TikTok for Business: conheça os benefícios da plataforma para empresas

Com um bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok é uma das mais novas plataformas de rede social, mas rapidamente se tornou uma ótima maneira de as empresas interagirem com milhões de seguidores, se apresentarem a uma ampla variedade de pessoas e aumentarem o engajamento. Você pode brincar com os vídeos, interagir com outros usuários […]

Giovanna Torreão

08/11/2022

tiktok

Com um bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok é uma das mais novas plataformas de rede social, mas rapidamente se tornou uma ótima maneira de as empresas interagirem com milhões de seguidores, se apresentarem a uma ampla variedade de pessoas e aumentarem o engajamento. Você pode brincar com os vídeos, interagir com outros usuários e aumentar as visualizações do perfil da sua empresa.

“O TikTok se tornou uma parte querida da vida de pessoas ao redor do mundo por causa da criatividade e autenticidade de nossos criadores. Nossa comunidade global é extraordinária em sua capacidade de alcançar milhões de pessoas, através de todas gerações”, disse a empresa em nota, ao alcançar a marca de 1 bilhão de usuários.

No mercado americano, o TikTok já conta com um tempo de consumo de vídeo maior que o YouTube. A rede social chinesa tem uma média mensal de 24 horas e 38 minutos para cada usuário, ante 22 horas e 40 minutos por mês do serviço de vídeo do Google.

Entretanto, não descarte o TikTok como uma tendência passageira. O TikTok é uma ferramenta de marketing de rede social que recentemente conquistou o mundo. Desde a sua introdução, a rede social se transformou de um site de criação de vídeos onde as pessoas podiam compartilhar sua originalidade para um refúgio de marketing.

Na publicação de hoje, nós vamos mostrar como construir uma presença de marca bem-sucedida no TikTok para promover sua empresa e expandir seu público.

O que é o TikTok?

O TikTok é uma plataforma de compartilhamento e edição de vídeos. Depois de estrear em 2018, rapidamente adquiriu popularidade e agora é utilizado em mais de 150 países. O software facilita a produção de vídeos curtos e em loop.

Os vídeos publicados dentro do TikTok podem ter 15 ou 60 segundos de duração, serem editados dentro do aplicativo e até mesmo compartilhados em outras grandes redes sociais. A maioria dos usuários da plataforma são adolescentes e jovens adultos, com idades entre 16 e 24 anos.

Os usuários podem personalizar seus conteúdos usando filtros, efeitos especiais, sobreposições de áudio e texto. Vídeos de sincronização labial, esquetes cômicas e vídeos virais são apenas alguns exemplos dos tipos populares de conteúdo de vídeo vistos no site. Usuários com menos de 30 anos compõem a grande maioria da base de usuários do TikTok, assim como outros serviços de compartilhamento de vídeo.

Depois de gravar um take, você pode torná-lo mais pesquisável usando hashtags relevantes. O recurso “Desafios” do TikTok, no qual os usuários podem participar de competições e tópicos populares e atuais, demonstra o compromisso do aplicativo com as hashtags. As chances de seu vídeo se tornar viral aumentam quando você o publica em resposta a um desafio específico, pois ele será visto pelas pessoas que seguirem a hashtag do desafio.

A rápida popularidade do TikTok levou muitas empresas a pensar em como o aplicativo afeta os assuntos atuais, a cultura popular e outros tópicos importantes do discurso.

De que maneiras o TikTok pode ser usado para negócios e como ele pode beneficiar o reconhecimento da sua marca?

As empresas podem anunciar no TikTok por meio de uma plataforma centralizada chamada TikTok for Business. Em vez de ter que descobrir como promover no TikTok por conta própria, os profissionais de marketing podem simplesmente seguir as instruções da plataforma para gerar publicidade, alocar fundos, segmentar o grupo demográfico correto e revisar as estatísticas da campanha.

Com o suporte da plataforma, as empresas online podem expressar sua individualidade por meio da criação de anúncios genuínos que atraem espectadores, despertam conversas e, por fim, aumentam a conscientização sobre seus produtos e serviços. Os anunciantes podem aprender a usar a plataforma do Gerenciador de Anúncios e criar seus próprios anúncios visitando o centro de aprendizagem online da empresa.

Quando se trata de expandir sua marca no TikTok, as empresas só podem fazê-lo por meio de anúncios pagos. Os profissionais de marketing podem escolher entre cinco tipos de anúncios distintos, todos suportados pela plataforma Ads Manager.

Top View Ads

A oferta principal do TikTok for Business é o formato Top View Ads. Estes são os anúncios em vídeo diários que são reproduzidos sempre que o aplicativo é aberto. Com o volume ligado, os comerciais podem ser reproduzidos por até um minuto.

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Esses anúncios que miram em mais visualizações são perfeitos para promover itens que precisam de mais atenção, como trailers de filmes, pois sua duração é maior do que o tempo de execução normal dos vídeos convencionais.

