O WhatsApp está instalado em 98% dos smartphones do Brasil. Importante destacar ainda que a maioria absoluta dos usuários faz uso do aplicativo de mensagem todos os dias. Dos entrevistados, 86% disseram fazer uso do aplicativo diariamente. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box em 2020 e apontam a extensão do uso do mensageiro no Brasil. Diante da sua popularidade, não é surpresa que surjam novos recursos dentro do aplicativo. A novidade mais recente é o WhatsApp Pay, uma ferramenta para pagamentos dentro da própria plataforma.
O “Pagamentos no WhatsApp” ou WhatsApp Pay torna mais fácil o envio e recebimento de dinheiro e funciona sem a necessidade que você tenha o aplicativo de um banco tradicional no seu celular. Através da ferramenta, donos de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business podem enviar e receber dinheiro pelo aplicativo. A solução vale tanto para celulares Android quanto para iPhone (iOS), mas assim como qualquer novo recurso do mensageiro, a novidade é liberada aos poucos aos usuários.
Na verdade, o recurso WhatsApp Pay começou a funcionar no Brasil em 2020, mas precisou ser suspenso logo em seguida pelo Banco Central para passar por uma avaliação. Então, após liberação do Facebook Pay, tecnologia para pagamentos da rede social que é responsável pelo processamento dos pagamentos via WhatsApp, a ferramenta foi liberada novamente.
Diretamente no chat, o Pagamentos pelo WhatsApp funciona de forma bem simples. Os interessados em realizar transferências, pagamentos, ou enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp Pay precisam cadastrar um cartão de débito de uma empresa parceira no Facebook Pay. Vale destacar que o WhatsApp ou Facebook não cobram taxas de transferência no entanto, os bancos podem cobrar tarifas de utilização.
WhatsApp e empresas
Em 2018, quando a versão do WhatsApp Business surgiu, um levantamento realizado pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook, empresa responsável pelo mensageiro, apontou que quatro entre cinco empresas já faziam uso do aplicativo de mensagem na comunicação com seu público.
No cenário de restrições imposto pela pandemia do novo coronavírus, os usuários passaram a fazer ainda mais uso do APP – com 4 entre 10 usuários afirmando que estão utilizando o aplicativo mais do que há um ano atrás – e ele se tornou também uma alternativa para compras. A pesquisa da Opinion Box indicou que 55% dos entrevistados afirmam que realizaram a primeira compra pelo WhatsApp nos últimos 12 meses.
O que é o WhatsApp Pay?
A nova ferramenta de Pagamentos pelo WhatsApp ou WhatsApp Pay permite a transferências de valores pelo aplicativo de mensagens. Por meio desta modalidade, os usuários conseguem receber e enviar dinheiro para amigos, familiares e empresas. A transação é realizada através do Facebook Pay. Sendo assim, um cartão de débito precisa ser configurado na plataforma para conseguir utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.
Vale destacar que para realizar a transferência não é cobrada nenhuma taxa de serviço, isso é válido tanto para transferências por meio cartão de débito quanto para pagamentos feitos através do cartão de débito. Os usuários conseguem consultar os pagamentos realizados a sempre na aba “Pagamentos”, em “Ajustes” no menu de configurações.
Como funcionam os pagamentos no WhatsApp Pay?
A modalidade de Pagamentos do mensageiro funciona da mesma maneira que uma transferência bancária (TED/DOC/Pix). Ou seja, o valor sai da conta de quem enviou e é depositado na conta da pessoa que irá receber, sem taxas. No entanto, o WhatsApp Pay funciona apenas com o cartão de débito. As empresas podem receber pagamentos pela função débito, mas os pagamentos também podem ser emitidos na fatura do cartão de crédito dos clientes, como se fosse uma compra realizada pela internet.
Apesar da transação ser feita pelo Facebook Pay, não é preciso possuir uma conta no Facebook ou acessá-la para configurar os pagamentos. Todo este processo é feito no WhatsApp.
Para isso, um PIN (código numérico) deverá ser configurado. Ele será utilizado em cada transação, a fim de manter a segurança das transferências. Como o recurso possibilita transferências de fundos entre contas bancárias, os bancos também necessitam das informações sobre cada pagamento. Sendo assim, as transações não podem ser protegidas pela criptografia de ponta a ponta. Contudo, “os dados do seu cartão são criptografados e armazenados em um local separado e altamente protegido, de acordo com os requerimentos do mercado de pagamentos”, segundo o WhatsApp.
Aqueles que possuem contas pessoais no APP têm um limite de R$ 1 mil por transação, podendo ser realizadas até 20 transações por dia. No entanto, os valores de transferência não devem ultrapassar R$ 5 mil por mês. Lembrando que o WhatsApp Pay não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais.
No extrato do banco, as transferências vão aparecer como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome da pessoa que recebeu o valor. Além disso, os usuários conseguem consultar o histórico de pagamentos feitos através do WhatsApp e acompanhar o status das transferências, que podem surgir com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.
Quais formas de pagamento são aceitas no WhatsApp Pay?
