Tiktok cria plataforma educativa para marcas e anunciantes

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, as campanhas veiculadas no TikTok podem ter um retorno médio 73% superior ao de outras mídias digitais e podem ter uma eficácia 80% superior quando comparadas com os resultados na mídia tradicional. Sabendo de todo esse potencial, a rede social decidiu lançar o aplicativo educacional “TikTok Para […]

Giovanna Torreão

21/02/2023

tiktok

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, as campanhas veiculadas no TikTok podem ter um retorno médio 73% superior ao de outras mídias digitais e podem ter uma eficácia 80% superior quando comparadas com os resultados na mídia tradicional. Sabendo de todo esse potencial, a rede social decidiu lançar o aplicativo educacional “TikTok Para Você” a fim de facilitar a criação de conteúdo para uso comercial dentro da plataforma.

Este serviço é oferecido gratuitamente e tem como objetivo principal fornecer insights, ideias e dados que possam auxiliar as empresas no desenvolvimento de campanhas de sucesso na plataforma. 

Na publicação de hoje, você confere tudo sobre a plataforma educacional “TikTok Para Você”, bem como dicas para produzir anúncios na rede social e os números impressionantes do TikTok. Confira!

TikTok em números

Embora o algoritmo da rede social chinesa não seja dos mais fáceis de decifrar, uma coisa é certa: o conteúdo mais popular da plataforma tende a dar o tom para os concorrentes. À luz do sucesso da ByteDance, a Nielsen apresentou uma pesquisa mostrando que os anúncios na plataforma podem fornecer retornos mais altos.

A pesquisa, encomendada pelo TikTok, fornece mais evidências de que as campanhas publicitárias no site de mídia social podem gerar um ROI de 73% a 80% maior do que o ROI médio de outras mídias digitais e de 0% a 12% maior do que o ROI para mídia offline.

De acordo com o líder de marketing effectiveness da Nielsen para América Latina, Daniel Paez, a Nielsen e o TikTok têm trabalhado em parceria ao redor do mundo para fornecer insumos valiosos aos anunciantes a fim de entender melhor como a plataforma os ajuda a impulsionar os resultados com a audiência.

“Neste recente estudo que realizamos para a operação no Brasil, envolvendo grandes anunciantes de alimentos e bebidas, foi possível mensurar a performance de TikTok como plataforma de mídia e entender a relação que sua execução tem com a geração de venda incremental de uma forma eficiente”, explica.

As descobertas também mostram que o ROI dos esforços de publicidade do TikTok aumentou 80% em apenas um ano. Isso ocorre porque, em 2021, pouquíssimas empresas exibiam anúncios no site e as que o faziam tendiam a ser experimentais. Sendo assim, é natural que as ativações tenham sido mais longas e contínuas atualmente.

Segundo a Nielsen, o TikTok mudou completamente o cenário do varejo

Quando se trata de compras online, o TikTok está causando uma revolução. Diante da jornada não-linear experimentada hoje, o ecossistema construído no TikTok tem como base a interação, com material único, genuíno e projetado para incentivar os consumidores a fazer uma compra.

De acordo com a pesquisa, 80% dos usuários brasileiros que viram vídeos na rede dizem acreditar que eles são confiáveis. E 85% disseram que procuraram um produto porque o viram mencionado no material que estavam visualizando. Essa sinceridade cria um ciclo de feedback difícil de escapar. O termo “community commerce”, que pode ser traduzido como “comércio comunitário”, refere-se à maneira como os usuários do aplicativo podem afetar uns aos outros, recomendando e avaliando itens.

O TikTok mostrou ser uma boa plataforma para desempenho e exposição da marca, e as empresas logo estão percebendo este potencial. Um aumento de 151% no número de anunciantes na América Latina foi registrado nos três primeiros trimestres deste ano. Gabriela Comazzetto, diretora de soluções globais para empresas TikTok na América Latina, acredita que as marcas têm muito potencial inexplorado quando mantêm uma presença consistente na plataforma.

Negócios como sempre, mas com novas soluções

Este ano, a plataforma introduziu uma série de novas soluções de negócios, incluindo Creator Market Place e Branded Mission, que fornecem uma interação mais direta e responsiva entre marcas e criadores.

Além disso, o TikTok introduziu novos produtos de desempenho, incluindo: 

  • Pulse – uma espécie horário nobre no TikTok, no qual os anunciantes podem distribuir seus conteúdos e tendências com mais engajamento
  • Lead Generation – através desta solução as empresas podem inserir anúncios que incluam formulários vinculados ao conteúdo para que os membros da comunidade TikTok possam se cadastrar e demonstrar interesse
  • Shopping Ads – inteligente e prático, este recurso permite a ampliação do alcance dos catálogos de produtos das empresas
  • Vídeo Shopping Ads – com os anúncios de compras em vídeo, as empresas conseguem promover um ou vários produtos por meio do fluxo do TikTok

Comazzetto afirma: “O TikTok é uma plataforma de entretenimento que sempre visa o desenvolvimento, portanto, estamos continuamente testando novos recursos para oferecer o que há de mais inventivo e criativo à nossa comunidade”.

Como usar o TikTok Para Você?

“Tem muita empresa por aí repensando a forma de fazer publicidade, e a rede social tem sido um dos responsáveis por essa mudança”, explica a plataforma, ao apresentar o “TikTok Para Você”. A nova plataforma é voltada para as marcas e agências e conta com todas as informações necessárias para “começar, bombar e vender no Tik Tok.”

Na plataforma, o conteúdo na plataforma é dividido em três seções:

  • Para você começar
  • Para você bombar
  • Para você vender

Desde dicas criativas até insights para entender o que são as trends e como entrar em uma da melhor forma. São muitos os tópicos abordados, incluindo como fazer uma campanha do TikTok, onde obter materiais apropriados e exemplos de anúncios bem-sucedidos. A exposição de conteúdo e os retornos financeiros do TikTok são duas áreas que se beneficiarão da plataforma recentemente lançada.

O TikTok afirma que a utilização de sua plataforma irá ensiná-lo a adquirir de forma legítima e regular um grande número de seguidores com o mínimo de trabalho possível. Ele mostra os componentes cuja combinação resulta em melhor desempenho.

“É tudo uma questão de ritmo, rima e razão, os 3 R’s”, adianta.

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Fonte: TikTok

Antes de poder começar a utilizar o TikTok Para Você, é necessário se registrar e criar uma conta.Você poderá encontrar dicas que podem ser benéficas tanto para pequenas empresas quanto para grandes organizações. Vale a pena conferir!

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