Vídeos curtos ou longos: Entenda o que é melhor para as marcas

Desenvolver um conteúdo original que as pessoas adorem, expandir seus seguidores e receitas enquanto experimentam novos recursos e formatos são os principais desafios de trabalhar com mídia digital. Os serviços de streaming, a duração dos vídeos e o número de provedores de conteúdo estão crescendo. O YouTube, por exemplo, revelou em setembro ter gasto US […]

Giovanna Torreão

21/03/2023

vídeo

Desenvolver um conteúdo original que as pessoas adorem, expandir seus seguidores e receitas enquanto experimentam novos recursos e formatos são os principais desafios de trabalhar com mídia digital. Os serviços de streaming, a duração dos vídeos e o número de provedores de conteúdo estão crescendo. O YouTube, por exemplo, revelou em setembro ter gasto US $50 bilhões nos últimos três anos para apoiar o crescimento da economia criativa. 

Os serviços de streaming, a duração dos vídeos e o número de provedores de conteúdo estão crescendo. E estar por dentro das mudanças no comportamento dos consumidores é crucial. Quem tem um conhecimento profundo de como os espectadores de hoje encontram e assistem ao vídeo terá sucesso.

Isso se deve ao fato de que o público agora pode alternar facilmente entre seus computadores de mesa, dispositivos móveis e aparelhos de televisão, expondo-os a uma infinidade de informações com base em seus interesses e produzidas por profissionais de suas áreas. E você precisa saber encontrar ele em todos esses pontos da jornada.

Neste quesito, o YouTube é o único site onde as pessoas assistem a qualquer vídeo, não importa quão longo ou curto, popular ou pessoal.

Mas como as empresas podem garantir que estão aproveitando ao máximo uma estratégia multiplataforma no YouTube? Confira abaixo as três principais ações que você deve começar a colocar em prática!

Experimente o Shorts

Você provavelmente já ouviu os áudios e assistiu às danças virais. Sem dúvida, você foi enganado por um “cake or fake?” pelo menos uma vez. Apesar do aumento meteórico da popularidade do vídeo nos últimos anos, o formato agora está passando por uma mudança radical devido ao aumento do vídeo móvel vertical.

De que maneira esses vários videoclipes são semelhantes? Os inovadores, que impulsionam a mudança e respondem ao feedback em tempo real. Os usuários devoram esses itens em enormes quantidades.

Desde seu lançamento em 2021, o YouTube Shorts atraiu 1,5 bilhão de usuários únicos por mês e foi visualizado mais de 30 bilhões de vezes por dia. O Shorts foi projetado para uso em dispositivos móveis, mas promove a descoberta em vários dispositivos. Os criadores do YouTube que lançam regularmente vídeos longos e curtos veem um aumento nas visualizações e nos inscritos.

O último Relatório de Cultura e Tendências do YouTube revelou que 59% da maior geração do mundo, a Geração Z,  concordam que usam aplicativos de vídeos curtos para descobrir coisas a que assistem posteriormente em versões mais longas.

Siga o exemplo dos produtores de conteúdo e use uma variedade de mídias

Os usuários gostam de curtas-metragens verticais em dispositivos móveis, mas estão migrando cada vez mais para uma plataforma mais tradicional para assistir a vídeos longos de seus produtores favoritos.

A quantidade de tempo gasto assistindo o YouTube na televisão está aumentando em um ritmo mais rápido do que qualquer outra plataforma, conforme o levantamento. Mais de 75 milhões de brasileiros usam o YouTube em casa e mais de 700 milhões de horas de material do YouTube são vistas todos os dias pelos telespectadores em média em janeiro de 2022. Considerando a explosão de gadgets habilitados para Internet, é seguro dizer que as linhas entre as transmissões de TV tradicional, o streaming digital e o vídeo móvel estão se tornando embaçadas.

Os vídeos no YouTube variam em duração de alguns segundos até impressionantes oito dias. Sendo assim, é normal que você se pergunte por quanto tempo e que tipo de material é ideal para manter o interesse do público.

