Melhores práticas de marketing no LinkedIn

Com mais de 830 milhões de usuários e mais de 58 milhões de empresas registradas, o LinkedIn é – de longe – a rede profissional mais popular do mundo. Se você trabalha com marketing, sabe que esta plataforma é um recurso inestimável para expandir a rede profissional e gerar leads para sua empresa. No entanto, […]

Giovanna Torreão

20/12/2022

linkedin

Com mais de 830 milhões de usuários e mais de 58 milhões de empresas registradas, o LinkedIn é – de longe – a rede profissional mais popular do mundo. Se você trabalha com marketing, sabe que esta plataforma é um recurso inestimável para expandir a rede profissional e gerar leads para sua empresa. No entanto, apenas ter um perfil e fazer algumas postagens não farão muito pelo seu negócio. É preciso estar atento às melhores práticas da plataforma para aproveitar ao máximo o LinkedIn para fins comerciais. Vamos descobrir como agora!

As melhores técnicas para postar no LinkedIn

Saber o que funciona melhor no LinkedIn é essencial se você deseja que seu material seja visto e compartilhado. O conteúdo assumirá uma variedade de formas para várias organizações, dependendo de seus dados demográficos, setores específicos e metas gerais.

No entanto, podemos afirmar as pessoas que fazem uso da plataforma, geralmente:

  • Desejam encontrar informações que os beneficiem e sejam relevantes para o campo de trabalho deles
  • São atraídos por material visual, como infográficos ou vídeos
  • Costumam ter boas reações quando impactados por materiais atuais e interessantes

Sendo assim, ao escrever para esta rede social, lembre-se das seguintes diretrizes:

Escreva para as pessoas que você está tentando alcançar

Talvez a recomendação mais crucial desta rede social seja adaptar sua redação ao seu mercado-alvo. Isso implica que você precisa criar postagens para o seu perfil na rede social que interessem a outros profissionais da sua área.

Você pode aprender mais sobre seu mercado-alvo respondendo às seguintes perguntas:

  • Quem são as pessoas que leem o que publicamos por aí? A importância de identificar seu público-alvo não pode ser deixada de lado. Saiba quem está visitando seu perfil do LinkedIn para que possa fornecer informações relevantes para eles.
  • Quais conexões temos? Dê uma olhada no seu público da plataforma e aprenda mais sobre sua composição.
  • Quem poderíamos alcançar? Descubra para quem sua marca deve escrever e use as ferramentas de campanha do LinkedIn para divulgar seu conteúdo.

Invista nos documentos nativos

O Social Insider e o Cloud Campaign conduziram uma pesquisa e mostraram que documentos nativos, que incluem PDFs, recebem três vezes mais acessos do que outros tipos de conteúdo dentro desta rede social.

Afinal, os usuários do LinkedIn estão em busca de conhecimento perspicaz e prático que possam usar imediatamente em suas próprias carreiras. Sendo assim, os uploads de PDF dentro da plataforma são uma ótima maneira de fornecer aos seus leitores as informações que eles estão procurando, sem que precisem sair da plataforma.

Sua empresa pode publicar documentos nativos para divulgar um tutorial detalhado, uma pesquisa, um white paper ou até mesmo um estudo de caso.

Aposte no Thought Leadership

Uma boa prática é investir na técnica de Thought Leadership, que pode ser traduzida como Influência ou Liderança Temática. Dessa forma, será possível mostrar a visão exclusiva de sua empresa sobre as tendências de mercado usando o LinkedIn, trabalhando a relevância, posicionamento de marca e se tornando uma referência.

Certifique-se de que seu material seja atraente e original. O texto publicitário do tipo padrão não tem lugar aqui. O objetivo é fazer com que as pessoas falem e pensem criativamente sobre o seu negócio.

Crie uma enquete na rede social sobre um tópico relacionado ao seu negócio. Deixe claro para seus leitores que você fez sua pesquisa e está familiarizado com o assunto, e não tenha medo de fornecer comentários perspicazes. Para ajudar as pessoas a entenderem melhor as origens da sua empresa, você também pode incluir informações “dos  bastidores”.

Promova eventos

Uma maneira de chamar a atenção no LinkedIn é divulgar as próximas conferências e exposições comerciais em seu campo.

Publique atualizações sobre o evento que sua empresa está participando na página do LinkedIn. Também é possível criar uma página de evento especial no LinkedIn e convidar seus contatos para acompanhar por lá.

Faça uso de imagens

O conteúdo visual, como fotos, vídeos e gráficos, é bem recebido pelos usuários do LinkedIn. Na verdade, o número de comentários aumenta duas vezes nas postagens dentro da plataforma quando as fotos são incluídas. Por isso, sempre tente incluir elementos visuais em sua postagem na plataforma.

