Pesquisa mostra a popularidade dos comércio móvel. WhatsApp se destaca

Há uma boa chance de você já ter feito uma compra usando seu dispositivo móvel. Devido à ampla disponibilidade de smartphones, agora é possível localizar uma solução para praticamente qualquer problema com apenas alguns cliques na tela. Os resultados de uma pesquisa recente para saber mais sobre as percepções dos brasileiros sobre as novas tecnologias […]

Giovanna Torreão

20/01/2023

comércio conversacional

Há uma boa chance de você já ter feito uma compra usando seu dispositivo móvel. Devido à ampla disponibilidade de smartphones, agora é possível localizar uma solução para praticamente qualquer problema com apenas alguns cliques na tela.

Os resultados de uma pesquisa recente para saber mais sobre as percepções dos brasileiros sobre as novas tecnologias demonstram o tremendo aumento do comércio móvel e dos pagamentos móveis no País. Os dados foram coletados pela Opinion Box em colaboração com a Mobile Time.

Agora você vai ficar mais ciente das tendências do mercado e pode ver como o advento do comércio móvel transformou completamente o negócio do varejo.

O que é m-commerce ou comércio móvel? 

O comércio móvel, geralmente conhecido como mobile commerce ou compras móveis, refere-se à prática de realizar transações comerciais usando dispositivos eletrônicos portáteis, como smartphones e tablets. O termo às vezes também é abreviado como “m-commerce”. A facilidade para fazer compras e o consequente aumento de renda são facilitados pela portabilidade dos celulares.

De acordo com os resultados da pesquisa, 80% dos usuários brasileiros de smartphones concluíram pelo menos uma transação nos últimos 30 dias por meio de um aplicativo móvel ou site, e a grande maioria desses compradores está satisfeita com a experiência geral.

Em uma escala de 1 a 5, 91% dos entrevistados colocaram seu nível de satisfação com o m-commerce entre 4 e 5, sugerindo índices muito altos de satisfação do consumidor.

As compras por aplicativos estão se tornando cada vez mais populares

Muitos aplicativos de compras estão envolvidos em uma competição acirrada. Segundo a pesquisa, 23% dos usuários de comércio móvel citaram o Shopee como seu aplicativo favorito para fazer compras, com iFood e Mercado Livre chegando empatados em seguida, com 13% cada um.

Além de aplicativos de compras especializadas, é importante destacar os APPs de redes sociais, que se desenvolveram como importantes centros de vendas nos últimos anos, se destacando no comércio móvel. O relatório identificou que 60% dos brasileiros que possuem smartphones concluíram uma transação usando o WhatsApp, bem à frente do segundo lugar.

O resultado é esperado, uma vez que o aplicativo de mensagens é o mais popular entre os brasileiros. A plataforma está instalada em 99,2% de todos os celulares do País, conforme dados da pesquisa Panorama, também da Opinion Box em colaboração com a Mobile Time.

Ainda de acordo com o relatório, o segundo lugar no ranking de redes sociais usadas como canal de comércio móvel é ocupado pelo Instagram. O canal conquistou o número de 46%. Já com 27%, o Facebook Messenger alcançou a terceira posição e fechou o pódio da pesquisa.

A questão agora é: como você pode se diferenciar das outras pessoas que trabalham nesse campo? A maioria das pessoas que participaram da pesquisa listou oportunidades de cashback (48%), cupons de desconto (61%) e serviço de entrega no mesmo dia (34%) como as três principais vantagens que o fizeram procurar aplicativos de compras móveis.

Transações financeiras concluídas com códigos QR Code

Soluções de pagamento fáceis e atualizadas são o que os clientes exigem, especialmente, no contexto do comércio móvel. Se vamos falar de velocidade e adaptação no contexto da tecnologia, é importante trazermos também o exemplo do QR Code.

De acordo com os resultados da pesquisa sobre comércio móvel, 50% dos usuários de smartphones no Brasil já fizeram uma transação com um QR Code nos últimos 30 dias. Além disso, se olharmos para as estatísticas dos últimos 12 meses, podemos constatar que a proporção de brasileiros que possuem smartphones e que fizeram um pagamento com QR Code subiu de 58% para 73% nesse período.

A nova opção de pagamento que permite a compra do Pix parcelado no cartão de crédito está crescendo no Brasil. Com o Pix, o cliente pode fazer pagamentos à vista para lojistas, mas o valor é descontado em parcelas na conta do cartão de crédito do cliente pela instituição financeira que oferece o serviço. De acordo com os resultados da pesquisa, um terço dos usuários de smartphones no Brasil já fizeram uso da modalidade de pagamento do Pix parcelado no cartão de crédito.

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Aproveitar as vantagens das crescentes plataformas tecnológicas e comércio móvel é um dos melhores métodos para manter contato com os clientes e fortalecer a lealdade à sua empresa. Isso pode ser feito oferecendo aos consumidores mais opções para interagir com sua marca.

Como vimos, o WhatsApp se destaca entre as redes sociais para comércio móvel e conectam empresas e clientes. Se você deseja estabelecer uma estratégia na rede social, usar o ChatGuru para melhorar suas interações com os clientes é uma ideia fantástica. A nossa plataforma oferece um método direto e eficaz para as empresas aprimorarem a qualidade geral de suas interações com seus clientes.

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Os clientes irão interagir com chatbots para obter respostas às suas perguntas, agendar compromissos e até mesmo fazer compras. Enquanto isso, graças à rotação automática de atendimento e a uma ampla gama de outras ferramentas, os agentes humanos também são capazes de lidar com eficiência até mesmo nas conversas mais complexas ou estratégicas, mantendo sua agilidade e velocidade.

A capacidade do ChatGuru de registrar todas as interações que um usuário teve com o serviço, independentemente de essas interações serem com um bot ou uma pessoa, é um dos aspectos que o diferencia de outras soluções concorrentes. Quando analisados, os dados da nossa plataforma vão lhe ensinar bastante sobre seu público-alvo, permitindo que você descubra como melhor atendê-lo com a ajuda de sua equipe e de um bot.

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