Confira as recomendações Google para alavancar seu negócio na internet com segurança

A pandemia mudou completamente o comportamento dos consumidores. No Brasil, 54% estão comprando mais em lojas online agora do que antes da pandemia, enquanto 43% dos brasileiros afirmaram que não veem mais razão para comprar algo na loja física se tem a opção de comprar online. Os dados são de uma pesquisa recente realizada pelo […]

Giovanna Torreão

20/04/2022

google

A pandemia mudou completamente o comportamento dos consumidores. No Brasil, 54% estão comprando mais em lojas online agora do que antes da pandemia, enquanto 43% dos brasileiros afirmaram que não veem mais razão para comprar algo na loja física se tem a opção de comprar online. Os dados são de uma pesquisa recente realizada pelo Google com a IPSOS e mostram como a presença digital é fundamental para o seu negócio.

Pensando nisso, o Google divulgou, nesta semana, uma série de recomendações voltadas para pequenas empresas que desejam alavancar seus negócios na internet com segurança. Com o propósito de oferecer os recursos necessários para atingir esse objetivo, a empresa de tecnologia elaborou um guia de aperfeiçoamento de todos os produtos Google que podem ajudar negócios. O guia aborda desde o “Perfil da Empresa”, que promove e evidencia de maneira gratuita milhões de negócios no Brasil, até a plataforma de publicidade, o Google Ads.

As ferramentas do Google foram desenvolvidas com o intuito de simplificar a relação entre negócios e consumidores. A democratização trazida pelo uso desses recursos e da internet como um todo, no entanto, também fez crescer a preocupação com a segurança no meio digital.

Sendo assim, para garantir que os empreendedores consigam identificar e evitar fraudes envolvendo os produtos Google, a empresa de tecnologia elaborou uma nova página dedicada à prevenção de fraudes. Nela, é possível conferir algumas informações importantes sobre as formas de se proteger contra pessoas ou empresas mal intencionadas que podem fazer abordagens e oferecer produtos e serviços fraudulentos para sua empresa em nome do Google.

Proteja-se contra fraudes

O Google apontou algumas formas de se proteger contra fraudes. Então, se uma pessoa fizer contato ou visitar loja ou empresa, desconfie e não responda ao contato quando a pessoa:

  • Fizer promessas que não sejam compatíveis com as plataformas Google. A exemplo de ofertas de posição de destaque em Busca, Street View ou Google Maps;
  • Apresentar serviços e treinamentos em nome do Google, como recomendações sobre publicidade online;
  • Falar sobre a contratação de serviços, fazendo ameaças de remoção da sua empresa do “Perfil da Empresa”, na Busca ou no Google Maps;

Usar o “Perfil da Empresa” de forma segura

Gratuito, o “Perfil da Empresa” é um recurso que possibilita o gerenciamento da presença online da sua empresa na Busca e no Google Maps. Usando o “Perfil da Empresa”, você garante que seu negócio vá surgir entre os resultados quando os clientes e potenciais clientes estão procurando produtos e serviços que a sua empresa oferece. Além disso, a ferramenta também permite fazer, de forma simples e sem custo, um site gratuito para sua empresa.

Se você deseja utilizar o Perfil da Empresa, é necessário fazer o processo de verificação. Nele, o Google envia uma confirmação por telefone, SMS ou até envio de um cartão-postal para o endereço cadastrado no momento da criação da conta. A empresa de tecnologia conta com políticas para uso do Perfil da Empresa, que podem ser conferidas durante o cadastro.

Vale destacar que o Google não cobra qualquer tipo de valor para que as informações sobre o seu negócio sejam adicionadas ao Perfil da Empresa. O Google conta ainda com uma uma lista de profissionais de confiança independentes que fornecem serviços de gestão do Perfil da Empresa para quem deseja contratar uma empresa especializada para fazer este trabalho.

Fique alerta para golpes e práticas abusivas

Fique alerta para possíveis golpes e práticas abusivas. Sendo assim, desconfie de visitas ou contatos de pessoas que se apresentam como funcionários do Google e pedem pagamentos para atualizar imagens ou outros dados da sua empresa nos produtos Google.

“Mesmo as empresas independentes que estão na lista em nosso site não têm autorização para se apresentar em nome do Google ou utilizarem nossa marca em seus veículos, crachás e uniformes”, explica a empresa, destacando que esses profissionais devem se apresentar como prestadores de serviços independentes.

Como colaborar com o Street View sem riscos

Representação virtual do ambiente que nos cerca, o Street View é formado por milhões de imagens panorâmicas, disponíveis no Google Maps. “O conteúdo do Street View tem duas origens: o Google e colaboradores independentes. Por meio desses esforços coletivos, oferecemos às pessoas a possibilidade de explorar o mundo virtualmente”, diz o Google.

De acordo com a empresa, as imagens são capturadas pelos veículos do Google, a coleta é realizada com a ajuda de câmeras especiais, que também fazem automaticamente a combinação das fotos tiradas com a localização exata, graças ao GPS (Sistema de Posicionamento Global). Girando 360° no sentido horizontal e 290° no vertical, as imagens são panorâmicas.

No caso das imagens capturadas por terceiros, pode-se fazer o mapeamento das vias locais ou atualizar o Street View por conta própria. Para participar e colaborar, é preciso seguir a Política de Conteúdo de Contribuições de Usuários do Maps.

O Google explica que existem diversas formas seguras de usar o Street View para destacar seu negócio no Google Maps ou em outros produtos do Google. Entre elas está a criação de imagens no formato adequado para o Street View de ambientes internos e externos. Com esta ferramenta, você poderá mostrar imagens do interior do seu estabelecimento, possibilitando que potenciais clientes conheçam o espaço antes de visitá-lo.

Neste caso, é possível conferir o passo-a-passo na Central de Ajuda do Google, bem como contratar profissionais de confiança que participam do Programa Trusted do Street View, que vão seguir a Política para fotógrafos de confiança do Street View.

ChatGuru

Se você quer alavancar seu negócio com segurança, a ChatGuru também pode lhe ajudar. Somos uma empresa de tecnologia que ajuda negócios a se comunicar com o público. Através das nossas soluções, você conseguirá envolver os seus clientes potenciais clientes a fim de aumentar a fidelidade e reduzir as taxas de rotatividade de clientes.

Com a tecnologia ChatGuru, sua empresa é capaz de integrar um chatbot na conta comercial no WhatsApp, o aplicativo mais usado entre os brasileiros. O nosso software nada mais é que um assistente virtual que permitirá que você responda de forma instantânea e simultânea, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, a uma infinidade de contatos ao mesmo tempo.

É possível tirar dúvidas, fazer vendas e guiar seus clientes através do funil de vendas. Tudo isso levando em conta os melhores parâmetros de atendimento ao cliente e sem precisar aumentar a sua equipe humana. Além de automatizar tarefas simples e repetitivas, a ChatGuru conta com um sistema de coleta de dados durante as interações dos clientes com os chatbots, que atua em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

As informações são salvas e encaminhadas para um ambiente onde os atendentes conseguem acessar facilmente os dados em caso de necessidade. O sistema também permite fazer a extração de relatórios periódicos que vão ajudar a sua empresa na tomada de decisões acertadas.

Ou seja, a ChatGuru ajuda seu negócio a construir relacionamentos proativos e sólidos com os consumidores, reduzindo a rotatividade de clientes e gerando benefícios com a automação e a coleta de informações de forma sistemática e organizada.

Vale destacar ainda que a tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que causa uma conectividade e facilidade ainda mais no dia a dia da empresa.

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