Ao fazer sua pesquisa sobre ferramentas de marketing, não é raro se deparar com comentários sobre API. Eles podem destacar como a API simplifica o compartilhamento de dados e a automação em redes sociais. Se você está confuso sobre o que é esse termo e por que ele é importante, na publicação de hoje, explicaremos em detalhes do que se trata esta sigla e a importância delas no âmbito das redes sociais.
O que é uma API?
API nada mais é que a abreviação do termo Application Programming Interface, que pode ser traduzido para o português como “interface de programação de aplicativos”. A interface de software refere-se ao meio através do qual dois programas podem trocar dados entre si. Para facilitar a comunicação entre os programas, a API atua como intermediária.
O desenvolvimento de interfaces de programação de aplicativos
O uso mais difundido de APIs levou a melhorias que permitem integrações mais sofisticadas. Hoje em dia, as APIs aderem a padrões que as tornam agradáveis ao usuário. Devido ao aumento da uniformidade, eles fornecem maior segurança, administração e documentação.
De que maneiras as APIs podem ser usadas no marketing e comunicação nas redes sociais?
A maioria das plataformas de redes sociais populares fornece aos desenvolvedores acesso à sua plataforma por meio de uma API. A experiência do usuário pode ser aprimorada com base nessas aplicações.
Por exemplo, o ChatGuru fornece recursos de administração usando a interface de programação de aplicativo (API) do WhatsApp, o aplicativo mais popular entre os brasileiros. Por causa disso, você pode utilizar a plataforma para se comunicar com os clientes de forma mais ágil e simples. Da automação aos múltiplos agentes, passando pelas campanhas personalizadas, todos os recursos foram criados para sua conveniência.
A importância das APIs
Você pode presumir com segurança que as APIs alimentam tudo o que você faz online. Eles tornam mais fácil fazer as atividades sem ter que abrir um monte de programas diferentes. Elas são especialmente úteis para profissionais de marketing e outros especialistas na área.
APIs agilizam seus processos
As APIs facilitam a colaboração harmoniosa de programas de software diferentes. Isso leva a melhorias na produtividade e otimização do trabalho. Com uma API, você pode simplificar seu fluxo de trabalho integrando vários recursos dentro de uma única plataforma.
Agora você pode acessar todas as ferramentas com apenas um software, em vez de ter que alternar repetidamente entre elas. Assim, as APIs são especialmente úteis para quem trabalha com gerenciamento e marketing de mídia social.
APIs fomentam o desenvolvimento das empresas
Fornecer acesso a uma interface de programação de aplicativos (API) pode aumentar o alcance e o sucesso de sua empresa. Uma empresa pode aproveitar tantas ferramentas e oferecer a solução ideal para as necessidades dos seus clientes.
Interface de programação de aplicativo para WhatsApp
O WhatsApp fornece aos desenvolvedores uma versão de interface de programação de aplicativo. O WhatsApp Business API permite que as empresas personalizem as suas presenças online, façam o envio de mensagens automatizadas e interajam com os clientes.
O ChatGuru é a solução perfeita para uso da API do WhatsApp, ela pode ajudar sua empresa a nunca mais perder vendas porque demora em responder a todos os seus clientes prontamente ou tem dificuldade em gerenciá-los da maneira mais eficaz possível.
Para ajudar os negócios a crescer e prosperar, o ChatGuru oferece uma plataforma com uma série de recursos poderosos. Nossa tecnologia permitirá que seu negócio proporcione aos consumidores e prospects uma experiência responsiva, conveniente e agradável dentro do aplicativo mais utilizado no Brasil, o WhatsApp.
Além de seus recursos avançados – incluindo o chatbot e o funil de vendas – o software ChatGuru é fácil de usar, permitindo máxima produtividade com pouco esforço por parte dos agentes.
Na verdade, o contato com os clientes pelo WhatsApp não apenas melhora o relacionamento da empresa com esses clientes, mas também aumenta as vendas do negócio graças ao mecanismo automatizado da plataforma para colocar em prática as estratégias de marketing.
Aqui, aprenderemos como o ChatGuru funciona e examinaremos as vantagens de implementar uma estratégia de comunicação conversacional usando a solução de API do ChatGuru.
Chatbot
O ChatGuru fornece serviços para criar e manter um chatbot orientado para o cliente e para os negócios. Várias etapas da comunicação da sua empresa, incluindo atendimento ao cliente, marketing e vendas, podem ser automatizadas usando o WhatsApp. A vantagem, porém, está no aumento da velocidade e eficiência.
Os chatbots do ChatGuru liberam seus consumidores da espera por um agente, permitindo que eles naveguem no inventário de sua loja e façam perguntas sobre sua empresa sempre que quiserem. Eles obtêm a ajuda que estão procurando imediatamente.
O software disponibilizado pelo ChatGuru também possibilita a criação de mensagens personalizadas para direcionar os consumidores da forma mais direta e amigável possível.
Ou seja, toda a conversa, desde o primeiro contato até o acompanhamento, pode ser tratada automaticamente, caso sua empresa deseje. Uma abordagem híbrida de atendimento ao cliente também é possível.
Quando um volume significativo de chamados é tratado pelos chatbots, sua equipe humana pode ser acionada apenas quando é necessário, se concentrando nos problemas de serviço mais estratégicos e complicados.
Múltiplos atendentes
Sua empresa pode fornecer uma atmosfera produtiva onde um grande grupo de funcionários pode fazer login para atender chamadas de um único número de WhatsApp usando o sistema de atendimento profissional do ChatGuru.
Ao mesmo tempo, o ChatGuru permite que um número ilimitado de números do WhatsApp seja armazenado em uma única conta, permitindo que os negócios configurem vários grupos ou departamentos com suas próprias informações de contato dedicadas.
Funil automático inteligente
Você pode ficar tranquilo sabendo que o ChatGuru permitirá que você crie fases únicas para o seu fluxo de atendimento. Do ponto de contato inicial até a compra final, o funil automatizado e inteligente permite um acompanhamento abrangente da atividade do cliente.
Ao ficar de olho em como os clientes agem, você pode obter informações sobre o desempenho de sua empresa e desenvolver táticas mais proativas. Também vale a pena mencionar que os chatbots podem alimentar automaticamente o funil inteligente com leads.
Campanhas personalizadas
Um outro aspecto poderoso do ChatGuru é a capacidade de enviar campanhas com base nos dados coletados por meio do funil inteligente e em conjunto com chatbots. Um único envio pode realizar várias tarefas automatizadas. Atividades como progredir no funil de vendas, entregar mensagens e marcar objetos são apenas alguns exemplos.
Isso permitirá que sua empresa transmita uma mensagem mais personalizada e específica.
Resposta rápida
Para maximizar a eficácia do tempo da sua equipe de atendimento ao cliente, considere utilizar a ferramenta de respostas rápidas do ChatGuru enquanto conversa com um cliente no WhatsApp. O software ajudará sua equipe a atender os consumidores com mais rapidez e eficiência.
O sistema ChatGuru permite que sua equipe documente respostas de estoque que podem ser fornecidas de forma rápida e simples ao cliente usando atalhos de teclado. Em outras palavras, os agentes nem precisarão compor frases inteiras para fornecer o nível de serviço prometido aos clientes.
ChatGuru
As empresas podem aproveitar a tecnologia fornecida pelo ChatGuru para aprimorar a experiência de seu público, criar mais conexões conversacionais com consumidores atuais e novos, aumentar as vendas e obter uma vantagem competitiva.
O ChatGuru fornece uma plataforma com ferramentas eficazes, automação e chatbots para uso em sua conta do WhatsApp para auxiliar nessa tarefa.
A integração de nossas tecnologias com seu sistema CRM (Customer Relationship Management) existente agilizará ainda mais seus processos de negócios.
Entre em contato agora e saiba como a equipe do ChatGuru pode auxiliar sua empresa!