Uma boa organização é essencial para aumentar a produtividade nos processos dentro de uma empresa. Se você estiver procurando uma ferramenta que aumente a eficiência do seu dia a dia, é hora de conhecer o Padlet. Essa plataforma online construída com base na computação em nuvem promete tornar os usuários mais produtivos por meio de quadros e murais que podem auxiliar no trabalho colaborativo.
Desenvolvido por uma startup, o Padlet é uma poderosa ferramenta que vem ganhando força especialmente nos últimos anos, diante da popularidade dos regimes de home office e híbrido.
Existem muitas maneiras pelas quais o Padlet pode ser usado para ajudá-lo a gerenciar melhor seu tempo e tarefa. Na publicação de hoje, vamos falar tudo o que você precisa saber para tirar o máximo proveito dessa ferramenta e instruções de passo a passo sobre como usar os recursos mais importantes do serviço em questão de segundos.
O que é o Padlet?
O Padlet é como uma versão digital de um quadro de avisos tradicional. Os painéis criados na plataforma se destacam das ferramentas colaborativas por sua capacidade de personalização e compatibilidade com uma variedade de tipos de arquivos, incluindo texto, imagem, vídeo e link.
Com o Padlet, os usuários também têm a possibilidade de optar compartilhar facilmente seu trabalho com outras pessoas – o que o torna uma ferramenta muito útil para equipes e instituições – ou manter tudo privado.
A boa notícia é que a plataforma fornece uma versão gratuita que funciona em uma ampla variedade de dispositivos. Pode-se aproveitar todos os recursos da ferramenta de colaboração diretamente do navegador, além das versões oficiais disponíveis para sistemas Android e iOS.
Para o Padlet, sua conectividade com várias plataformas torna mais simples a visualização de todas as informações carregadas a qualquer momento.
Qual é a finalidade do Padlet?
A plataforma Padlet nada mais é que um sistema virtual de gerenciamento de tarefas. Através dos recursos disponíveis, os usuários são capazes de criar e gerir murais em vários formatos que podem ser atualizados a qualquer momento.
Vale ressaltar que, além dos quadros e murais, a ferramenta Padlet oferece uma variedade de opções adicionais de personalização de layout para adaptar o uso às necessidades de cada empresa.
Quais são as vantagens do Padlet?
Uma das maiores vantagens do Padlet é que ele é simples de usar. Mesmo quem nunca usou um software de produtividade antes não deve ter problemas em usar o serviço.
Bastam alguns cliques para adicionar novas postagens, e todas as modificações são salvas por padrão. Além disso, pode-se permitir que outros colegas de trabalho se envolvam interativamente em um projeto apenas fornecendo o link do mural.
Outro ponto de destaque é que o Padlet também está acessível em uma ampla gama de idiomas, incluindo português.
Além da capacidade de fazer upload de arquivos diretamente de um computador, a plataforma conta com suporte oficial para vários tipos de arquivos (fotos, documentos, vídeos e músicas).
Também pode-se incorporar conteúdo de diversas plataformas, como o YouTube, Instagram, Twitter, Vimeo, além de “400 outros aplicativos”. Já para exportar, existem as opções de arquivos em formato PDF, CSV ou Excel.
Quanto custa o Padlet?
Como dito anteriormente, o Padlet conta com uma versão gratuita, porém mais limitada. Nela, é possível criar três murais e fazer upload de arquivos de até 25 MB.
O usuário pode ainda atualizar sua conta para a versão premium por US$ 3 por mês ou US$ 30 por ano. Com ela, é permitido o anexo de até 250 MB por upload, um grande upgrade. O Padlet oferece ainda uma avaliação gratuita de 30 dias antes de você assinar a versão paga em definitivo.
Como começar a usar o Padlet?
Cadastro
Para começar a usar o Padlet, primeiro é preciso criar uma conta. Para isso, é só acessar o site da ferramenta no navegador (pt-br.padlet.com) e clicar no botão “Inscrever-se gratuitamente”.
