Qual o seu conhecimento sobre WhatsApp marketing?
Sabemos que hoje em dia investir no marketing da empresa não é barato, mas é essencial. Então começamos a pensar em alternativas mais baratas de divulgação, alternativas que estejam ao alcance de todos e com menos intermediários (revistas, TV’s, rádios, etc.), e justamente por isso os aplicativos nos smartphones são tão visados pelos marqueteiros.
Pensando dessa maneira, o marketing através do WhatsApp pode ser uma ótima escolha e muito mais econômica se você utilizar uma boa estratégia, receber ajuda de um software de chatbot, como o ChatGuru, por exemplo.
O potencial do WhatsApp marketing
O potencial de alcance do marketing para WhatsApp é enorme, visto que hoje em dia todos estão conectados ao celular, quase que 24h por dia.
Usar o WhatsApp Marketing é eficaz tanto para empresas que já estão consolidadas ou para as que estão começando.
Ele se torna eficaz pois ele é acessível, basta ter acesso a um celular, baixar o aplicativo do WhatsApp e estudar sobre WhatsApp Marketing para começar.
Mesmo sendo super acessível, o WhatsApp Marketing pode não ser tão fácil assim de lidar, pois é necessário saber estratégias para chegar ao público e não cometer erros.
É nesse ponto que entramos, se o seu desejo é aprender tudo sobre o assunto, nesse artigo iremos falar sobre o WhatsApp Marketing para empresas, guiaremos você pela era digital.
Não se preocupe, se o seu foco é fazer a sua empresa crescer e ter um ótimo meio para marketing, até o final desse artigo você saberá todo o potencial que o WhatsApp Marketing pode ter.
WhatsApp marketing: Reunindo informações
O WhatsApp é uma ferramenta que permite manter contato com o cliente de forma direta, rápida e mais próxima, seja para tirar dúvidas, fazer uma pesquisa, vender ou aumentar o alcance.
Com tudo isso, o WhatsApp Marketing se torna uma ferramenta estratégica completa.
Para falarmos sobre isso, precisamos falar um pouco sobre o aplicativo WhatsApp em si. Esse meio de comunicação digital é uma das plataformas mais populares do mundo.
Podemos até arriscar dizer, sem exageros, que a maioria das pessoas que possuem um celular tem o WhatsApp instalado nele. Isso já demonstra o alcance que ele pode ter. Só no Brasil já são 100 milhões de usuários.
Esse fenômeno se dá devido a evolução na maneira das pessoas se comunicarem. Com isso, o WhatsApp criou até ferramentas para empresas, como WhatsApp Business e WhatsApp Business API.
Ter acesso a esse mundo mágico da era digital, basta ter acesso a internet, é por isso que o WhatsApp conseguiu praticamente extinguir muitos outros serviços que conhecíamos, ele faz ligações, vídeos, e envia mensagens de forma gratuita.
A partir do momento em que o WhatsApp ganhou mais funcionalidades e ferramentas diferentes, as empresas começaram a ver um enorme potencial de oportunidade para negócios através dele.
Com isso, o WhatsApp Marketing é uma maneira das empresas chegarem até seus usuários, e começar um relacionamento promissor através da plataforma.
O grande ponto positivo do WhatsApp Marketing é que as empresas conseguem se comunicar com os clientes em tempo real, e de maneira rápida.
Hoje em dia é tudo muito rápido, pois são muitas informações ao mesmo tempo sendo recebida pelos usuários, inserir sua empresa nesse meio, é uma forma de alavancar.
Assim, as empresas ganham atrativos importantes no relacionamento com o cliente, como conhecer a opinião, receber feedbacks, críticas ou sugestões. E claro, personalizar o suporte ao usuário.
16 dicas de como usar o WhatsApp Marketing e suas estratégias.
Como explicamos anteriormente, o WhatsApp Marketing é uma grande estratégia de negócio e de fácil acesso, mas justamente por isso as empresas podem cometer erros ao fazer uso desse marketing.
É por isso que irei listar estratégias e maneiras de usar o WhatsApp Marketing de maneira correta.
Vou ensinar a colocar e planejar essas estratégias de maneira assertiva, fazendo a sua empresa ser agradável ao cliente através do WhatsApp Marketing.
