no Instagram.