Se sua empresa conta com um orçamento pequeno ou uma equipe reduzida, mas ainda quer divulgar um infográfico ou outro recurso visual, existem opções. Usando sites de design gratuitos, é possível criar suas próprias artes com apenas alguns cliques. Outra opção é que sua equipe de design utilize o Canva ou outro programa semelhante para criar modelos que as equipes de rede social possam modificar e publicar diferentes versões sem muito esforço.

Envolva os funcionários

Os membros de sua equipe são excelentes representantes de sua empresa. Por que não usar a influência social deles para divulgar os produtos e serviços de sua empresa no LinkedIn?

As vantagens de ter funcionários compartilhando algumas experiências genuínas com sua organização online vão muito além de apenas aumentar o reconhecimento da marca. O alcance e os leads da equipe de vendas são expandidos, o marketing e as relações públicas obtêm mais exposição, a mídia conquistada cresce e a confiança é estabelecida com novos contatos graças ao boca a boca dos funcionários.

Anúncios no LinkedIn: o que funciona melhor

A sua empresa pode expandir sua base de clientes e aumentar as vendas com a ajuda de anúncios. No entanto, será preciso empregar este recurso com intenção, assim como faria com qualquer outro tipo de ação patrocinada.

1. Mire os principais tomadores de decisão

Os anúncios da plataforma permitem que você se concentre em um público-alvo com base em dados demográficos, como setor, tamanho da organização e conjuntos de habilidades. Não se concentre simplesmente na força de trabalho ao criar publicidade no LinkedIn, vise os tomadores de decisão, aqueles que têm orçamentos para comprar seus produtos ou serviços. Você pode, por exemplo, buscar indivíduos com cargos como “vice-presidente de marketing” ou “diretor de vendas”.

2. Ajuste o texto do anúncio para ser relevante

O público do LinkedIn que sua empresa está tentando alcançar exige especificidade no texto do anúncio. Vá direto ao assunto e mostre como você pode solucionar um problema dele.

3. Personalize sua campanha

Se o texto do anúncio for adaptado, é mais provável que o receptor o leia e responda. Por isso, passe algum tempo adaptando seus anúncios. Você pode ainda incluir o primeiro nome do destinatário no título ou adicionar uma fotografia do produto.

A função Lookalike Audiences do LinkedIn permite encontrar pessoas que compartilham características com seus clientes existentes.

4. Faça testes e avalie os resultados

Como a publicidade no Linked é mais cara do que em algumas outras plataformas, é essencial que você otimize sua campanha experimentando vários grupos-alvo, palavras e tamanhos de anúncio.

Isso pode incluir fazer uma série de experimentos programados com cada variedade antes de lançar uma campanha em grande escala. Se algo parece estar funcionando, continue investindo por mais um período. Para manter a consistência em sua coleta de dados, é interessante se comprometer com um gasto diário mínimo.

Otimize seu perfil e página do LinkedIn

Não adianta ter um perfil no LinkedIn se ele estiver desatualizado ou negligenciado. Para dar retorno, o LinkedIn exige sua presença e participação como qualquer outra plataforma de rede social. Habilidades de atenção e monitoramento de rede social são necessárias para construir uma comunidade dentro desta plataforma.

1. Use das fotos de capa e perfil para se diferenciar dos outros usuários

Já discutimos como as imagens podem aumentar a interação no LinkedIn. Isso implica que sua marca precisa pensar um pouco na criação de uma imagem de capa atraente e apropriada para a sua página. Mantenha o perfil e fotos de capa, descrições e informações da empresa sempre atualizadas.

2. Faça atualizações regulares

É importante ter consistência das atualizações. Quando não souber o que escrever, considere os desafios enfrentados por seu  cliente ideal e como sua empresa pode aliviar esses problemas.

3. Dê um pouco de personalidade à sua página

Para humanizar sem parecer pouco profissional, tente injetar um pouco da voz, personalidade e autenticidade de sua marca nas comunicações corporativas internas. Adicione emoticons aos artigos ou fale sobre problemas frequentemente encontrados no campo.

4. Crie chamadas para ação

O bom e velho Call to Action também tem vez no LinkedIn. Sua empresa pode adicionar um botão “Visitar site” ou “Inscrever-se” na página do LinkedIn para incentivar as pessoas a acessarem uma url ou para participar de um evento ou webnar. É um método simples para converter sua página do LinkedIn em um gerador de leads e inspirar engajamento com seu público.

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