Pensando nisso, o YouTube passou muitas horas pesquisando e desenvolvendo o ABCD dos grandes criativos, bem como analisando e aprimorando as melhores técnicas para uma narrativa eficaz no YouTube, tanto para vídeos curtos quanto longos.

Os criadores têm um papel importante neste monitoramento. Eles têm experimentado e otimizado a duração de seus vídeos para determinar o ponto ideal em que os espectadores perdem o interesse. Eles servem como um parâmetro confiável de sucesso na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube.

Os curtas-metragens agora estão sendo usados por produtores de vários níveis de fama como um meio para experimentar novas ideias e interagir com suas audiências. Por exemplo, o girl group sul-coreano Blackpink promoveu a estreia de seu videoclipe de “Pink Venom” criando o #PinkVenomChallenge no Shorts.

O grupo quebrou um novo recorde no YouTube graças à sua estratégia de marketing multiformato, com 90,4 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, tornando-se a terceira maior estreia de um videoclipe em um dia.

Da mesma forma, artistas brasileiros como a chef e fotógrafa Laura Dicker e Tathi Akemi, que documenta suas experiências no Japão, viram o potencial do Shorts.

Laura explica como fazer comida vegana, fala sobre o veganismo e oferece dicas culinárias em seu canal no YouTube Veg com Carinho. Os curtas incluem receitas mais simples, como esta para doce de uva verde, enquanto seus filmes mais longos cobrem refeições mais complicadas, como quiche.

Tathi, por outro lado, fala sobre as coisas estranhas que vê em seu cotidiano na Ásia. Com mais de 4,1 milhões de visualizações, este breve vídeo explicando como funciona uma academia no Japão é o conteúdo mais popular do canal de Tathi.

Dar aos seus Shorts uma estética única que se destaca dos outros vídeos do seu canal é outro método para os produtores de conteúdo experimentarem novas práticas e verem o que funciona. O usuário tem a opção de usar os filtros e efeitos pré-instalados do programa, tentar técnicas de edição alternativas ou incluir clipes de áudio conhecidos. Vídeos curtos são populares porque permitem que os artistas capturem imagens que evocam emoções fortes como prazer, drama ou risadas.

Como resultado de seus testes extensivos de várias abordagens para a produção de curtas-metragens, os produtores de conteúdo são uma mina de ouro de informações para qualquer pessoa ou empresa interessada em aprender mais sobre como usar o Shorts de maneira eficaz. Confira os melhores conselhos do YouTube para fazer ótimos shorts listados abaixo:

Capture rapidamente o interesse do leitor

A Korean Vegan, produtora de alimentos americana com 959.000 seguidores no YouTube, enfatiza a necessidade de causar uma impressão imediata e duradoura. As impressões iniciais duram para sempre, então aproveite ao máximo esses poucos segundos iniciais. Eles funcionam como a contracapa na forma longa. Esse gancho deve ser interessante em todos os níveis: visão, som e mente.

Conecte-se com a Geração Z

Usando o Shorts, a equipe do Shorts Break (um canal de comédia indiano com 15 milhões de assinantes) consegue se conectar com um grupo demográfico mais jovem. O feito se deu pela abordagem concisa. Os dias de espera por um filme de três horas para ver algo que valha a pena acabaram. Embora essas ideias ainda sejam importantes, os membros da geração Z e da geração Millenium têm maior probabilidade de escolher material “rápido, curioso e de qualidade”.

Entre na diversão

O comediante britânico Chewkz, que tem 2,4 milhões de seguidores, sugere mergulhar de cabeça na ação. Nos primeiros segundos dos Shorts, ele usa imagens atraentes para cativar o público, além de ir direto para a ação a fim de manter o interesse deles.

Ao testar as novidades com vídeo vertical de formato curto, as empresas inspiradas em criadores devem ter em mente as possibilidades criativas mencionadas e a disponibilidade de ferramentas e modelos automatizados que simplificam a produção de anúncios em vídeo.

Pense no funil completo para ter melhores resultados

Os profissionais de marketing precisam diversificar os tamanhos e formatos de tela de seus anúncios em vídeo para aproveitar a mudança no cenário de conteúdo e estar de acordo com a experiência do usuário.