Em seguida, você deve escolher entre as possibilidades de cadastro. É possível criar uma conta simplesmente fornecendo seu e-mail e senha para o site, mas também existe a opção de logar na ferramenta usando contas do Google, Microsoft ou Apple.
Se você escolher a primeira opção, um link de confirmação de registro será enviado para o seu e-mail e deve ser clicado para permitir o login no Padlet.
Além do login tradicional, através de e-mail e senha, o Padlet também permite o acesso à plataforma através de credenciais de outras plataformas.
Para isso, basta clicar no ícone ‘Fazer login’ na tela principal do serviço, e escolher entre Google, Microsoft ou Apple. Então, você deve inserir o seu login e senha da plataforma escolhida.
Agora que você está logado já pode aproveitar todos os recursos do Padlet!
Como criar um mural?
Para começar a criar um mural, você deve ir até o menu lateral direito que fica na página principal da plataforma e escolher a opção “Criar um padlet”.
Em seguida, é hora de escolher o modelo “Mural” e apertar em “Selecionar”. Agora, nós devemos dar um nome e uma descrição ao novo painel.
Neste momento, também temos a chance de alterar a fonte, cor e estilo do documento.
Quando terminar e estiver satisfeito com seu trabalho, vá em frente e clique em ‘Salvar’, que fica na parte superior da tela.
Mais informações sobre as possibilidades de personalização do Padlet para murais podem ser encontradas abaixo.
Confira algumas das possibilidades de personalização do seu mural no Padlet:
- Ícone: é possível decidir o desenho que representa o tema do seu mural
- Papel de Parede: também pode-se mudar o papel de parede do mural, escolhendo uma imagem do seu computador.
- Fonte: o Padlet oferece ainda quatro opções de fontes para o texto
- Atribuição: se você deseja que o nome do autor de um mural apareça para todos, é só ativar a opção atribuição
- Comentários: em comentário, você é capaz de permitir a interação de outros usuários no seu novo mural
- Reações: Para permitir que outros participantes em uma parede possam responder ao material, marque o botão “Votar”.
Quando seu painel estiver completo, clique no símbolo ‘+’, localizado no canto inferior direito, para começar a adicionar mais cartões.
Acessando os ícones de atalho destacados, você consegue adicionar arquivos, links, imagens e vídeos. No botão ‘…’, encontram-se ainda mais possibilidades de customização do cartão criado.
Entre as muitas opções disponíveis, está a possibilidade de gravar vídeo diretamente de uma câmera ou capturar a tela do seu dispositivo.
Por fim, quando terminar de montar seu cartão, clique em ‘Publicar’ e ele será postado em seu mural.
Como compartilhar o Padlet?
O Padlet oferece a capacidade de compartilhar murais através de um link. Basta seguir as instruções abaixo para saber como aproveitar ao máximo esse recurso!
Para compartilhar seu mural com outras pessoas, primeiro, clique no botão “Compartilhar”, que fica localizado no canto superior direito da tela.
Então, você deve escolher, na barra lateral, entre as várias maneiras de compartilhar um mural. Entre as alternativas disponíveis para compartilhamento, você pode pegar um link que pode ser copiado e compartilhado pelo WhatsApp ou Messenger, fazer o compartilhamento por e-mail, Google Classroom e até mesmo em contas do Facebook e Twitter.
Caso seu intuito seja chamar outras pessoas para acessar um mural, é só selecionar a primeira opção, ‘Adicionar membros’, e informar o nome ou e-mail do outro usuário.
ChatGuru
Para tornar o trabalho dos seus funcionários mais otimizado e fornecer aos clientes o melhor serviço possível, você deve conhecer o ChatGuru agora mesmo.
Da automatização dos chatbots até o filtro inteligente e o rodízio de atendimento, a nossa plataforma conta com uma série de soluções tecnológicas para deixar os processos da sua empresa mais eficientes a partir da integração com a sua conta do WhatsApp Business.
A plataforma ChatGuru torna muito mais simples o gerenciamento do seu atendimento e suporte ao cliente. Saiba mais sobre a capacidade do ChatGuru entrando em contato com a nossa equipe!