Newsletters podem ser a próxima grande novidade no WhatsApp. Veja como elas podem ser

O que começou como um simples serviço de mensagens de texto entre duas pessoas se desenvolveu em algo em uma escala muito maior. Agora, é prática normal para os indivíduos utilizar o WhatsApp para uma ampla variedade de propósitos, incluindo chamadas telefônicas pessoais, bate-papos por vídeo e mensagens de texto em grupo. Além de seu […]

Giovanna Torreão

17/03/2023

whatsapp

O que começou como um simples serviço de mensagens de texto entre duas pessoas se desenvolveu em algo em uma escala muito maior. Agora, é prática normal para os indivíduos utilizar o WhatsApp para uma ampla variedade de propósitos, incluindo chamadas telefônicas pessoais, bate-papos por vídeo e mensagens de texto em grupo.

Além de seu uso como meio de bate-papo individual, o aplicativo também pode ser usado pelos administradores como meio de transmissão de mensagens para um grande número de usuários seja através de mensagens privadas ou atualizações efêmeras do Status. 

Ao longo dos últimos anos, diante da crescente popularidade do aplicativo, a Meta desenvolveu uma série de atualizações e novas funcionalidades para os usuários. Um dos próximos recursos a serem lançados, conforme o site especializado WABetaInfo, será a capacidade do WhatsApp de agregar um recurso de Newsletters, uma espécie de boletim informativo.

Em fevereiro deste ano, observou-se que o WhatsApp estava trabalhando nesta ferramenta de newsletter com a intenção de agilizar o bate-papo de uma conta para muitas. De acordo com o WABetaInfo, a última versão beta do WhatsApp para Android, versão 2.23.5.8, inclui uma prévia do próximo recurso de Newsletters do aplicativo. Essa novidade poderá ser encontrada na subguia Atualizações de status do aplicativo.

É razoável pensar que os boletins possam se perder na confusão quando há um grande número de atualizações de status para ler. Assim, em vez de exibir atualizações de status como uma lista vertical com nomes de contatos abaixo da foto do perfil, o WhatsApp tirou uma lição do Instagram e vai mostrar como um carrossel horizontal com nomes de contatos sob o anel. Isso substitui a apresentação anterior de atualizações de status como uma lista vertical e o nome do contato ao lado.

No entanto, a plataforma ainda está trabalhando nos boletins. Seu uso pode ser benéfico em situações em que empresas privadas buscam se comunicar com os clientes ou em que o governo deseja divulgar informações. Apesar da ausência de criptografia de ponta a ponta poder estar ausente, o WhatsApp ocultará sua identidade do comunicador e ninguém poderá saber quais boletins você assina usando o WhatsApp, portanto, a empresa coloca um grande foco na proteção da privacidade dos usuários.

A ideia é que as newsletters tenham a capacidade de atingir um grupo maior de pessoas do que as Comunidades, que ficam restritas a 5 mil pessoas. Com isso, a novidade pode ser benéfica não só para as comunidades mas também para marcas e outros comunicadores com objetivos semelhantes.

Nem o WhatsApp nem o Meta forneceram informações sobre quando os usuários poderão usar a página de status atualizada ou o recurso de newsletters. Também não temos informação sobre o número de pessoas que podem subscrever a newsletter, a hora a que vão começar a receber alertas, ou os indivíduos que podem criar as newsletters. Nas próximas semanas e meses, esperamos que os testadores beta nos forneçam essas informações.

3 motivos para utilizar o WhatsApp para vender

As formas de comunicação preferidas das pessoas evoluíram substancialmente nos últimos anos, e a transformação digital desempenhou um papel crucial nesse desenvolvimento. Fizemos a transição de telefones fixos e computadores para dispositivos móveis. E através deles experimentamos o potencial ilimitado de aplicações.

Os mensageiros então chegaram para acelerar e reduzir significativamente o custo da comunicação. O WhatsApp é o destaque do setor no Brasil. Este programa tornou-se imediatamente útil em muitos aspectos da vida das pessoas devido à sua simplicidade de utilização e utilidade.

Você pode descobrir três razões para usar o WhatsApp em sua empresa para vender. Dá uma olhada!

1. O potencial do WhatsApp

Os clientes hesitam em aceitar os aplicativos próprios das empresas de forma mais ampla, apesar do fato de muitos negócios investirem bastante promovendo suas plataformas de serviço. Por causa disso, as empresas estão se afastando dessas experiências e se voltando para os apps de mensagens de texto. Este é o futuro, conforme reconhecido pelo Gartner, uma das mais proeminentes organizações de pesquisa e consultoria de TI.

O uso de software de mensagens, de SMS a programas como Facebook Messenger, WeChat e WhatsApp, tem sido amplamente adotado pela comunidade empresarial global. Os líderes de negócios podem aumentar a produtividade, diminuir os custos, incentivar o autoatendimento e a eficácia digital e melhorar a experiência do usuário ao mudar para uma plataforma de mensagens, de acordo com Philip Jenkins, analista principal sênior do Gartner para a prática de atendimento e suporte ao cliente.

Para proporcionar uma melhor experiência aos seus consumidores, 80% das empresas que oferecem atendimento ao cliente mudarão de um programa próprio para uma plataforma de mensagens até 2025, prevê o Gartner. Além disso, 40% das empresas do setor de atendimento ao cliente terão lucro até 2025 como resultado de seus esforços para se tornarem os verdadeiros catalisadores da interação digital do consumidor no setor.

A pandemia do coronavírus mudou significativamente o comportamento do consumidor. Eles agora querem a simplicidade de utilizar os aplicativos de mensagens que já conhecem e gostam ainda mais. Um terço de todos os consumidores prefere não se envolver com um vendedor, de acordo com a pesquisa Future of Sales do Gartner. No entanto, entre os compradores da geração millennial, a porcentagem salta para 44%.

O atendimento passará de um centro de custos a um gerador de receita, como consequência do maior foco no relacionamento e na experiência completa do cliente. De acordo com o estudo do Gartner, o suporte de metas atualizadas, KPIs e estruturas organizacionais aumenta a probabilidade de que o departamento de atendimento ao cliente forneça novos resultados de negócios.

2. WhatsApp está disponível em 99,2% dos celulares brasileiros

Nos últimos sete anos, a cada seis meses, o Mobile Time e a Opinion Box realizaram uma pesquisa Panorama para saber mais sobre como os brasileiros usam os aplicativos de mensagens mais populares. De acordo com os resultados da pesquisa, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. O programa já está instalado em 99,2% dos dispositivos móveis do país.

Além disso, apenas nos últimos seis meses, a porcentagem de usuários do WhatsApp que usam o aplicativo com mais frequência aumentou três pontos percentuais. O mensageiro é utilizado regularmente pelo maior número de usuários (88%) quando comparado a outras plataformas. O segundo lugar vai para o Instagram com 67%, seguido pelo Telegram com 28%, Signal com 17% e Facebook Messenger com 16%.

A frequência de uso dos aplicativos avaliados para leitura e envio de mensagens foi empregada como métrica de fidelidade. Da mesma forma, o WhatsApp está na liderança com 95% dos entrevistados acessando-o diariamente ou quase diariamente.

Por outro lado, existe uma possibilidade de 4% de que os consumidores removam o WhatsApp de seus dispositivos. O Instagram também apareceu com 4%, o Telegram com 17%, o Facebook Messenger com 29% e o Signal com 39%.

As empresas estão percebendo o valor de se conectar com seus consumidores por meio de aplicativos de mensagens. A grande maioria dos consumidores (81%) opta por entrar em contato pelo WhatsApp. A plataforma está bem à frente do Instagram, que pontuou apenas 66%.

A maioria dos consumidores depende desses recursos para obter informações sobre produtos, atualizações de vendas e ajuda técnica. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados disseram que utilizam o site para obter respostas a perguntas ou esclarecer dúvidas.

Além disso, 72% dos clientes que fazem negócios com uma empresa por meio do WhatsApp obtêm ajuda ou suporte técnico de algum tipo e 56% realmente concluem a transação.

3. Aumento do uso de chatbots

As empresas estão começando a empregar chatbots e outras interfaces conversacionais dentro de aplicativos de mensagens para criar sua marca e se comunicar com os clientes, modelando essa estratégia após o sucesso dos sites.

O estudo da Panorama também revelou que o Brasil possui uma grande indústria de chatbots e que os consumidores brasileiros estão satisfeitos com esse tipo de atendimento automatizado. O WhatsApp rapidamente ganhou destaque como um dos aplicativos com mais assistência automatizada baseada em chatbot após lançar sua API.

O WhatsApp tem um uso comercial muito maior de chatbots do que seus rivais. Menos da metade dos entrevistados disseram ter usado o Messenger para se comunicar com um bot. Em 2016, a plataforma de mídia social, que faz parte da família de serviços Meta, foi a primeira a fornecer uma API com suporte a bot.

Por fim, esse é um recurso com o qual 33% dos usuários do Telegram se identificam. Com apenas 29% dos usuários se conectando com bots, o Instagram Direct tem a menor penetração de serviços automatizados quando comparado a outras plataformas de rede social conhecidas.

Os resultados da pesquisa, consistentes com a tendência de aumento de popularidade do aplicativo, mostraram que 89% dos usuários brasileiros do WhatsApp encontraram um robô em um bate-papo relacionado a negócios na rede.

Não é de se espantar que as gerações mais jovens são as mais acostumadas com o recurso de bot do WhatsApp ao olhar. Segundo a Panorama, 92% de todos os usuários de aplicativos que já interagiram com um chatbot têm entre 16 e 29 anos. Enquanto isso, 91% das pessoas entre 30 e 49 anos também responderam sim para a pergunta, quase empatados. Há uma queda para 81% após os 50 anos.

ChatGuru

As estatísticas mostram a importância do WhatsApp para fechar negociações e gerar vendas. Por meio do WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, o ChatGuru conecta empresas com seu público-alvo para aprimorar o atendimento ao cliente e maximizar o resultado comercial.

Sem ter que esperar na fila, o que pode levar o consumidor a desistir da compra, o software de conversação do ChatGuru pode ser o ponto de contato inicial com o cliente, respondendo às suas dúvidas e auxiliando-o no processo de compra. Nossa tecnologia permite que sua empresa mantenha contato com os clientes 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Ao lado dos chatbots, sua empresa pode também usar todos os outros recursos robustos de nossa plataforma, incluindo respostas rápidas, rotação de atendimento ao cliente, funis inteligentes automáticos e campanhas personalizadas, vinculando sua conta comercial do WhatsApp ao ChatGuru. Sua marca terá tudo o que é necessário para expandir seu serviço de suporte sem sacrificar a qualidade.

Além disso, nosso programa cria relatórios mensais personalizáveis. Você pode escolher os melhores critérios para suas necessidades e obter as informações de rastreamento em seu e-mail ou WhatsApp. Ao utilizar o ChatGuru para aprimorar seus métodos de marketing e vendas, sua empresa pode ganhar muito.

Sua empresa pode economizar ainda mais tempo e esforço integrando o ChatGuru com o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que você já usa.

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