Conheça as melhores datas para vender no e-commerce e planeje-se

Planejamento e estratégias contribuem significativamente para os resultados no mercado concorrido em que vivemos hoje. Entramos no segundo semestre e é hora de começar a planejar as ações para as importantes datas que estão chegando, mas também pensar à frente, nas oportunidades para também vender bem em 2023. Para que você possa antecipar seus preparativos, […]

Giovanna Torreão

10/09/2022

data

Planejamento e estratégias contribuem significativamente para os resultados no mercado concorrido em que vivemos hoje. Entramos no segundo semestre e é hora de começar a planejar as ações para as importantes datas que estão chegando, mas também pensar à frente, nas oportunidades para também vender bem em 2023.

Para que você possa antecipar seus preparativos, compilamos um calendário que mostra as principais datas para vender no e-commerce no ano e destacamos aquelas com os maiores potenciais de ganhos. Confira!

Quais as melhores datas para vender no e-commerce?

Duas das principais datas para o comércio acontecem no final do ano: a Black Friday e o Natal! No entanto, o Dia das Mães e dos Namorados também se destacam no calendário como boas oportunidades para vender. Agora, você confere mais sobre esses marcos e como aproveitar todas as oportunidades, bem como um calendário completo de datas comemorativas:

Dia das Mães

Os empresários sempre aguardam com expectativa o Dia das Mães por causa da movimentação esperada e da expectativa bons números de vendas na data. Este ano, as pequenas e médias empresas tiveram crescimento de 6,8% na receita online durante a temporada de compras do Dia das Mães em relação ao mesmo período de 2021, com um total de R$ 142 milhões sendo feitos online.

Esses números vêm de uma pesquisa realizada pela Nuvemshop, a plataforma de e-commerce mais popular da América Latina, que serve de base para mais de 90 mil lojas online administradas em grande parte por pequenas e médias empresas.

As vendas online no período de 2022 associadas ao dia de comemoração foram lideradas pelas categorias Moda (R$ 54,3 milhões), Saúde e Beleza e Acessórios. T-shirts e óculos de sol foram os itens mais populares, sendo esses últimos itens responsáveis por mais de 8% de todas as vendas do Dia das Mães 2013.

Apesar da economia, a data foi novamente um grande feriado de compras. De acordo com Luiz Natal, Gerente de E-commerce e Desenvolvimento de Plataformas da Nuvemshop, “os números indicam que o mercado do e-commerce no Brasil segue aquecido, especialmente para os pequenos e médios negócios, que têm um potencial maior de alcance de novos clientes de todos os estados ao vender online.”

No período de três semanas em análise, foram comprados 2,48 milhões de itens de negócios online a um ticket médio de R$ 245, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Nacionalmente, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os que mais geraram dinheiro no período em questão.

Os cartões de crédito foram a alternativa mais popular para fazer compras online (53,9 por cento) na data. Entre as pequenas e médias empresas (PMEs), 18,2% de todos os pedidos foram pagos com Pix, tornando-se a segunda opção de pagamento mais popular. A praticidade da ferramenta levou à sua rápida adoção e acabou substituindo os 3,5% das compras do Dia das Mães que eram pagas com boleto.

“A praticidade de compra e preços competitivos das lojas online se mostraram grandes atrativos para presentear as mães. Além disso, muitas PMEs apostaram em coleções especiais de produtos para a data e em condições especiais de compra, como frete gratuito e descontos, para se destacar no ambiente digital e competir também com as lojas físicas”, destaca Luiz Natal.

As vendas durante a semana do Dia das Mães e as duas semanas anteriores foram incluídas na análise da pesquisa.

Dia dos Namorados

Se você deseja vender bem, também é importante estar atento para o Dia dos Namorados. O comércio também tem bastante o que comemorar com a data. Muitas compras foram feitas por causa da ocasião especial neste ano e cerca de R$ 6,5 bilhões foram movimentados no Brasil.

O relatório da All in, produzido em colaboração com ClearSale, Neotrust e outros, forneceu uma imagem completa e precisa do marco. Os destaques para a data incluem o fato de que, este ano, os consumidores brasileiros deixaram os smartphones um pouco de lado, pois a maior parte do tráfego do site neste dia veio de computadores desktop.

Quando os consumidores precisaram de atendimento, o WhatsApp continuou sendo o canal preferido, estando bem à frente de qualquer outra opção. Mais precisamente 83% dos usuários preferem usar WhatsApp para atendimento, conforme 

Além disso, em 2022, mulheres foram responsáveis pela maior parte do faturamento (51,3%). 

