O avanço da tecnologia está impulsionando a expansão das compras online. Ao mesmo tempo, as expectativas do consumidor estão evoluindo e, para se manter à frente da concorrência, as empresas devem monitorar constantemente as mudanças no setor de varejo que podem afetar seus resultados. Os varejistas se sairão bem este ano e além se puderem se adaptar a essa nova realidade.
Para ajudar você nesta tarefa, você encontra aqui os desenvolvimentos de varejo mais relevantes que devem ocorrer em 2023. Confira!
Aqui estão 6 grandes tendências que estarão em alta no varejo em 2023
Os clientes se manifestaram em 2022 e as empresas perceberam. Prevê-se que essa tendência do varejo persista até o ano de 2023. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos estão expandindo enormemente o escopo das compras online e offline, exigindo ajustes nas estruturas existentes das empresas de varejo.
Essas tendências no varejo estão entre as mais importantes a serem observadas.
1. As compras online seguem em alta no varejo
Durante o pico da pandemia do novo coronavírus, as compras online dispararam em popularidade e volume. Embora essa expansão tenha reduzido, a ascensão das compras online veio para ficar.
É mais simples do que nunca abrir uma loja online e, como resultado, as vendas por meio de plataformas de redes sociais estão em alta. Isso levou à proliferação de 12 milhões a 24 milhões de lojas online em todo o mundo. Não só isso, mas as compras online semanais representam 58,4% de toda a atividade na Internet.
Sendo assim, os especialistas preveem que, até 2026, o mercado mundial de comércio eletrônico valerá US$ 8,1 trilhões, um grande aumento em relação aos US$ 5,7 trilhões de 2022.
Fonte: Statista
Espera-se que tanto o volume quanto a sofisticação das transações online aumentem nos próximos anos. De acordo com a eMarketer, as compras online representarão 22,3% de todas as vendas no varejo até 2023.
Para os comerciantes, o que isso implica? Seu investimento em negócios online deve ser uma das suas principais prioridades neste momento. O setor de varejo está caminhando para um ponto em que os consumidores não podem mais evitar fazer compras online.
2. Opções de autoatendimento no varejo
Em 2022, os compradores passaram a esperar transações rápidas e fáceis mesmo quando vão até uma loja física. Essa necessidade é alimentada principalmente pelo aumento das opções de check-out de autoatendimento.
Há uma busca constante por métodos para agilizar as operações e reduzir os custos indiretos no setor varejista. Ao mesmo tempo, os clientes desejam uma experiência de compra personalizada que atenda às suas necessidades de forma rápida e eficiente.
Segundo pesquisa, 85% dos compradores concordam que o self-checkout é mais eficiente do que esperar na fila. E 71% preferem usar um aplicativo para fazer uma compra do que ficar na fila do caixa de uma loja.
3. Chatbots chegaram para ficar
Da mesma forma, os chatbots usados por lojas online tiveram um crescimento maciço na base de usuários. A partir de 2027, o Gartner projeta que 25% das empresas estarão usando os bots, principalmente, para atendimento ao cliente.
É fácil entender o porquê. As empresas podem se beneficiar dos chatbots de várias maneiras:
- Benefícios monetários
- Melhora do serviço ao cliente
- Construção de interações escaláveis com os clientes
- Atendimento aos clientes 24 horas, nos 7 dias da semana
- Aumento de presença sem adicionar custos desnecessários
Um chatbot como o ChatGuru pode ser usado pelas lojas online para responder às perguntas frequentes, se envolver com o consumidor, criar experiências de compra automatizadas e individualizadas, fornecer suporte pós-venda, incluindo rastreamento de remessas e coletar informações e respostas.
E os chatbots podem fazer tudo isso a noite toda sem se cansar, sem necessidade de pessoal extra e sem gastar muito. Em resumo, os chatbots são um grande trunfo para qualquer equipe de varejo que queira oferecer uma experiência de atendimento ao cliente digital perfeita.
