Conheça as vantagens do chatbot da ChatGuru

O comportamento do consumidor acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias. Nos últimos anos, os clientes tornaram-se consideravelmente mais exigentes e buscam empresas que lhes proporcionem a facilidade e a praticidade que o mundo digital pode oferecer. Se você deseja entregar experiências digitais realmente inovadoras e envolventes, é hora de conhecer os chatbots do ChatGuru. A […]

Giovanna Torreão

27/06/2022

chatbot

O comportamento do consumidor acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias. Nos últimos anos, os clientes tornaram-se consideravelmente mais exigentes e buscam empresas que lhes proporcionem a facilidade e a praticidade que o mundo digital pode oferecer. Se você deseja entregar experiências digitais realmente inovadoras e envolventes, é hora de conhecer os chatbots do ChatGuru.

A nossa tecnologia pode ajudar o seu negócio a alcançar a agilidade e eficiência necessárias para oferecer um excelente atendimento ao cliente. Agora, você descobrirá 8 vantagens de um chatbot ChatGuru. Confira!

O que exatamente é um chatbot?

O termo chatbot pode ser traduzido para o português como “robô de bate-papo”. Ele nada mais é que um software projetado para emular conversas humanas, imitando a maneira como uma pessoa participa e conduz um diálogo.

Essa solução tecnológica é preparada para compreender dúvidas ou demandas do consumidor e fornecer a resposta mais precisa possível. Atualmente, são muitas as empresas que usam essa tecnologia para automatizar parte de suas interações com seus clientes. 

Como funcionam os chatbots do ChatGuru?

Os seus consumidores e clientes em potencial vão interagir com o chatbot do ChatGuru mesma maneira que falariam com um representante humano. O programa, então, vai compreender a mensagem do usuário, fazer uma pesquisa em seu banco de dados e, em seguida, fornecer uma resposta ao problema ou consulta que foi feita pelo consumidor.

Os chatbots do ChatGuru são capazes de realizar ações em diferentes fases da comunicação e marketing de uma marca. É possível qualificar leads, nutrir contatos, gerenciar etapas do funil de vendas, esclarecer dúvidas, enviar informações e muitas outras possibilidades.

Quais são as vantagens dos chatbots do ChatGuru?

Os chatbots da ChatGuru são capazes de fazer muito pela experiência do cliente, aumentando a satisfação do cliente e a fidelidade à marca. 

Agora, você entenderá as principais vantagens da automatização de processos com os chatbots do ChatGuru. Confira:

1. Atenda onde seus clientes estão

É essencial para o sucesso da sua empresa proporcionar simplicidade e praticidade à sua clientela. Dentro disto, é muito importante selecionar o canal de comunicação apropriado.

Neste sentido, podemos destacar que 75% dos entrevistados na pesquisa Business Messaging Research Study (2020), realizada pelo Facebook, atual Meta, desejam se envolver com empresas por meio de mensagens, da mesma maneira que se comunicam com amigos e familiares.

O WhatsApp, então, surge como a plataforma ideal para a comunicação empresarial através de mensagens. Além de contar com recursos criados especialmente para as marcas, o app está instalado em 98% dos smartphones no Brasil e é usado diariamente por 86% das pessoas.

A tecnologia do ChatGuru pode ser integrada na conta comercial da sua empresa no WhatsApp a fim de oferecer um atendimento ao cliente em um ambiente de discussão muito fácil de alcançar e com o qual eles já estão confortáveis.

O objetivo do ChatGuru é tornar a comunicação entre a marca e o cliente mais simples e flexível.

2. Personalize suas interações

A personalização do chatbot também desempenha um papel significativo na experiência do cliente. O ChatGuru possibilita a configuração de uma comunicação personalizada especificamente para o seu negócio e do público que você deseja alcançar.

Durante o desenvolvimento e gestão do seu chatbot, levamos em consideração as demandas de seus consumidores e o que eles desejam quando entram em contato com sua empresa.

O nosso bot pode ser programado para ajudar seus clientes naquilo que eles desejam, seja fazer uma compra ou reserva, resolver um problema, obter uma resposta a uma dúvida ou mesmo conhecer mais sobre as soluções da sua marca.

A tecnologia por trás do ChatGuru também facilita a definição de gatilhos para entregar notificações específicas aos usuários. Por exemplo, você pode configurar um alerta para ser acionado para cada venda, intenção de compra, lead inativo ou mesmo se um lead comentar alguma coisa.

Você pode fazer uma série de configurações para melhor corresponder às suas metas de comunicação e vendas.

Além disso, nossa plataforma possibilita a criação de notas internas, que, além de marcar o material para discussões posteriores, serão úteis para quando sua equipe humana estiver prestando o serviço.

3. Ofereça suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana

Os chatbots, diferente do seu time humano, continuam operando o tempo todo, inclusive fora do horário comercial normal.

Com ajuda da nossa tecnologia, sua empresa estará sempre pronta para entrar em contato com os consumidores quando e de onde eles estiverem, o que aumentará ainda mais os níveis de felicidade e fidelidade dos clientes.

Ou seja, não importa a hora ou a localização geográfica dos seus consumidores, os chatbots estão sempre disponíveis para fechar negócios.

