O fim da rede social como a conhecemos está próximo. Sites como Twitch e TikTok já fazem parte do nosso dia a dia e são exemplos desse novo mundo. Por outro lado, redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter têm ignorado amplamente a importância da comunicação interpessoal. Este foi um assunto quente em várias discussões durante 2022, incluindo o YOUPIX Summit.
Estamos em um momento de substituição da estrutura de uma conversa multidirecional por algo essencialmente unidirecional: “um modelo broadcast, que vê os ‘mútuos’ substituídos por um criador e seu público”, considera a Vice.
No entanto, as redes continuarão lá, embora com uma nova função: a de infraestrutura de transmissão de conteúdo. Como resultado, é preciso planejar sua abordagem de marketing digital em torno dos desenvolvimentos de mídia social previstos para 2023. Descubra tudo o que você precisa saber sobre esse tópico agora mesmo!
Aqui estão algumas previsões para o próximo ano nas mídias sociais. Confira!
10 tendências das redes sociais que vão ditar 2023
1. Autenticidade
Os espectadores digitais se preocupam profundamente com a autenticidade. O sucesso da BeReal, uma plataforma de rede social que incentiva imagens cruas e não retocadas, é evidência suficiente da importância da autenticidade. Havia quase 8 milhões de usuários ativos na rede em 2022.
Neste sentido, as marcas são obrigadas a manter a consistência entre sua retórica e suas ações quando se trata de autenticidade. Os valores e a ética de uma empresa devem ser levados em consideração ao tomar decisões sobre com quem trabalhar em iniciativas de marketing, e os influenciadores não são exceção. O conteúdo com o qual é fácil se relacionar tem maior probabilidade de promover conexões significativas.
2. Aposta nos microinfluenciadores
Os microinfluenciadores são capazes de forjar laços mais fortes entre empresas e determinados grupos demográficos de consumidores. Afinal, eles estão em uma posição privilegiada para adequar a mensagem da empresa ao maior número possível de consumidores devido à sua proximidade com esses consumidores. Além disso, nesta era de recursos limitados, é mais econômico para as empresas colaborar com microinfluenciadores.
3. Cultivando comunidades
Com o declínio das redes sociais, as empresas que constroem comunidades com sucesso serão mais capazes de manter seu público engajado. Colocar dinheiro em conteúdo criado pelo usuário é uma resposta. A chave para manter a discussão nas redes sociais é incluir seus seguidores e mostrar um interesse ativo nos eventos atuais.
4. Redes sociais descentralizadas
Muitas pessoas que assistem informações online querem mais informações. Como resultado, espera-se que as redes sociais descentralizadas sejam um grande desenvolvimento na indústria até o ano de 2023. Bluesky, criado pelas mesmas pessoas que trouxeram o Twitter, Minds e Mastodon, todos apontam para um futuro em que o usuário, não o algoritmo, está no comando.
Novas táticas de marca serão necessárias para acomodar essa dispersão de poder. As comunidades devem ser reforçadas em redes descentralizadas, abordando públicos menores de forma mais direta.
5. Hacking algoritmos
Gigantes das redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, permanecerão difundidos na vida diária dos usuários, mesmo com o surgimento de mais plataformas de nicho. Com base nos dados compilados pela Hootsuite, a grande maioria dos usuários do TikTok (mais de 84%) também está ativa no Facebook.
No entanto, os profissionais de marketing vão precisar, em 2023, adaptar suas estratégias ao ritmo dessas redes. Quanto à porcentagem de recomendações geradas por IA nos feeds dos usuários, Mark Zuckerberg disse anteriormente que ficaria entre 30 e 40%. A aposta do Instagram no Reels exemplifica a necessidade de monitorar os algoritmos das redes se você quiser romper a bolha dos filtros.
6. Vídeos curtos
Vídeos curtos, às vezes conhecidos como “pílulas de conteúdo”, são uma estratégia para fazer com que o algoritmo lhe beneficie. A YOUPIX e a Nice House constataram que 85,5% dos indivíduos que utilizam vídeos curtos em seu trabalho podem atestar a eficácia da estratégia.
Plataformas mais novas como TikTok e Kwai ajudaram a promover essa tendência, mas também foram retomadas pelos antigos favoritos do público, que agora estão se adaptando ao formato. Os Reels do Instagram e os YouTube Shorts do YouTube refletem essa ênfase no conteúdo compacto.
7. A ascensão das plataformas de rede social ocorre apesar do Twitter
Metade dos maiores anunciantes do Twitter deixaram o serviço de microblogging desde que Elon Musk o adquiriu, citando preocupações com a segurança da marca e atendimento ao cliente como os principais motivos.
Mesmo com a preocupação generalizada com a viabilidade da plataforma no longo prazo, os brasileiros parecem ter adotado uma nova rede. Em poucos dias, a rede Koo conquistou cerca de 3 milhões de novos usuários no Brasil. Além dessa rede indiana, o Mastodon se tornou uma alternativa popular para muitos internautas.
8. Lidando com as crises
Ter um plano de gerenciamento de crise de rede social é fundamental para as empresas hoje em dia. Diversos fatores, incluindo feedback de clientes, declarações de figuras influentes ou esforços de colaboração, podem levar ao cancelamento. É por isso que as empresas precisam manter a guarda e estar prontas para responder rapidamente.
9. Fazendo negócios nas redes sociais
Um dos desenvolvimentos mais notáveis no setor de varejo é o aumento das vendas online por meio de plataformas de rede social. Este mercado está projetado para valer US $80 bilhões até 2025, de acordo com o eMarketer.
Como resultado, as empresas precisam priorizar o SEO para mídias sociais em primeiro lugar. Na verdade, observa a GWI, 54% dos consumidores atualmente utilizam sites de rede social para procurar itens.
Isso significa gastar dinheiro em material que serve tanto para entretenimento quanto para fins comerciais. As transmissões ao vivo com demonstrações de produtos e a opção de compra pelas redes estão cada vez mais comuns e devem fazer parte do seu plano.
10. Fornecer um serviço excelente aos clientes
A crescente importância da mídia social como um canal de atendimento ao cliente é um grande desenvolvimento na indústria. Como o cliente entende que terá mais chances de ser ouvido nas redes do que nos canais mais convencionais como site ou e-mail, ele primeiro os procura. Por isso, a Hubspot destaca o uso de chatbots para automatizar o processo e não sobrecarregar os agentes.
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