Mais de cinco milhões de empresas já estão usando o WhatsApp Business. Mas esse mercado ainda tem muito espaço para crescer. Em um cenário onde os consumidores exigem experiências práticas e fáceis, o aplicativo de troca de mensagens surge como o próximo passo para o atendimento ao cliente. Mas a sua empresa está pronta para dar esse passo?
Na publicação de hoje, falaremos sobre as vantagens e desvantagens de usar o WhatsApp Business, bem como de que forma é possível potencializar o aplicativo na sua empresa. Veja agora!
Vantagens do WhatsApp Business
1. Aumente sua exposição
Até o momento, o WhatsApp tem mais de dois bilhões de usuários ativos mensais em mais de 180 países diferentes.
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil, o Messenger é o aplicativo mais baixado do Brasil, estando instalado em 99,2% de todos os smartphones do País. Além disso, um estudo da Opinion Box descobriu que 99% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo diariamente.
A grande audiência potencial do aplicativo indica que as empresas podem facilmente entrar em contato com novos clientes que ainda não conhecem toda a gama de serviços oferecidos através da plataforma.
2. Envolva-se ativamente com sua clientela
Em comparação com o marketing por e-mail tradicional, o marketing do WhatsApp vê taxas de abertura muito maiores. A taxa média de abertura para aplicativos de mensagens é de 90%, enquanto a taxa média de cliques é de 30%; essas são taxas que outros canais têm lutado para alcançar há algum tempo.
Com um tempo de resposta tão rápido, é possível ter discussões mais aprofundadas do que simples pedidos de assistência. Dúvidas, críticas e elogios sobre produtos estão cada vez mais sendo postados em sites de mensagens sociais.
Se sua empresa seguir esses procedimentos, seus agentes de atendimento ao cliente poderão exercer tanta influência quanto um vendedor na mente dos compradores online quanto exercem pessoalmente.
3. Deixe seus clientes mais felizes e seu negócio prosperará
Na realidade, os clientes de hoje estão muito mais exigentes do que há alguns anos atrás. Devido ao estresse de esperar para falar com um agente, muitos clientes evitam ligar para as empresas.
Neste cenário, proporcionar aos seus clientes uma experiência agradável e sem estresse é essencial para o sucesso da sua empresa. Os clientes se preocupam mais em poder comprar com facilidade e rapidez e, se necessário, obter atendimento sem problemas.
A interface fácil de usar do WhatsApp possibilita a ampliação do alcance dos call centers que oferecem atendimento ao cliente. Os clientes podem iniciar um bate-papo com sua empresa e obter a ajuda de que precisam em alguns cliques, economizando tempo e permitindo que continuem com o dia normalmente.
De fato, de acordo com o Meta, 75% das pessoas que participaram do Business Messaging Research Study do Facebook (2020) revelaram que querem poder enviar mensagens para as empresas da mesma maneira que enviam mensagens para seus amigos e familiares.
Desvantagens do WhatsApp Business
1. Limitações do aplicativo
O WhatsApp Business foi criado em 2018 para atender as pequenas empresas. Sendo assim, o seu aplicativo só pode ser instalado em um único aparelho, o que dificulta o escalamento da comunicação.
2. Métricas
A versão para negócios do WhatsApp possibilita o acesso a algumas métricas. Pode-se acompanhar algumas informações de alcance e engajamento na comunicação com os clientes, a exemplo de quantas mensagens foram enviadas e quantas de suas mensagens foram lidas de fato. No entanto, essas métricas são um tanto restritas e podem não ser o suficiente para a maioria das empresas.
Como potencializar o uso do WhatsApp?
Como vimos, os consumidores têm o poder e escolhem evitar encontros frustrantes ou descontínuos. De acordo com o Sprout Social Index, a abordagem mais simples para incentivar a repetição de negócios de clientes satisfeitos é responder prontamente às suas perguntas sobre os produtos ou serviços da empresa.
Portanto, o ChatGuru é a melhor plataforma para maximizar o potencial do WhatsApp para interagir com seus clientes de maneiras interessantes. A nossa tecnologia pode ajudar sua empresa a aumentar sua capacidade de comunicação e ganhar a confiança dos clientes, se destacando da concorrência.
1. Autoatendimento
Um relatório do Gartner revelou que 33% de todos os consumidores preferem uma experiência de compra sem vendedor, com esse número aumentando para 44% quando os millennials são incluídos. Com o ChatGuru, sua empresa é capaz de oferecer uma opção de autoatendimento rápida e fácil de usar a qualquer hora do dia ou da noite, nos sete dias da semana.
2. Atendimento híbrido
Os chatbots podem ser empregados como um elemento dentro da estratégia de atendimento ao cliente, permitindo que os clientes recebam respostas personalizadas às suas dúvidas, preocupações e solicitações de informações, bem como fazer reservas, compras e tudo mais que precisarem, 24 horas por dia.
Em paralelo, o ChatGuru permite múltiplos que múltiplos atendentes se conectem ao mesmo tempo, além de ilimitados números de WhatsApp dentro de uma única plataforma. Isso permite a escalabilidade da sua comunicação.
Assim, após a primeira camada, atendida pelos chatbots, os agentes humanos serão utilizados apenas para lidar com chamadas de natureza particularmente difícil ou estratégica. Para isso, o ChatGuru conta com uma série de recursos que economizam tempo, como rotação automática de atendentes e as respostas rápidas, entre outros. É o melhor dos dois mundos!
3. Personalização
Cada um de nossos clientes têm requisitos exclusivos, e o conjunto de tecnologias da nossa plataforma foi desenvolvido para ser personalizado a fim de acomodar essas demandas e, ao mesmo tempo, tornar sua equipe mais produtiva. O ChatGuru permite que você crie um serviço humano e automatizado que funciona bem em conjunto.
Na primeira etapa do lançamento do serviço, os clientes se comunicarão com chatbots para tirar dúvidas, receber respostas, fazer compras, agendar compromissos e reservar vagas, tudo isso com respostas imediatas e individualizadas.
As chamadas mais complexas ou estrategicamente importantes serão encaminhadas para agentes humanos que então empregam uma variedade de ferramentas para maximizar a eficiência, incluindo o rodízio automático de atendimento. O que torna a plataforma ChatGuru única é como ela reúne os recursos mais vantajosos de ambas as opções.
4. Coleta de dados e monitoramento de métricas
Outro ponto de diferenciação é que o ChatGuru mantém registros de todos os contatos do cliente, sejam essas conversas com um chatbot ou um humano. Ao usar esse método, você pode pesquisar seus clientes em potencial e determinar como sua equipe e seu bot podem atender melhor aos requisitos deles. Como resultado, sua empresa pode estabelecer uma imagem de marca unificada e fornecer a eles algo realmente especial.
ChatGuru
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