Podemos organizar as 16 dicas de ouro e as ferramentas que podem ser usadas para o WhatsApp Marketing da seguinte forma:
- Elevar o atendimento e relacionamento com o cliente em outro nível.
- Seja pessoal com respeito.
- Acesso a promoções.
- Aumento das vendas.
- Conteúdos e notícias valiosas de forma gratuita.
- Fotos, áudio e vídeos: conteúdo que seja viral.
- Serviços prestados.
- Grupos e o seu alcance poderoso.
- Planejamento estratégico.
- Listas de transmissão.
- Identificando a sua marca (empresa).
- Gatilhos mentais.
- Satisfação dos clientes através de pesquisas como NPS.
- Ter uma estratégia híbrida.
- Responder todos os clientes.
- Usar uma empresa de plataforma de automação para WhatsApp.
A seguir, vamos explicar mais sobre cada uma delas:
1 – Elevar o atendimento e relacionamento como cliente a outro nível com o marketing de WhatsApp
Ter um bom atendimento é uma das coisas mais importantes para qualquer negócio. Ser ágil, ter educação e resolver os problemas e dúvidas dos clientes de maneira eficaz e rápida é o que ganha qualquer um.
Pois, um exemplo de como um bom atendimento pode mudar tudo, é que mesmo o cliente tendo alguma reclamação, a empresa tendo cometido algum erro, a maneira como você vai lidar com isso, pode reverter essa situação e fidelizar o cliente.
Então, uma forma maravilhosa de oferecer ao cliente um tratamento exclusivo e que tenha uma resposta imediata é através do WhatsApp Marketing.
Ele pode se tornar um canal de atendimento ao cliente que seja eficaz. Isso se dá pelo fato de que o WhatsApp tem uma taxa de abertura alta, ou seja, a chance do seu cliente abrir a sua mensagem é grande.
Mas para atingir essa eficácia é necessário estar disponível para responder o cliente de maneira rápida e com uma estrutura e bons recursos.
2 – Seja pessoal mas com muito respeito
Enviar mensagens personalizadas é um diferencial. Isso torna o contato com o cliente mais pessoal.
O usuário já recebe várias mensagens ao longo do dia, evite enviar correntes ou alguma mensagem errada. Então tentar se aproximar do cliente de uma maneira mais atrativa e cordial é essencial.
Para isso acontecer no WhatsApp Marketing, você pode por exemplo, usar o nome do cliente no início da mensagem enviando algo realmente importante ou até mesmo para iniciar o atendimento.
Com isso, o cliente se sente mais acolhido e que a empresa realmente presta atenção nele.
Mesmo com esse atendimento mais pessoal, é necessário manter uma postura profissional, séria nos momentos certos e mais amistosa em algumas estratégias também, como usar algum meme, dependendo da proposta do atendimento ou assunto abordado.
3 – Acesso a promoções
Usar o WhatsApp Marketing como ferramenta de divulgação de promoções e ofertas é uma ótima opção também.
Mas claro, para evitar ser inconveniente com os clientes ou ser taxado de Spam, a sua empresa só deve se comunicar com o cliente quando ele cadastrar o número de WhatsApp e confirmar que aceita receber promoções e ofertas.
Muitos clientes gostam do atendimento via WhatsApp quando ele está disponível, mas não para receber divulgação sem autorização.
Então saber com qual cliente você pode estender os canais de anúncios é essencial. Afinal, você não vai querer levar um bloqueio ou perder um cliente, não é?
4 – Aumento das vendas
O WhatsApp Marketing para aumentar as vendas é uma estratégia poderosíssima e um grande foco das empresas que usam essa plataforma.
Essa dica estratégica é uma continuação da anterior. Por exemplo, uma empresa de sucos naturais, pode enviar o catálogo de ofertas semanais para o cliente.
Com isso, aquele cliente que não pensava em comprar, desperta interesse e o diálogo se estabelece, oferecendo formas de pagamento e entrega do produto.
Seja uma empresa de sucos ou um negócio de imobiliária, o WhatsApp Marketing se encaixa como uma estratégia para qualquer segmento.