O WhatsApp faz uso de cartão de débito, pré-pago ou combo com bandeiras Visa ou Mastercard. Mas eles devem ter sido emitidos por um dos bancos parceiros. São eles:
- Banco do Brasil (Visa)
- Banco Inter (Mastercard)
- Bradesco (Visa)
- Itaú (Mastercard)
- Mercado Pago (Visa)
- Next (Visa)
- Nubank (Mastercard)
- Sicredi (Mastercard e Visa)
- Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)
Aqui, é necessário destacar que as transferências entre usuários de contas pessoais só podem ser realizadas por meio de cartões de débito. Além disso, não é possível fazer transferências por meio da versão para computador do WhatsApp. É importante lembrar ainda que, para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp, o remetente e o destinatário do pagamento devem ter o Facebook Pay configurar e verificar um cartão.
O WhatsApp e o Facebook não cobram taxas quando você envia ou recebe dinheiro de amigos e familiares usando um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito. Entretanto, o banco pode cobrar taxas pelo uso do cheque especial e a operadora pode cobrar taxas pelo uso de dados móveis.
Quem pode enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?
Podem enviar pagamentos pelo WhatsApp Pay usuários do aplicativo de mensagem com mais de 18 anos (há checagem por CPF) e um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos participantes.
E quem pode receber?
Podem receber pagamentos pelo WhatsApp Pay aqueles usuários que também tenham uma conta bancária e um cartão de débito habilitado. Vale destacar que, ao receber o pagamento pelo WhatsApp, será necessário aceitá-lo em “Pendentes” para que a transferência para a conta cadastrada seja efetivada.
De acordo com o WhatsApp, a ferramenta foi projetada pensando em tornar possível “transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, não para o recebimento do dinheiro por vendas“. Sendo assim, caso um usuário receba dinheiro de vendas fora da função “Receber pagamento por vendas”, no WhatsApp Business, corre o risco de ter a conta bloqueada.
Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?
Primeiramente, para enviar dinheiro através do WhatsApp, é necessário configurar o Facebook Pay no aplicativo. Em seguida, clique no o clipe de anexar e, depois, em “Pagamentos”. Você deverá então adicionar o valor que deseja enviar ou pagar. Se quiser, pode escrever uma descrição para o pagamento. Por fim, clique em “Pagar” e confirme o seu PIN do Facebook Pay para finalizar a transferência.
Existe ainda a possibilidade de enviar ou solicitar dinheiro de uma pessoa por vez nas conversas em grupo. Dessa forma, os demais participantes do grupo também poderão ver o pagamento e o valor pago. Se você não quer que os outros participantes do grupo vejam o pagamento, deve iniciar a transação em uma conversa individual.
Como receber dinheiro pelo WhatsApp
Para que o dinheiro seja recebido, é preciso ter o Facebook Pay configurado no WhatsApp. Isso pode ser feito em “Configurações” > “Ajustes” > “Pagamento”. Caso o usuário já tenha o Facebook Pay configurado, é só clicar em “Aceitar pagamento” e o dinheiro referente será transferido para a conta do banco associada ao cartão de débito.
Como o WhatsApp Pay funciona para negócios no WhatsApp Business?
Neste ponto, devemos lembrar que o recurso para pagar negócios e receber pagamentos pelo WhatsApp Business ainda não foi autorizado ainda pelo Banco Central e, por isso, este tipo de transação ainda não é permitida.
Os donos das empresas cadastradas no WhatsApp Business também podem vender produtos e serviços por meio do APP, oferecendo ainda mais praticidade. Para isso, deve-se configurar o Facebook Pay e criar ou conectar uma conta Cielo – todas as movimentações são realizadas pela Cielo -, além de informar os dados da conta bancária para recebimento dos valores.
No WhatsApp Business, a configuração do Facebook Pay fica em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e, por fim, “Facebook Pay”. Neste momento, clique em “Receber pagamentos por vendas” e então em “Continuar”. Você deve então aceitar os termos de serviço de uso do app, criar ou conectar a uma conta Cielo e inserir todos os dados solicitados.
A verificação da conta bancária dura, em média, três dias. Já os pagamentos feitos pelos clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária da empresa em até dois dias úteis. Os pagamentos para vendas realizadas pelo WhatsApp Business não conta com limite. Entretanto, é feita a cobrança de uma taxa fixa no valor de 3,99% sobre a quantia de cada transação realizada.
Aposte na tecnologia ChatGuru
Com o avanço da tecnologia e as demandas dos consumidores aumentando, é importante sempre pensar em novas formas de otimizar processos. Assim, estão ganhando espaço os chatbots, softwares de mensagens baseado em Inteligência Artificial ou em conjunto de diretrizes, que automatizam etapas e aumentam a capacidade da empresa de oferecer respostas imediatas e de qualidade na experiência dos clientes.
Através do processamento de dados, os chatbots simulam a fala humana e são capazes de conversar com o cliente, tirando dúvidas, respondendo perguntas e trazendo soluções para problemas. O chatbot para WhatsApp da ChatGuru permite que a sua empresa esteja disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com automatização de fases de atendimento, vendas e engajamento com os clientes. Assim, você consegue que os seus colaboradores foquem em tarefas que demandam planejamento e estratégia.
Para te ajudar na automatização de mensagens no WhatsApp Business e integração com diversos canais, o ChatGuru conta com uma plataforma para o desenvolvimento de chatbots personalizados, mantendo a ênfase no serviço humanizado. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre o ChatGuru!