Categorias mais vendidas por região

Região Norte
  1. Beleza – 2,20%; 
  2. Bebidas – 1,64%; 
  3. Moda e acessórios – 1,11%.
Região Nordeste
  1. Beleza – 18,32%; 
  2. Bebidas – 11,47%;
  3. Eletrodomésticos e eletroportáteis – 9,50%
Região Centro-oeste
  1. Eletrodomésticos e eletroportáteis – 6,18%;
  2. Beleza – 5,86%; 
  3. Bebidas – 5,69%.
Região Sul
  1. Casa e construção – 35,42%
  2. Eletrodomésticos e eletroportáteis – 27,18%
  3. Alimentos e supermercado – 23,47%
Região Sudeste
  1. Farmácia e saúde – 90,97%
  2. Moda e acessórios – 70,78%
  3. Bebidas fecham a lista – 65,64%

Black Friday

A Black Friday é comemorada no Brasil desde 2010 e já se tornou uma data bastante reconhecida e consolidada nas compras nacionais. Varejistas e clientes podem se beneficiar da tradição anual de vendas da Black Friday, que começou na América do Norte.

Uma pesquisa da Social Miner, All iN, Bornlogic, Delivery Direct, Neotrust e outros, afirma que o setor de e-commerce faturou R$ 4,04 bilhões somente na Black Friday 2021. O aumento em relação aos totais do ano anterior é de 4,5%. Considerando as compras de quinta-feira, véspera da data, a receita total sobe para R$ 5,41 bilhões, um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa também descobriu que os clientes começaram a aumentar suas visitas ao site por volta da segunda semana de novembro, antecipando a temporada de compras de fim de ano, que inclui também a Cyber ​​Monday. Notavelmente, 61,1% dos entrevistados utilizaram um dispositivo móvel, enquanto 38,8% usaram um computador desktop.

Os cartões de crédito são a forma de pagamento mais popular para as vendas da Black Friday, representando 68,10% de todas as compras feitas durante esse período. O boleto bancário segue a uma taxa de 31,60%.

De acordo com os dados do Social Miner, os usuários de cartões são motivados por vantagens como descontos em “pagamento à vista”, entrega gratuita, reembolsos, programas de pontos e milhas ao fazer compras. Quando comparado a outras opções de pagamento, os pagamentos Pix ainda se mostraram tímidos.

Natal

Ao olhar para o calendário comercial global, o Natal é geralmente um dos dias mais importantes e lucrativos. Houve um aumento de 11,1% nas vendas no varejo da temporada de Natal de 2021 em comparação com o ano anterior. A informação foi divulgada pela primeira vez na última segunda-feira e vem do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) da empresa de meios de pagamento (27).

Ainda de acordo com a Cielo, o crescimento na data foi impulsionado pelas compras pela internet. Estas cresceram 38,6 pontos percentuais, superando o crescimento de 8,8% observado nos varejistas físicos. Cerca de 1,3 milhão de lojas brasileiras credenciadas pela Cielo em 18 categorias são consultadas pelo ICVA. Os dados de vendas observados foram de 19 a 25 de dezembro.

Os setores com os padrões de lucro mais dinâmicos também foram acompanhados pelo índice. O aumento da receita de 73% coloca o setor de Turismo e Transportes no topo do ICVA. A indústria de livros e papelaria ficou em segundo lugar na temporada de festas passada, com vendas aumentando 15,9%.

As vendas de vestuário, artigos esportivos e jóias também tiveram aumentos significativos. A menor taxa de crescimento das vendas de fim de ano ocorreu no varejo alimentar especializado, que inclui locais como chocolates, bebidas e confeitarias, com 1,9%.

De acordo com Pedro Lippi, chefe de Inteligência da Cielo, as vendas do feriado deste ano foram mais fortes do que as vendas da Black Friday em novembro. De acordo com ele, as contribuições das indústrias de turismo e transporte para a taxa de crescimento do comércio eletrônico foram particularmente importantes. Segundo ele, “sem essa indústria, o e-commerce teria crescido 23,2%”.

Calendário de datas comemorativas importantes para o comércio

07/01 – Dia do Leitor

26/01 – Dia da Gula

30/01 – Dia da Saudade

16/02 – Carnaval

08/03 – Dia da Mulher

15/03 – Dia do Consumidor

04/04 – Páscoa

23/04 – Dia Mundial do Livro

01/05 – Dia do Trabalho

08/05 – Dia das Mães

25/05 – Dia do Orgulho Nerd

12/06 – Dia dos Namorados

28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+

13/07 – Dia Mundial do Rock

26/07 – Dia dos Avós

30/07 – Dia do Amigo

14/08 – Dia dos Pais

15/08 – Dia dos Solteiros

21/08 – Dia Internacional da Moda

Início de Setembro – Semana do Brasil

15/09 – Dia do Cliente

04/10 – Dia dos Animais

12/10 – Dia das Crianças

31/10 – Halloween

02/11 – Dia de Finados

25/11 – Black Friday

28/11 – Cyber Monday

25/12 – Natal

31/12 – Réveillon

ChatGuru

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É importante ressaltar ainda que o chatbot do ChatGuru se integra a sua conta comercial do WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais utilizadas no Brasil. Como resultado, sua comunicação se torna mais acessível e cômoda para o público.

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