VENDAS ONLINE: Aprenda a gerenciar grandes volumes de chamados no WhatsApp

Se você já usou o WhatsApp Business para fazer vendas online, certamente deve saber que a dificuldade em responder de forma ágil aos chats aumenta à medida que sua empresa cresce. Já se você ainda não usa o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, pode parecer custoso ter mais um canal para dar conta. […]

Giovanna Torreão

13/05/2022

whatsapp

Se você já usou o WhatsApp Business para fazer vendas online, certamente deve saber que a dificuldade em responder de forma ágil aos chats aumenta à medida que sua empresa cresce. Já se você ainda não usa o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, pode parecer custoso ter mais um canal para dar conta. Para ambos os cenários, existe uma forma simples de usar o WhatsApp Business e como gerenciar grandes volumes de chamados.

Aqui, você conhecerá de que forma a ChatGuru é capaz de ajudar o seu negócio a lidar com grandes quantidades de chats, automatizando várias etapas da comunicação e medindo o desempenho.

Primeiramente, no entanto, vamos abordar a importância dessa plataforma para a comunicação das empresas e de que forma ela beneficia seu time de vendas e os seus resultados.

Por que o WhatsApp for Business deve estar no topo da sua lista de canais de comunicação?

O WhatsApp nada mais é que um aplicativo de mensagens instantâneas online, semelhante a mensagens de texto.

Criada em 2009, a plataforma alcançou, em 2022, a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, dobrando de tamanho desde 2017, quando atingiu o primeiro bilhão de usuários. Um dos mensageiros mais usados no mundo, o aplicativo foi comprado em 2014 por US$ 22 bilhões e atualmente pertence a Meta, antigo Facebook.

No Brasil, o aplicativo é um dos mais populares. Segundo pesquisa realizada em dezembro pelo Mobile Time e Opinion Box, com 2.036 pessoas que possuem smartphones, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros.

Liderando com folga, o app está presente em 54% dos smartphones no Brasil, seguido pelo Instagram (15%) e Facebook (7%). 

Quando se trata dos aplicativos que os brasileiros passam mais tempo durante o dia, a liderança se repete

 O WhatsApp tem uma participação de mercado de 33%, enquanto o Instagram tem uma participação de mercado de 27%. Depois disso, o Facebook tem uma participação de 10% e o YouTube tem uma participação de 7%. 

A maior parte desses aplicativos é exibida na tela principal dos smartphones, o que não é surpreendente.

O WhatsApp foi detectado em 54% dos celulares em dezembro, demonstrando estabilidade em relação ao ano anterior. O Instagram (42%) e o Facebook (37%) apresentaram redução em relação ao ano anterior, quando foram de 45% e 43%, respectivamente.

De que forma o WhatsApp é benéfico para sua empresa e equipe de vendas?

Os números do WhatsApp demonstram o poder da plataforma, e oferecer uma conexão de comércio eletrônico através dele sua empresa se colocará ao alcance do seu público-alvo de forma simples.

O WhatsApp oferece várias vantagens e recursos que o tornam ideal para o seu negócio, seja ele 100% online ou não:

  • Com o WhatsApp, é possível criar um perfil comercial verificado para que seus clientes consigam identificar de forma rápida que estão conversando com sua loja. Além disso, eles terão acesso a todas as informações importantes que podem precisar em um primeiro momento, como endereço, horário de atendimento, número para contato, site, entre outras;
  • O recurso “Click to Chat” é uma forma de convidar seus clientes e potenciais clientes a iniciarem uma conversa com a sua empresa de forma ágil, sem a necessidade de salvar o número da sua empresa na agenda;
  • O WhatsApp possibilita o envio e recebimento de mensagens de texto, áudio, imagens, vídeos e chamadas de qualquer lugar do mundo. Também podem ser documentos, PDFs, planilhas, apresentações e outros arquivos de até 100 MB, suportando o envío de contratos, catálogos, encartes, entre tantas possibilidade;
  • É possível também, criar respostas rápidas no WhatsApp para perguntas frequentes de maneira rápida e simples. Com isso, você economiza o tempo digitando as mesmas respostas e pode dedicar mais atenção às consultas mais complexas.

Se colocar em um canal de comunicação tão popular quanto o WhatsApp vai resultar em mais mensagens para sua empresa e, consequentemente, mais possibilidades de vendas. Por outro lado, sua equipe de vendas e atendimento terá capacidade para lidar com este grande volume de chamados?

Com o recurso certo, seu time de vendas e atendimento poderá operar este canal de comunicação com eficiência e agilidade

Gerenciando grandes volumes de conversas com a ChatGuru

A ChatGuru pode ajudar sua empresa a criar um chatbot e integrá-lo ao WhatsApp. Oferecemos uma plataforma que permite o desenvolvimento de comunicações criativas, eficientes e personalizadas para seu público e negócios, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os chatbots do ChatGuru podem ser combinados com a conta comercial do WhatsApp da sua empresa para fornecer atendimento automatizado a centenas de pessoas de uma só vez a qualquer hora do dia ou da noite.

