Toda empresa que deseja alavancar os seus resultados deve aplicar estratégias e práticas de marketing, já que ele representa o elo de relacionamento entre a marca e o seu público.
Para quem deseja aprender mais sobre marketing, vários filmes e séries que abordam o tema estão disponíveis nas mais diversas plataformas.
É por isso que hoje vamos falar e aprender sobre estratégias de marketing com o filme Fome de Poder, de John Lee Hancock, lançado em 2017 e que conta a história de ascensão da rede de fast-food McDonald’s.
Fome de Poder
No longa, o público passa a conhecer Ray Kroc, que é tido por muitos como o fundador da rede, mas que, na teoria, isso não ocorreu, porque ele não foi o criador da marca.
Acontece que Ray era um vendedor de máquinas de milkshake, de 52 anos, quando conheceu os irmãos Mc Donald’s, responsáveis pela criação da marca e do modelo de fast-food que preparava lanches em pouco tempo.
Esse modelo, na época, virou sucesso na cidade, já que, até aquele momento, a forma mais rápida de comprar um lanche era através de um drive-in, onde o cliente esperava cerca de 30 minutos para receber seu pedido.
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Após conhecer os irmãos, Ray percebeu que o fast-food poderia ser muito escalado através do modelo de franchising. Os detentores da marca, no entanto, não tinham o mesmo objetivo, pois achavam que não seria interessante para o negócio.
O até então vendedor de máquinas de milkshake, contudo, conseguiu convencer os irmãos a colocar o modelo de franchising em prática através dele, que faria todo o trabalho se reportando aos dois empreendedores.
É nesse momento que a história do McDonald’s se torna revolucionária. Abaixo, confira 3 lições de marketing aprendidas com Fome de Poder.
3 lições de marketing aprendidas em Fome de Poder
1. Dê importância à construção da sua marca
Ray Croc considerava o nome “MC Donald’s”, um símbolo da cultura americana, como uma representação de um estilo de vida.
É nesse momento que percebemos a importância de um branding para uma empresa, no qual uma marca deve saber gerir assertivamente a marca de uma empresa, que envolvem as imagens ou ideias associadas a elas.
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2. Foco na experiência do consumidor
Como já citado anteriormente, na época, o modelo drive-in era o mais popular no segmento, mas continha muitas falhas.
A partir do momento que o McDonald’s passou a preparar lanches com velocidade, ele passou a melhorar a experiência do consumidor, que parou de enfrentar longas filas, de contar com um mau atendimento e com um ambiente conturbado.
3. Importância de ter um bom design
O filme Fome de Poder mostra como é importante criar um logotipo que traduz o propósito da marca.
Isso porque, tendo como exemplo o próprio McDonald’s, é quase impossível ouvir falar da empresa e não pensar em seus arcos dourados em forma de “M”.
Ter um bom design é fundamental, já que o logotipo estará presente em todos os lugares que a marca aparecer.
Ficou interessado em assistir Fome de Poder? O filme está disponível no HBO Max, YouTube, Google Play Filmes e TV e Apple TV.