Uma das características definidoras do marketing é que ele está sempre evoluindo. As empresas têm se aprimorado consistentemente em sua capacidade de se comunicar com seu público-alvo e solidificar sua posição no mercado.
Sem dúvida, os avanços tecnológicos tiveram uma grande influência no comportamento dos consumidores, o que por sua vez dita o passo do marketing digital. A introdução de novos recursos e tecnologias influencia o desenvolvimento de novas práticas, táticas e atividades. Os departamentos de marketing estão sempre de olho nas tendências para se destacar da multidão em termos de resultados, atraindo mais consumidores e estimulando mais participação do público.
Pensando em tudo isso, trouxemos hoje o resultado do The State of Inbound Marketing 2022, uma pesquisa que busca revelar o que está em alta no setor, ajudando as equipes de marketing traçar estratégias.
Principais tendências e referências em marketing digital
Não há como parar a ascensão do marketing de redes social, e quanto mais original e envolvente for uma postagem, mais provável é que ela se torne um fenômeno. O marketing de redes sociais atingiu o pico em 2021 e continuou a dominar em 2022.
Top canais de marketing em 2022
- Redes sociais – 44%
- Website/blog – 36%
- E-mail marketing – 35%
- Marketing de Conteúdo – 32%
- Marketing de influência – 30%
- SEO Marketing – 26%
- Eventos virtuais – 25%
A mídia social é um canal popular para estabelecer relacionamento com as empresas e, quando falamos em aquisição de clientes, este canal também se destaca. O relatório sobre marketing digital revelou que as redes sociais, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e eventos ao vivo são as melhores escolhas.
Canais mais eficientes para captar novos clientes em 2022
- Redes sociais
- SEO
- Eventos físicos e feiras
Ainda dentro das redes sociais, os profissionais da área estão capitalizando o marketing de influenciadores mais do que qualquer outra tendência em 2022 – o que faz sentido, considerando que o negócio mundial de marketing de influenciadores deve ultrapassar US$ 16 bilhões em 2022.
Top 5 Trends do Marketing Digital em 2022
- Marketing de influência – 35%
- Design de site mobile-friendly – 33%
- Conteúdo em formato de vídeos curtos – 31%
- Eventos virtuais – 31%
- Marketing experiencial – 29%
Dentro disto, alinhados com investimentos crescentes das empresas em marketing digital e uma audiência que prioriza dispositivos móveis, os vídeos curtos são o formato mais popular e envolvente nas redes sociais. Pelo terceiro ano consecutivo, este tem sido o tipo de mídia mais popular e, neste ano, as plataformas de vídeo de formato curto, como TikTok e Instagram Reels, tiveram a maior expansão.
Os profissionais de marketing digital precisam trabalhar de forma mais inteligente e na publicação de hoje nós vamos trazer alguns pontos importantes que o relatório aborda. Confira!
5 Conclusões do relatório State of Inbound Marketing 2022 que você deve prestar atenção
1. Qualidade é mais importante do que a quantidade
Se você deseja atrair novos seguidores, que você deseja transformá-los em seguidores devotos da sua marca e do seu material, você precisa fornecer conteúdo da melhor qualidade possível, mesmo que isso signifique publicar com menos frequência.
Esta é opinião é compartilhada pela grande maioria dos profissionais de marketing digital entrevistados para o relatório. Mais precisamente 83%.
2. Redes sociais devem ser divertidas e interativas para envolver
O marketing de conteúdo viu sua importância crescer nos últimos anos, levando-o a ser o foco central para os departamentos de marketing digital. Uma forma de se aproximar e criar uma conexão com os clientes. Agora – e cada vez mais -, o próprio conteúdo está se tornando mais divertido e dinâmico.
Por esse motivo, especialistas do setor estão investindo mais recursos no desenvolvimento de formatos de conteúdo que sejam capazes de incentivar a participação em redes sociais e coletar dados demográficos. O conteúdo interativo, por exemplo, é uma ótima abordagem para obter informações primárias.
Juntando com o fato já discutido de que o retorno do investimento é maior para filmes mais curtos, combinar vídeo com material interativo é uma estratégia eficaz para atrair espectadores e coletar informações.
Tipos mais eficazes de marketing de conteúdo usados nas redes sociais
- Conteúdo engraçado – 80%
- Conteúdo interativo (enquetes, jogos, realidade aumentada, etc.) – 77%
- Conteúdo autêntico/ “de bastidores” – 68%
- Conteúdo relacionável – 67%
- Conteúdo que reflete os valores da sua marca – 63%
- Conteúdo Trend / viral – 61%
- Conteúdo nostálgico – 58%
- Conteúdo educativo/informativo – 57%
É fato de que não há como parar a ascensão do marketing de rede social, e quanto mais original e envolvente for uma postagem, mais provável é que ela se torne um fenômeno. No entanto, é muito difícil para as equipes de marketing digital fornecer consistentemente conteúdo envolvente que também acompanhe as últimas tendências, alcance o público certo e estimule uma participação significativa.
3. Tráfego orgânico é excelente
Os dados revelam que 27% de todas as visitas vêm de pessoas que encontram seu site por meio dos resultados de pesquisa orgânica de um mecanismo de busca. É por isso que ter uma estratégia de conteúdo sólida que faça uso de palavras-chave relevantes e otimização de SEO é crucial.
Além disso, para se alcançar uma estratégia de sucesso, é essencial que o conteúdo do seu site seja responsivo e adequado para todos os dispositivos. A boa classificação na SERP (lista resultados das pesquisas feitas na Internet) depende de fatores como uma experiência positiva do usuário, carregamentos rápidos de página e conteúdo de alta qualidade.
Neste sentido, as auditorias de conteúdo são úteis para empresas de todos os tamanhos, pois revelam os sucessos e os fracassos da estratégia de conteúdo de uma empresa.
4. Marketing de influenciadores é a tendência de marketing digital emergente nº 1 em 2022
O engajamento digital é dominado principalmente por celebridades no TikTok, Reels e YouTube, que fornecem consistentemente conteúdo de alta qualidade que pode competir com os de grandes empresas. Sendo assim, os anunciantes serão cada vez mais vistos nas páginas desses produtores de conteúdo, em um esforço para chegar aos consumidores onde eles já passam tempo.
Segundo os dados do relatório, a maioria das empresas gasta entre US $200 mil e US $500 mil por ano em marketing de influenciadores até 2022, e 88% das marcas têm um orçamento de marketing de influenciadores dedicado.
No cenário da mídia de hoje, “influenciadores” incluem qualquer produtor de conteúdo com seguidores consideráveis e ativos, e esses indivíduos estão cada vez mais optando por se vincular a empresas que já respeitam e gostam.
Vale lembrar que o principal objetivo do marketing de influenciadores em 2022 é aumentar o reconhecimento da marca.
5. Orçamentos e produtividade de marketing estão aumentando
Até 48% de todos os departamentos de marketing digital preveem um aumento de orçamento em 2022. Com mais dinheiro, as equipes podem executar mais campanhas e alcançar mais pessoas, além de experimentar outros canais.
ChatGuru
Para prosperar nesse novo ambiente digital, as empresas precisam ter uma presença de destaque online, completa com material informativo e bem organizado. Uma política de coleta de dados que não comprometa a privacidade dos consumidores também deve ser uma prioridade.
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