Tudo isso é feito no conforto familiar de um aplicativo, em seus horários preferidos e convenientes, proporcionando uma experiência personalizada ao cliente e recompensando a fidelidade à marca.

Sua empresa lucrará com as conexões proativas e confidenciais de clientes do ChatGuru enquanto também desfruta dos benefícios da automação. 

Conheça agora as vantagens da ChatGuru para gerenciar grandes volumes de bate-papo do WhatsApp:

1. Atendimento aos clientes sete dias por semana, 24 horas por dia

Com a ChatGuru, você estará sempre presente quando e quando seus consumidores quiserem interagir com você, aumentando ainda mais a satisfação e fidelização do cliente.

Os chatbots, ao contrário de seus equivalentes humanos, estão sempre disponíveis, mesmo fora do horário comercial.

2. Vários atendentes podem usar o mesmo número de WhatsApp

Enquanto o chatbot dá conta de grande parte da demanda de chamados, você pode contar com um time humano de atendentes que cuidará das questões mais complexas e estratégicas, configurando um atendimento híbrido.

Quando você utiliza a plataforma de gerenciamento da ChatGuru é possível manter apenas um número WhatsApp na sua empresa e ter uma grande equipe fazendo o atendimento.

Dessa forma, não importa onde estejam seus agentes de vendas ou atendimento ao cliente, todos estarão na mesma página. Esse recurso é especialmente útil agora que as equipes estão trabalhando remotamente com mais frequência do que nunca.

3. Respostas imediatas

Os clientes estão cada vez mais conectados e têm grandes expectativas de envolvimento, o que não é surpresa. Eles antecipam respostas imediatas a qualquer momento. 

A ChatGuru permite que sua empresa seja capaz de responder de forma instantânea e simultânea a todos os chamados. 

Os chatbots são uma abordagem conveniente para dar assistência e suporte ao cliente a qualquer hora do dia ou da noite nesse sentido.

4. Ótima relação custo-benefício

Ao automatizar as etapas do seu processo de atendimento ao cliente, você pode tornar a comunicação mais eficiente, além de otimizar o contato com o cliente e o trabalho em equipe.

Em outras palavras, os chatbots podem aumentar a confiança da marca e, ao mesmo tempo, liberar seu tempo. Como resultado, suas equipes poderão se concentrar em interações mais complicadas com maior valor agregado, permitindo melhor gerenciamento de tempo e alocação de recursos.

5. Coleta e qualificação de leads

Os chatbots facilitam muito o processo de captura e qualificação de leads. Esses programas podem ser criados para coletar dados e consentimento de novos clientes ou autorização de um indivíduo para receber informações futuras de sua empresa.

Como consequência, os chatbots envolvem potenciais consumidores com conversas personalizadas e contundentes com o objetivo de potencializar o reconhecimento da marca, comercializar produtos/serviços e conduzi-los pelo funil de vendas, além de facilitar a coleta de dados.

6. Colete dados

As interações de seus clientes e potenciais clientes com o chatbot resultarão em uma grande quantidade de dados valiosos. Esses dados de consumo, comportamento e avaliações são coletados e inseridos em um sistema que permite a extração de relatórios no ChatGuru.

Vale destacar que, além dos dados coletados por meio das interações, nossos chatbots possibilitam o envio de pesquisas de satisfação e solicitações de feedback, com o objetivo de conhecer diretamente com os clientes suas experiências com sua empresa em diversos pontos de contato.

Todos esses detalhes podem e devem ser investigados. Como consequência, você poderá identificar os caminhos de navegação mais comuns e o que gera mais conversões de seus clientes. Assim como o reconhecimento de grandes momentos de evasão.

Com todos esses dados em mãos, você pode melhorar a experiência do usuário e trabalhar para estimular determinados comportamentos dos clientes, além de planejar os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

7. Satisfação do cliente

Os chatbots podem ser utilizados para fornecer assistência de comunicação híbrida. Ao misturar chatbots com ajuda humana, você pode fornecer serviços exclusivos aos seus consumidores.

Sua equipe humana só intervirá se os chatbots não oferecerem respostas adequadas aos clientes. Com o ChatGuru, você pode garantir que a transição entre o chatbot e os operadores humanos seja perfeita e sem dificuldades para seus consumidores.

Como consequência, seus consumidores se sentirão ouvidos em relação às suas preocupações, resultando em maior satisfação e fidelidade.

ChatGuru

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Um comentário "VENDAS ONLINE: Aprenda a gerenciar grandes volumes de chamados no WhatsApp"

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  1. Geilson disse:

    Familia