4. Suporte sempre disponível
Os consumidores têm mais expectativas sobre o atendimento ao cliente do que nunca. A chance de retorno pode ser afetada por encontros positivos e desfavoráveis. A Retail Dive relata que 93% dos clientes dizem que estão dispostos a esperar mais por seus pedidos se a empresa fornecer um excelente atendimento ao cliente. Isso é certamente notável!
O atendimento aos clientes, no entanto, exige mais do que simplesmente qualidade. Além disso, deve estar sempre acessível. Isso é particularmente importante para lojas online que atendem clientes com várias rotinas.
A interação da empresa com seus consumidores melhorou graças à disponibilidade de equipe de suporte 24 horas por dia. No entanto, é impraticável ter uma equipe de suporte humano pronta o tempo todo, portanto, um chatbot pode ser útil nessas situações.
Com o ChatGuru, um chatbot conversacional, você pode fornecer ajuda 24 horas por dia para diversas finalidades.
5. Agendamento de visitas na loja
O agendamento de compras permite que os clientes agendem sessões de compras privadas. Essa abordagem é baseada na integração dos canais físicos e digitais no varejo. Ela abre caminho para serviços mais personalizados e tratamento VIP para os clientes.
Os compradores online podem reservar eventos exclusivos na loja com antecedência. Eles se sentem bem-vindos e têm a oportunidade de experimentar várias coisas com a ajuda do anfitrião da loja. Produtos com códigos QR podem ser digitalizados e comprados posteriormente.
Já os clientes que preferem não lidar com questões de envio e gerenciamento de estoque podem agendar uma retirada na loja em vez de receber o item em casa, se assim preferirem. Segundo a Behup | Pesquisa Pós Black Friday 2021, 71% dos consumidores buscam experiências omnichannel, com opções de compras online e retirada na loja se tornando mais comuns.
6. Valorização da segurança
Salvaguardas mais rigorosas para informações confidenciais e privacidade individual estão sendo exigidas por governos e consumidores.
Existem duas causas principais para isso:
- As preocupações com a privacidade e a segurança das informações do usuário em plataformas de mídia social e outros sites continuam a crescer.
- Governos de todo o mundo responderam a essa necessidade aprovando leis de privacidade.
Em um esforço para proteger a privacidade e a segurança dos usuários, essas leis estão regulamentando efetivamente como as empresas devem coletar, reter e usar os dados dos usuários.
Os consumidores estão falando sobre a segurança online e expressam um forte interesse em saber como as marcas de varejo colocam suas informações em uso.
Mais precisamente 81% dos americanos estão preocupados com a invasão de sua privacidade por corporações, de acordo com pesquisas recentes.
Os consumidores agora entendem a importância de tomar precauções ao armazenar informações pessoais online. O ônus é dos comerciantes para atender a essa necessidade.
ChatGuru
A plataforma ChatGuru está repleta de ferramentas de ponta que podem melhorar tanto a produtividade do seu negócio quanto a qualidade das suas interações com os clientes. O ChatGuru oferece interações flexíveis e interessantes, mesmo durante os períodos de maior demanda, como a Black Friday e as festas de fim de ano.
Seus clientes não terão que esperar na fila para atendimento, o que pode fazer com que mudem de ideia sobre a compra, pois o software de conversação do ChatGuru será o ponto inicial de contato, respondendo suas dúvidas e direcionando-os pelo funil de vendas. Tudo disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil e, ao integrar nossa tecnologia à sua conta comercial no WhatsApp, você pode aproveitar todos os recursos poderosos que podem ajudá-lo a expandir seu serviço de suporte sem sacrificar a qualidade. Esses recursos incluem chatbots, respostas rápidas, rodízio de atendimento ao cliente, um funil inteligente automatizado e marketing direcionado.
Também fornecemos relatórios mensais personalizáveis que podem ser gerados pelo nosso sistema. Como resultado, sua organização poderá usar as informações do ChatGuru para melhorar seus esforços de marketing e vendas.
O ChatGuru pode ser integrado ao seu sistema existente de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para otimizar ainda mais seu fluxo de trabalho e economizar seu tempo.Entre em contato com o nosso time e peça um orçamento agora!