É possível utilizar isso a seu favor abandonando a mentalidade de tamanho único geralmente associada à publicidade em vídeo e, em vez disso, adaptar a estética de seus recursos criativos a cada posicionamento de anúncio individual, seja uma peça longa e aprofundada ou uma série de pontos curtos de conversação.

Esse híbrido de tipos de anúncios em vídeo do YouTube certamente atrairá espectadores. Afinal, o suporte do YouTube para vídeo vertical fornece uma nova tela criativa para as empresas compartilharem suas mensagens e aumentarem sua estratégia multiformato. O Shorts também oferece uma maneira de as empresas se alinharem com conteúdo popular e focado no criador que também é culturalmente relevante.

Os objetivos de publicidade de fundo de funil também podem ser avançados por profissionais de marketing usando Shorts. Vídeos curtos podem ser especialmente eficazes para converter espectadores em compradores, pois o YouTube serve como fonte de motivação durante todo o processo de compra.

Como resultado, os anúncios que incluem vídeo vertical agora podem ser adicionados a vídeos, aplicativos e ter maior desempenho com escalabilidade perfeita para Shorts. Os testes feitos até agora revelam um aumento de 10% a 20% na conversão por dólar gasto no YouTube Shorts quando um recurso de vídeo vertical é incluído em campanhas de ação em vídeo em vez de um recurso de vídeo em paisagem, segundo a plataforma.

A popularidade e a audiência do YouTube dispararam como consequência direta de os criadores estarem na vanguarda da experimentação de novas formas de entrega de conteúdo. Seguindo os conselhos dos produtores sobre como envolver o público com Shorts e aproveitar o conteúdo multiformato para criar resultados gerais, e vendo como os consumidores alternam entre as telas para ver vários formatos de vídeo, os profissionais de marketing podem alcançar um sucesso comparável. 

ChatGuru

É imprescindível que o potencial do WhatsApp não seja esquecido se o seu negócio quiser inovar na forma como se comunica com os clientes e entregar experiências genuinamente únicas. Gerenciar muitas chamadas ao mesmo tempo dentro da estrutura da plataforma, por outro lado, é um obstáculo significativo. O ChatGuru está aqui para ajudar nessas situações!

O objetivo do ChatGuru é tornar mais simples para as empresas se envolverem em conversas significativas e envolventes com seus consumidores usando o WhatsApp, a rede de mídia social mais usada no Brasil. Isso é feito com a intenção de aumentar tanto a qualidade do serviço que é oferecido ao público em geral quanto o nível de produtividade que pode ser alcançado dentro do negócio.

O software de bate-papo que o ChatGuru fornece serve como o primeiro ponto de contato com os clientes. Ele gera respostas instantâneas às perguntas dos clientes e os orienta nas diferentes etapas do processo. Assim, seus clientes não precisarão mais esperar na fila por atendimento ou para lidar com quaisquer outros possíveis problemas que possam surgir durante a conclusão de uma transação. Como consequência direta do conhecimento técnico de ponta que possuímos, estamos em condições de auxiliá-lo no atendimento de seus consumidores a qualquer hora do dia ou da noite.

Se você conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma, terá acesso a uma ampla variedade de recursos poderosos que foram desenvolvidos pelo ChatGuru. Algumas das características que se enquadram nessa categoria são chatbots, respostas rápidas, assistência rotativa ao cliente, recursos inteligentes automatizados e marketing direcionado.

Além disso, sua empresa tem a opção de receber relatórios mensais no formato que desejar. Também é possível especificar os fatores que são mais relevantes para você, e os resultados do seu monitoramento serão entregues em sua caixa de entrada de e-mail ou WhatsApp assim que forem compilados. Como consequência disso, o ChatGuru pode ajudar sua empresa a maximizar a eficácia de suas operações de marketing e vendas.

Também existe a possibilidade de integração do ChatGuru com o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que sua empresa já está usando a fim de ajudar sua organização a reduzir a quantidade de tempo e esforço necessários para concluir os trabalhos.

Peça um orçamento ChatGuru online agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *