Lembra quando ainda acreditávamos que robôs eram matéria de livros, filmes e ficção científica? Quando sonhamos com um futuro dominado por máquinas e por tecnologia capaz de lidar com as limitações humanas?
O futuro chegou, a inteligência artificial veio para ficar, e com isso, a tecnologia de chatbot desenvolveu-se tanto que hoje é amplamente empregada nos mais variados segmentos.
Mas não se assuste, isso não significa que perderá o seu emprego, mas sim que poderá realizar tarefas complexas e exigentes de forma mais simples e sem preocupações.
Neste artigo falaremos do melhor chatbot, a tecnologia artificial que nos próximos anos vai mudar tudo na área de atendimento ao cliente.
O Que São Chatbots?
Chatbots são uma tecnologia que utiliza softwares de inteligência artificial para realizar tarefas de forma automatizada e sem ajuda humana.
É uma ferramenta inovadora que permite aos usuários coletar e exibir informações, bem como simular conversas humanas.
É um programa desenvolvido para ter conversas inteligentes com um ou mais clientes e que fornece respostas automáticas a determinadas consultas.
Essa tecnologia interage com os usuários por meio de chat, seja do Facebook, WhatsApp, site ou SMS e ajuda as empresas a otimizar a experiência do usuário, gerenciamento de pedidos e solução de problemas.
São ideais para acompanhar os clientes em todo o processo de compra, pois são capazes de fornecer qualquer tipo de informação de que o usuário necessite.
Eliza, Primeiro Chatbot da História
A origem dos bots remonta desde 1950, quando o britânico Alan Turing estabeleceu as bases e os conceitos de computação e inteligência artificial.
O gênio matemático considerou a possibilidade de que as máquinas pudessem pensar e projetou o Teste de Turing, um postulado teórico que nos permitiu verificar em que medida seu comportamento inteligente era semelhante ao de um ser humano.
No entanto, apesar de suas ideias inovadoras e grandes contribuições neste campo, só foi a partir de 1956 que John McCarthy cunhou o termo inteligência artificial.
Pouco depois, em 1966, nasceu Eliza, o primeiro Chatbot criado pelo professor de ciência da computação, Joseph Wiezenbaum, no laboratório de inteligência artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Eliza foi pensada como um método para mostrar a superficialidade da comunicação entre homem e máquina e foi baseada em um sistema de reconhecimento de palavras-chave.
O resultado foi a criação do que é considerado o primeiro bot conversacional da história da informática, uma invenção que décadas depois daria origem aos Chatbots ou chats ao vivo que conhecemos hoje.
Então, Eliza não foi o melhor chatbot da história, mas teve um papel muito importante para o desenvolvimento desta tecnologia.
A Revolução dos Assistentes Virtuais
Os chatbots são usados principalmente para executar funções relacionadas ao atendimento ao cliente.
Eles se destacam por serem capazes de resolver os problemas e necessidades das pessoas de forma eficaz, por isso estão cada vez mais presentes no mundo digital por meio de interfaces conversacionais.
De fato, face à evolução desta tecnologia, call centers e chamadas por telefone irão sofrer grandes alterações à medida que as empresas adaptam o chat como canal de comunicação.
Apesar disso, os Chatbots não se limitam apenas a interagir com potenciais clientes, mas podem operar dentro das margens das empresas, podendo realizar tarefas afins, como gestão interna de despesas ou pendências.
Além disso, ao contrário da crença popular, o uso deste sistema não está disponível apenas para grandes marcas com grandes orçamentos, mas qualquer pequena empresa, projeto pessoal ou blog pode montar seu próprio Chatbot e adaptá-lo às necessidades de seu negócio.
Os custos de ter um Chatbot são altamente variáveis e dependem do número de sessões ou usuários que precisam comparecer e do número de ações programadas.
Existem várias plataformas como a ChatGuru que já permitem configurar Chatbots de forma intuitiva e sem a necessidade de conhecimento de códigos e layout web.
Com base, nisso, criamos uma lista de vantagens que você pode ver a seguir, para conhecer um pouco mais dessa plataforma, confira:
Chatbots da ChatGuru
Mais e mais empresas estão escolhendo Chatbots como parte de sua equipe de atendimento ao cliente.
Há várias razões para isso: os chatbots podem responder às perguntas dos clientes de forma econômica, rápida e em tempo real, outro motivo é a facilidade de instalação de um chatbot.
Uma vez que você tenha um bom serviço de chat ao vivo, leva alguns minutos para integrar um chatbot nele.
A seguir, estão os principais benefícios de usar bate-papos de IA para atendimento ao cliente por meio da ChatGuru:
Atendimento Ágil
Os chatbots da ChatGuru não precisam dormir, eles podem resolver os problemas imediatamente, independentemente de serem 4h ou 21h.
Isso é crucial para empresas que visam a geração do milênio (que podem estar impacientes). Isso permite que você melhore o suporte ao cliente e a experiência do cliente.
Escabilidade
Os chatbots podem lidar com um grande volume de solicitações com respostas semelhantes, isso os torna perfeitos para lidar com perguntas frequentes.
Além disso, os chatbots da ChatGuru não precisam de tempo para procurar respostas como os agentes humanos, isso ajuda a reduzir o tempo de serviço e os custos operacionais.
E eles também podem direcionar os clientes a um agente online se o sistema não puder resolver o problema, permitindo que os agentes humanos concentrem seus esforços em leads que já foram qualificados ou são promissores.
Os chatbots também aumentam a produtividade dos funcionários.
Maior Envolvimento do Cliente
Como os chatbots da ChatGuru você pode iniciar uma conversa com qualquer cliente sobre qualquer problema a qualquer hora do dia.