5 – Conteúdos e notícias valiosas de forma gratuita
Além de enviar promoções e anúncios a clientes que autorizaram tal ato, enviar notícias que tenham a ver com o ramo da sua empresa ou negócio é um diferencial.
Se você é uma veterinária, por exemplo, e envia uma notícia ou matéria sobre como é importante a vacinação ou até mesmo sobre uma campanha de castração, isso mostra que você se preocupa com o usuário e está atento às necessidades dele.
Além de demonstrar preocupação, você mostra estar atento e antenado às novidades sobre o seu campo de trabalho, mostrando assim profissionalismo.
6 – Fotos, áudio e vídeos: conteúdo que seja viral
Essa estratégia ao mesmo tempo que pode ter um alcance incrível, é também necessário ter muito cuidado ao usá-la. Por isso vou explicar sobre.
Lançar um viral, como um vídeo de campanha ou fotos, pode se espalhar rapidamente através do compartilhamento de mensagens e ser um estouro positivo no seu WhatsApp Marketing.
Os seus clientes ao gostarem do vídeo, mandarão para outras pessoas que não estão na sua lista de clientes, aumentando assim a chance de adquirir novos clientes.
Mas cuidado para não fazer isso com frequência e se tornar inconveniente, para tal estratégia, é necessário montar um bom viral e usá-lo em momentos estratégicos ao longo do ano.
7 – WhatsApp marketing: Serviços prestados
O diferencial do WhatsApp é ter mesmo a distância contato com o cliente, com isso, dependendo do negócio da sua empresa, você consegue prestar os seus serviços através dele mesmo.
Seguindo o exemplo da veterinária, tirar dúvidas de algo super simples, invés de ir até o consultório para isso, essa dúvida pode ser tirada através de uma mensagem no WhatsApp.
Mesmo que pareça que o dinheiro da consulta será perdido, muito pelo contrário, alguns clientes desistem de ir até o consultório e optam por um lugar mais perto quando não há emergência.
Fazer essa prestação simples de serviço pelo WhatsApp faz com que o cliente sinta que economizou tempo e fideliza essa pessoa que se sente acolhida.
Você também economiza, pois o tempo que iria ter para atender uma simples dúvida de um cliente já conhecido pessoalmente, você pode atender um novo cliente.
Como dito anteriormente, isso pode ser feito em vários tipos de negócios. Aumentar seus serviços através dessa plataforma, faz com que o seu alcance seja maior.
8 – Grupos WhatsApp e o seu alcance poderoso
Os grupos de WhatsApp podem ser úteis se usados de forma correta. Eles podem servir para informar clientes que possuem o mesmo perfil, interesse ou necessidade.
Mas lembra-se, é necessário muito cuidado para não colocar o cliente que não goste de grupos ou que não se encaixe no perfil. Por isso é importante sempre estudar o perfil dos clientes e do seu negócio.
9 – Planejamento estratégico no WhatsApp
Antes mesmo de criar as estratégias já indicadas aqui, como divulgação, virais etc. É necessário sentar e pensar como isso será feito.
Planejar as ações da sua empresa antes de colocá-las em prática é essencial para o WhatsApp Marketing eficiente e que traga um bom retorno.
Para planejar essas ações, é importante ter em mente os tipos de conteúdo que você quer enviar aos clientes, os horários em que isso será feito e quais situações isso é necessário.
Situações que podem motivar isso são novos produtos, um novo serviço, dentre outros.
Se organizar dessa maneira vai fazer com que a sua marca tenha contato com os clientes de maneira oportuna e evitando invadir o espaço do usuário.
10 – Listas de transmissão
Essa é outra estratégia que é fundamental você perguntar ao cliente, saber se ele deseja participar de uma lista de transmissão para receber novidades, por exemplo.
Ter uma lista de transmissão é algo que poupa tempo ao atendente, que pode alcançar um número maior de clientes de uma só vez.
11 – Identificando a sua marca (empresa)
Colocar as informações da sua empresa a vista é uma maneira de fazer com que o cliente identifique a sua marca, e isso é muito importante, afinal, os clientes gostam de saber com quem estão falando e sentir confiança nisso.