In-Feed Ads

Os anúncios In-Feed Ads são aqueles que aparecem no feed de um usuário na aba “Para Você”. Ao iniciar o aplicativo, os usuários serão levados a esta tela. O algoritmo do TikTok determina no que seus usuários estão interessados ​​com base em seu comportamento e exibe essas informações na página Para Você.

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Esses anúncios têm duração de 5 a 15 segundos. Os In-Feed Ads são exibidos nos feeds do usuário por apenas um dia. Ao incluir apelos à ação em seus filmes, os anunciantes podem aumentar as conversões com esses anúncios no feed. Pode-se, por exemplo, usar esta alternativa para promover o download de seu aplicativo através de uma estratégia de call to action (CTA).

Shopping Ads

A opção de Video Shopping Ads possibilita que a empresa transforme seus anúncios em vídeo in-feed do TikTok compráveis. Na prática, quando os usuários do TikTok são impactados pelo seu anúncio de vídeo no Shopping, elas podem procurar produtos em sua loja TikTok tocando no cartão do produto ou no link âncora e depois comprá-los em sua loja.

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Branded hashtag challenges

As marcas podem criar seus próprios desafios exclusivos com o uso da Hashtag challenges, e a comunidade TikTok pode se envolver fazendo vídeos em resposta ao desafio da marca. Ao contrário de outros tipos de publicidade nas redes sociais, esse formato garante à marca o uso exclusivo da hashtag. Há uma janela de seis dias para participar de um desafio de hashtag.

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Se bem feito, é uma ótima maneira de as empresas aumentarem seu conteúdo gerado pelos usuários do TikTok e talvez se tornarem até virais.

Brand takeover

A opção Brand takeover no TikTok fornece uma experiência dinâmica em tela cheia para o espectador, chamando sua atenção e causando uma forte impressão visual para sua marca. O anúncio pode ser uma imagem estática, um GIF ou um vídeo curto, contendo de 3 a 5 segundos de duração, do anunciante. Neste anúncio, há ainda um espaço para um link clicável para direcionar as pessoas interessadas ao seu site.

Branded effects

Para promover seus produtos, as empresas podem utilizar efeitos de marca 2D, 3D ou AR para incluir fotos de seus itens em seus vídeos do TikTok. As empresas podem promover seus produtos produzindo adesivos ou filtros personalizados que os TikTokers podem usar em seus materiais. A conscientização e a participação nos produtos de uma marca são impulsionadas por esses impactos da marca.

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Vantagens do TikTok para empresas

Com sua base de usuários majoritariamente de jovens, o TikTok pode ser utilizado com o objetivo de alcançar e se envolver com esse público-alvo.

E uma das muitas vantagens da publicidade do TikTok é a ênfase da plataforma no conteúdo gerado pelo usuário. Se você tiver uma conta comercial do TikTok, poderá criar um desafio de marca e enviar convites aos usuários do TikTok. Desafios criativos, interessantes e valiosos têm o potencial de se tornar virais na plataforma, trazendo a atenção necessária para sua empresa.

Os desafios do TikTok são uma ótima maneira de fazer com que os consumidores façam vídeos, se relacionando ativamente com a sua marca e espalhando seu nome pela rede. O conteúdo criado pelo usuário no TikTok é uma ótima maneira de envolver e criar confiança com seu público e atrair mais pessoas interessadas em sua empresa.

A popularidade da sua loja de aplicativos, site ou loja online pode ser aumentada usando o TikTok. Com a publicidade in-feed, você pode direcionar os espectadores de seus vídeos para seu site.

Como um bônus adicional, o TikTok ajuda a promover a identificação e a memorização do produto. Quando chegar a hora de fazer uma compra, os clientes certos se lembrarão de sua marca e de suas ofertas, pois foram destaques em publicidade de Brand takeover.

O efeito visual desse tipo de conteúdo é muito valioso, além das impressões garantidas que elas geram, pois permite que você se conecte com os espectadores em um nível emocional e influencie suas opiniões a favor de seus itens.

ChatGuru

O ChatGuru fornece uma plataforma para sua empresa estar disponível sempre que seus consumidores precisarem. A estratégia de confiabilidade de sua marca pode se beneficiar muito com nossa solução para WhatsApp, o aplicativo mais popular entre os brasileiros.

Você pode aumentar a satisfação do cliente e a produtividade da equipe com a ajuda dos recursos do ChatGuru, proporcionando uma melhor experiência de usuário para seus clientes.

Ao ter um chatbot criado especificamente para sua empresa e consumidores, facilmente gerenciável, ajudará sua empresa a oferecer um melhor serviço por meio de um contato mais natural com sua clientela.

Com o chatbot do ChatGuru, sua empresa pode oferecer atendimento ao cliente sempre que necessário. Além disso, fornece instantaneamente a resposta mais correta de seu banco de dados para cada consumidor.

Em poucas palavras, o ChatGuru pode aumentar a eficiência de sua equipe de suporte, ao mesmo tempo em que melhora as experiências de seus clientes e os atrai a permanecer por perto sempre.

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