Eles se envolvem em interações amigáveis com os clientes, além disso, os assistentes virtuais fornecem apenas algumas informações por vez.
Dessa forma, não cansam os clientes com informações irrelevantes e desnecessárias, podendo manter conversas e os clientes em seu site por mais tempo.
Interações Proativas
Em geral, as empresas se envolvem em interações passivas com os clientes, ou seja, eles apenas respondem a indagações, mas não iniciam conversas.
Os bots da ChatGuru podem iniciar a conversa e informar os clientes sobre vendas e promoções, além disso, os assistentes virtuais podem oferecer páginas de produtos, imagens, postagens em blogs e tutoriais em vídeo.
Transações
Os chatbots da Chatguru podem realizar uma variedade de transações simples já que os chats online são especialmente procurados no setor de varejo.
Por exemplo, um chatbot pode ser usado para ajudar os clientes a encontrar a loja mais próxima, outros permitem que os clientes encomendem produtos.
Melhore a Experiência do Cliente
Embora os benefícios para uma empresa que usa chatbots incluam redução de custos (sua conta para a equipe de suporte de chat ao vivo será muito menor), o verdadeiro vencedor são seus clientes, é assim que um chatbot melhora a experiência do cliente.
Chat ao Vivo
Os clientes podem interagir com um chatbot da mesma forma que fariam em uma conversa online com funcionários de suporte ao cliente, então a curva de aprendizado para os clientes interagirem com chatbots é virtualmente inexistente.
Como muitos chatbots usam métodos de processamento de linguagem natural, eles podem analisar as perguntas dos clientes e fornecer uma resposta que atenda às suas necessidades.
A maioria dos chatbots da ChatGuru são perfeitamente integrados ao site da empresa ou aos aplicativos de smartphone, economizando ao cliente o tempo e o incômodo de pesquisar os recursos online da empresa em busca das respostas de que precisam.
Ou os clientes podem falar com sua marca a qualquer momento, sem sair de seus aplicativos de mensagens favoritos.
Por exemplo, no recente discurso de abertura do F8 2018 do Facebook, foi revelado que mais de 8 milhões de mensagens foram trocadas entre usuários do Facebook e empresas usando o chat ao vivo do Facebook.
Mas menos de 1% das empresas que têm um perfil no Facebook estão realmente usando essa tecnologia.
Atendimento 24 Horas
Sua equipe de suporte precisa dormir, mas seu chatbot não.
As necessidades dos clientes geralmente surgem fora do horário comercial, então eles precisam encontrar uma maneira de buscar respostas para perguntas vitais quando os membros da equipe de atendimento ao cliente não estão disponíveis.
A ChatGuru oferece aos seus clientes a oportunidade de obter respostas às suas perguntas a qualquer momento, para que eles não tenham que esperar por suporte ou um e-mail.
Consultas de Dados
Embora alguns chatbots sejam projetados para simular a conversa humana, eles também se desenvolveram em torno da ideia de permitir que os computadores façam as coisas para as quais foram construídos.
Lidar com tarefas chatas ou repetitivas, como cálculos ou pesquisas em bancos de dados.
É relativamente fácil conectar um chatbot com serviços de API para consultar as informações que os usuários exigem em bancos de dados e serviços de informação externos.
Experiência Guiada
Para facilitar o processo de compra do cliente, um chatbot pode aparecer na página de qualquer produto para oferecer informações adicionais, conteúdo de vídeo ou até mesmo um desconto.
Os chatbots também podem ajudar os clientes no processo de coleta de informações, como o item que desejam comprar, o método que desejam usar para adquirir o item e como desejam enviá-lo.
Eficiência, Flexibilidade e Personalização
Nossos chatbots atendem perfeitamente aos requisitos do cliente de acordo com os padrões e funcionamento da empresa, da mesma forma, podem ser programados para oferecer o contato telefônico ou e-mail de um consultor caso o sistema não consiga resolver uma questão específica.
E não só, mas também podem selecionar conteúdos e enviá-los de forma personalizada para atendimento exclusivo.
Analisam o Comportamento e as Demandas do Público
Os bots da ChatGuru são capazes de criar uma conversa fluida e natural, o que lhes permite avaliar com precisão as necessidades por meio de mensagens.
Graças a isso, as empresas podem detectar fragilidades em seus serviços, no comportamento das pessoas e até mesmo em seus interesses pessoais.
Comunicação Assertiva
Os chatbots respondem às demandas do usuário com precisão e não são emocionalmente reativos ao lidar com pessoas.
Esse fato faz com que evitem todo tipo de problemas e respondam aos clientes de maneira correta e sem perder a paciência, desta maneira, eles direcionarão o usuário para a compra ou contratação de serviços.
Qual o melhor chatbot WhatsApp?
Parece que, com o passar dos anos, temos menos tempo para esperar pelas respostas às nossas perguntas e que a tecnologia do futuro assumirá principalmente essa tarefa.
Assim, as evidências indicam que dentro de alguns anos a inteligência artificial e os assistentes virtuais passarão a desempenhar grande parte das funções relacionadas ao atendimento do cliente.
Embora essa tecnologia seja totalmente refinada e ideal, pode ser a melhor ideia oferecer um atendimento misto, ou seja, a combinação de serviço de Chatbots e funcionários.
Está interessado em agregar os chatbots na sua empresa? Então, entre em contato conosco por nossa página de contato ou por nossas redes sociais.
Sem dúvidas, pela opinião dos próprios clientes através de pesquisa NPS, a ChatGuru é o melhor chatbot, é a melhor plataforma para você impulsionar suas vendas pela Internet, e claro, com serviço 24 horas.
Se restou alguma dúvida, não hesite em nos enviar uma mensagem. Vamos adorar te responder!
Até mais!