Atualmente, a análise de dados digitais é uma ferramenta importante na gestão de uma empresa. Por meio dela é possível tomar decisões assertivas, antecipar demandas e, consequentemente, se destacar da concorrência.
No entanto, na hora de coletar dados para fazer uma análise é preciso ficar atento para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020 e estabelece regras sobre o uso dos dados pessoais, exigindo mais transparência e segurança das informações coletada.
Dessa forma, abaixo vamos listar 4 ferramentas que disponibilizam dados digitais, que podem ser utilizados a favor do seu negócio e estão em conformidade com a LGPD.
Google Analytics
De forma simples, o Google Analytics utiliza um código que monitora as atividades do site da sua empresa.
A ferramenta coleta dados resultantes das interações dos visitantes e consegue gerar informações que podem ser utilizadas de forma estratégicas, como páginas visitadas, origem dos acessos, tempo de permanência e quantidade de acessos.
Redes sociais
Para quem ainda pensa que as redes sociais são apenas fontes de entretenimento, você está enganado. As plataformas podem ser uma grande aliada quando o assunto é analisar dados de clientes e clientes em potencial.
Isso porque elas dispõem de dados relevantes sobre as características do seu público. Por meio do Facebook e Instagram, por exemplo, é possível obter informações como gênero, faixa etária, usuários logados por dia e horários, interesses de usuários, além da sua localização.
Pesquisa de mercado
Através da pesquisa de mercado é possível entender melhor os concorrentes e se manter na frente deles. Existem consultorias especializadas em fazer este trabalho, no entanto, fazer por conta própria também é possível.
Você pode analisar os dados digitais da concorrência através da realização de um estudo das informações públicas das marcas, além de fazer análises dos sites e das publicações nas redes sociais.
Dados da própria empresa
A base de dados do seu negócio também pode contribuir bastante para realizar uma análise que colabore com o crescimento da sua empresa. Esses dados darão a você uma base de informações concretas, que irão auxiliar na hora de tomar decisões de forma assertiva.
Assim, é importante que você possa acessar, sempre que necessário, informações sobre os clientes, vendas e outras. Ao ter esse tipo de conteúdo em mãos, você consegue compreender a realidade de sua empresa e consegue administrá-la de forma melhor.
Como a ChatGuru pode ajudar a sua empresa com a análise de dados digitais
Ter um bom relacionamento com o cliente deve ser um dos principais objetivos de uma empresa. Isso porque um cliente satisfeito volta para realizar mais compras e corrobora para a boa reputação da marca.
Dessa forma, investir em relatórios de atendimento é uma forma de acompanhar se seus clientes estão felizes com o suporte oferecido pela sua marca. Para essa e tantas outras soluções, existe a ChatGuru.
Com nosso serviço de automatização de atendimento para o WhatsApp é possível criar diversos relatórios com dados digitais sobre o relacionamento da sua empresa com os consumidores. Prático e eficaz, nosso software disponibiliza relatórios de acessos, diálogos, anotações internas, chats e chats adicionados, mensagens e relatórios gráficos.
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