4. Forneça a melhor resposta no menor tempo possível

Não é surpresa que os consumidores de hoje estejam mais conectados do que nunca e tenham padrões cada vez mais altos de envolvimento. Eles não admitem mais esperar e desejam respostas rápidas e consistentes em instantes.

De acordo com uma pesquisa da CX Trends 2021, quando os clientes usam aplicativos de mensagens para entrar em contato com empresas, a porcentagem de clientes que desejam ser atendidos em 10 minutos aumentou de 35% em 2020 para 53% em 2021.

Nesse sentido, os chatbots da ChatGuru são uma ferramenta econômica para se conectar com vários clientes ao mesmo tempo, fornecendo respostas instantâneas e acelerando a resolução de todos os chamados. 

5. Aproveite um ótimo custo-benefício

Ao automatizar alguns processos em seu atendimento ao cliente, você pode tornar a comunicação mais fluida e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência do trabalho da sua equipe e das interações com os clientes.

De acordo com a pesquisa “Digital Customer Care in the Age of AI” publicada pela IBM, os chatbots são capazes de lidar com 80% das atividades básicas e consultas de clientes.

Em outras palavras, essa tecnologia é capaz de ajudar a sua empresa ser mais rápida e assertiva, ao mesmo tempo em que libera os membros de sua equipe de atendentes humanos para se concentrarem em outras tarefas.

Assim, seus times poderão se concentrar em interações mais difíceis e de maior valor, o que facilitará a reestruturação do tempo de trabalho e a realocação de recursos.

6. Capture e qualifique os leads

Os chatbots simplificam o processo de identificação de clientes em potencial e coleta de suas informações.

Esses softwares têm a capacidade de serem programados para coletar dados e opt-ins de clientes em potencial – o opt-in é a liberação concedida por uma pessoa para receber material de sua empresa no futuro.

Além de facilitar a captura desta autorização, os chatbots também envolvem seu potencial cliente em uma comunicação personalizada e assertiva, com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca, divulgar seus produtos ou serviços e orientar essas pessoas pelo funil de vendas.

A plataforma de chatbot oferecida pelo ChatGuru tem a capacidade de melhorar a experiência geral do seu cliente e impulsionar o desenvolvimento de leads online. Tudo isso para determinar se esses contatos são qualificados ou não.

Nossos chatbots são uma ferramenta incrível para qualificar seus leads, pois são conversacionais, constantemente acessíveis e se ajustam de acordo com as diversas fases da experiência do cliente.

Com o ChatGuru, você também pode organizar seus contatos do WhatsApp de acordo com o estágio do fluxo de atendimento ao cliente ou funil de vendas em que elas se encontram.

É possível ainda construir estágios individualizados para seu fluxo de serviço. Como resultado, nosso chatbot cultiva esses relacionamentos com seus clientes, prestando um atendimento bem executado e auxiliando sua equipe de vendas na gestão desses leads.

7. Colete dados e crie relatórios

Como acabamos de falar, as interações que seus clientes existentes e potenciais consumidores têm com o chatbot resultarão em uma grande quantidade de dados importantes.

No ChatGuru, essas informações de consumo, comportamento e avaliações são coletadas e depois transferidas para um sistema que permite a extração de relatórios.

É importante ressaltar que além dos dados coletados das interações, nossos chatbots possibilitam o envio de pesquisa de satisfação de clientes e solicitações de feedback

Isso permite que você descubra diretamente dos consumidores o que eles pensam sobre as interações que tiveram com sua empresa em vários pontos de contato.

Todas essas informações podem ser analisadas para que assim você tenha a capacidade de compreender os caminhos de navegação do seu público.

Identificar as perguntas mais frequentes, os itens mais buscados, os fatores que fazem com que seus clientes convertam mais, assim como os momentos de evasão.

Quando você tem todas essas informações à sua disposição, aumentam a sua capacidade de aprimorar a experiência do usuário, se esforçar para promover comportamentos específicos do consumidor e direcionar as próximas etapas do seu plano de marketing e vendas.

8. Aumente a satisfação dos clientes

A tecnologia da ChatGuru é uma ferramenta que possibilita a implementação de serviços de comunicação híbridos. Dessa forma, sua empresa será capaz de oferecer um atendimento notável aos seus clientes combinando chatbots com assistência humana para responder às suas perguntas.

Com isso, seus chatbots iniciam o chamado e, caso não consigam fornecer aos clientes uma resposta adequada, seu pessoal humano se tornará acionado.

É possível, com a ajuda do ChatGuru, fazer a transição entre chatbots e agentes humanos acontecer de forma tranquila e sem ruídos, garantindo que os consumidores não sejam incomodados de forma alguma.

Seus clientes terão a impressão de que suas necessidades estão sendo levadas em consideração, o que resultará em maiores níveis de satisfação e fidelidade.

ChatGuru

Fornecemos no ChatGuru uma plataforma que possibilita uma comunicação eficaz e sob medida para o seu público e seu negócio, respeitando os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com a nossa solução, sua empresa poderá criar conexões fortes e proativas com os clientes, ao mesmo tempo em que colherá as vantagens da automação.

Conheça melhor o ChatGuru e proporcione uma experiência satisfatória para o seu público!

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