Escolher uma boa foto de perfil, que represente bem a sua empresa. Colocar as informações de localização também ajudam caso tenha algum lugar físico, caso seja apenas virtual, o endereço de outras redes sociais também ajuda.
12 – Gatilhos mentais
Usar gatilhos mentais em ações de marketing é usar algo que faz com que a mente do cliente seja impactada, ou seja, que desperta a reação dele de forma mais imediata.
Mensagens rápidas, com informações atrativas e que se encaixam no perfil daquele cliente, despertando a vontade dele pode fazer fisga-lo no meio de tantas informações recebidas ao longo do dia no WhatsApp.
13 – Satisfação dos clientes através de pesquisas
Você tem uma ferramenta de marketing rápido através do WhatsApp, usá-lo para além da venda e atendimento é um diferencial.
Ele pode ser usado para fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes de maneira rápida e criativa. Com isso, você fica sabendo o que precisa ser mudado na sua empresa e o que agrada ou não os clientes.
14 – Ter uma estratégia híbrida
Atender o cliente pelo WhatsApp é uma ótima ferramenta. Mas é recomendado usar outros meios também.
Você pode conciliar com divulgação em outros lugares, outras redes sociais e através dessa divulgação oferecer o atendimento através do WhatsApp também.
Esse é o diferencial do WhatsApp Marketing, ele pode ser usado de maneira “mesclada” a outras plataformas.
15 – Responder todos os clientes
Sabemos que não é legal ficar esperando a resposta de uma empresa por muito tempo ou ficar falando sozinho, não é? Por isso, no WhatsApp Marketing é crucial responder a todos os clientes.
Mesmo que você ainda não possua a solução para o problema do cliente ou resposta para a sua dúvida, é importante responder com alguma posição, seja dizendo que o problema está sendo resolvido ou algo parecido.
Nunca deixe seu cliente no vácuo, sempre demonstre estar disposto a ajudá-lo.
16 – Usar uma empresa de plataforma de automação para WhatsApp
Imagina se você tivesse auxílio de profissionais para realizar todas essas dicas de ouro no WhatsApp Marketing da sua empresa? Isso é possível através de empresas de plataforma de automação para WhatsApp.
Essa empresa vai te ajudar a montar todas as estratégias já citadas acima. Elas criam chatbots para ajudar nesse atendimento e elevar o nível da sua empresa.
Um exemplo de empresa que fornece esses serviços, é a nossa plataforma de automação para WhatsApp ChatGuru, que possui mais de mil clientes em todo o Brasil.
O que evitar e principais cuidados no WhatsApp Marketing
Após essas dicas, é importante pontuar coisas que devem ser evitadas e cuidados a serem tomados na hora de fazer o seu marketing através do WhatsApp.
Não enviar vídeos ou campanhas pesadas demais é uma delas, o cliente evita abrir mensagens assim, e o objetivo é conquistar a atenção do cliente, não é mesmo?
Responder rápido e estar disponível para resolver problemas é essencial. Não adianta fornecer um atendimento moderno se a demora para resposta for grande, isso será um erro no seu marketing.
Além de estar disponível, é importante prestar atenção ao horário em que você enviará mensagens para o cliente.
Se o cliente procurar por atendimento a resposta deve vir o mais rápido possível, mas caso seja uma divulgação ou qualquer coisa do tipo partindo da empresa, é importante enviar em horários comerciais.
Ter um número exclusivo para a sua empresa é essencial também. Nunca use o número pessoal para realizar o WhatsApp Marketing.
Mesmo já dito anteriormente, um ponto crucial para não errar, é ter sempre atenção em conseguir autorização do cliente para enviar algo.
WhatsApp marketing: Vale à pena fazer?
Com esse artigo, podemos ver como o WhatsApp Marketing é um forte aliado a empresas e negócios.
O WhatsApp Marketing fortalece os laços da empresa com o cliente, aumenta a capacidade de atendimento, resolvendo assim pendências de maneira mais rápida e eficaz.
Além de ser gratuito, o WhatsApp fornece ferramentas que podem engrandecer esse marketing. Agora que você aprender essas dicas de ouro para o seu WhatsApp Marketing, a sua empresa vai longe.