Maturidade Digital nas empresas B2B: entenda o que isso significa

A tecnologia evolui em um ritmo cada vez mais rápido. Como resultado disso, as empresas são forçadas a acelerar sua jornada rumo à maturidade digital. Apesar desta tendência, ainda há escassez de informações sobre o setor business-to-business (B2B), que possui um processo de compra, em alguns aspectos, semelhante ao do mercado B2C, mas, em outros, […]

Giovanna Torreão

13/02/2023

maturidade digital

A tecnologia evolui em um ritmo cada vez mais rápido. Como resultado disso, as empresas são forçadas a acelerar sua jornada rumo à maturidade digital. Apesar desta tendência, ainda há escassez de informações sobre o setor business-to-business (B2B), que possui um processo de compra, em alguns aspectos, semelhante ao do mercado B2C, mas, em outros, bem diferentes. Lembre-se de que os indivíduos que realizam a pesquisa e fazem as compras no final devem ser o seu foco.

Pensando nisso, a publicação de hoje vai trazer detalhes sobre uma pesquisa realizada pela Opinion Box com a Ploomes que aborda a maturidade digital das empresas B2B. A ideia é auxiliar as empresas a entenderem melhor os desafios colocados por esse cenário, bem como os possíveis resultados que podem advir dele.

Confira agora!

O que significa maturidade digital para as empresas de hoje?

Quando falamos em empresas, o termo “maturidade digital” é usado para se referir ao grau em que a organização faz uso e conhece as tecnologias digitais. Dito de outra forma, podemos dizer que uma empresa atingiu um alto nível de maturidade digital se estiver bem avançada no processo de transformação digital.

A grande maioria das empresas ainda não atingiu a maturidade digital por vários motivos, um dos quais é que os resultados de seus esforços nem sempre são satisfatórios. Esse processo, no entanto, pode ser agilizado se as empresas definirem suas estratégias digitais de forma bem clara.

Indicadores de maturidade digital para empresas B2B

Os números mostram em qual ponto da maturidade digital as empresas se estabeleceram depois de todas as mudanças do contexto da pandemia.

De acordo com a pesquisa Opinion Box e Ploomes: Pesquisa Maturidade Digital – Set/2022, 68% das empresas que vendem para outras empresas no Brasil afirmam que são mais digitais hoje do que no início da pandemia. Outro ponto é que 73% dos entrevistados relataram um aumento na quantidade de tecnologia digital que usaram desde o início do ano de 2020.

A conclusão é que o setor B2B tornou-se muito mais digitalizado, com 61% dos entrevistados indicando que a maturidade digital de sua empresa é alta ou muito alta. Além disso, os que participaram da pesquisa disseram que os departamentos dedicados à tecnologia eram os mais sofisticados tecnologicamente em suas empresas.

A Importância Fundamental do Marketing e Vendas no Processo de Alcançar a Maturidade Digital

O marketing por e-mail é a segunda abordagem mais popular entre as empresas B2B (41%), seguida por eventos presenciais (32%) e eventos virtuais (29%). O marketing de rede social tem a maior taxa de adoção entre as organizações B2B (45%).

Além disso, é fascinante saber que 41% dos negócios usam o WhatsApp Business como uma de suas ferramentas, então há algo mais a ser levado em consideração. Os aplicativos mais usados são o gerenciador de redes sociais, ferramentas de e-mail marketing e outros programas semelhantes.

Para ter uma visão mais precisa da situação, a pesquisa comparou as informações que receberam de empresas que acreditavam ser mais maduras digitalmente com as informações de empresas que se acreditavam serem menos.

A partir disso, tornou-se bastante evidente que empresas tecnologicamente mais proficientes e maduras estavam mais inclinadas a praticar todas as abordagens ou coleção de ferramentas analisadas.

Embora existam inúmeras opções de gerenciamento de dados que fornecem automação, praticidade e painéis automatizados, nossa pesquisa sobre sistemas de gerenciamento comercial revelou que as planilhas ainda são o método mais usado. 

A administração dos negócios

Uma estatística surpreendente que demonstra o quão digitalizada nossa sociedade se tornou é o fato de que apenas 7% das empresas ainda dependerem exclusivamente de vendas de campo, nas quais os vendedores viajam para encontrar os clientes pessoalmente. 

Agora não tem mais volta, o mundo digital é uma realidade para as empresas B2B. Graças ao inside sales (também conhecido como sistema de vendas à distância), os negócios de hoje conseguem atender mais clientes de forma abrangente sem perder tempo em viagens que não são essenciais.

Ainda de acordo com a pesquisa do Opinion Box, 59% das empresas B2B obtêm a maior parte ou a totalidade de sua receita por meio do uso de uma força de vendas interna.

Novos recursos

“Posicionamento, branding, precificação, comunicação, atendimento, diferenciais competitivos e análise da concorrência.” São muitos os desafios enfrentados pelas empresas B2B e analisados no estudo. 

Quando questionados sobre os desafios mais significativos associados ao uso da tecnologia digital, 58% dos entrevistados citaram a dificuldade de prever como a ferramenta afetaria a produtividade.

Outro ponto destacado é que 56% das empresas lutam para adquirir o apoio da gerência com relação ao preço de uma ferramenta ou para demonstrar a necessidade da ferramenta, e 55% das empresas lutam para se concentrar na alternativa mais eficaz disponível.

A pesquisa revelou ainda que 63% dos entrevistados considerou como um diferencial a facilidade de integração com outras ferramentas. O mesmo percentual de pessoas disse valorizar a capacidade de interagir de maneira rápida e fácil com a equipe de suporte da empresa a ser contratada.

ChatGuru

O atendimento ao cliente tem um papel importante dentro de uma empresa B2B e, se você quiser simplificar o processo para os seus clientes e funcionários, é hora de conhecer as vantagens do ChatGuru. A nossa tecnologia permite que as empresas mantenham contato com sua clientela de maneira mais assertiva e eficiente e criem fidelidade em larga escala. 

O nosso software conta com uma série de ferramentas de otimização que vão desde a automação dos chatbots até o rodízio de atendimento dos agentes humanos. Como resultado da natureza adaptável da tecnologia que impulsiona nossa plataforma, sua organização pode adaptar as funcionalidades às necessidades exclusivas de cada um de seus clientes, aumentando assim a satisfação do cliente e reduzindo os custos operacionais.

Na prática, os seus clientes são capazes de interagir com chatbots para tirar dúvidas, marcar consultas e até fazer compras. Enquanto isso, os agentes podem lidar com as conversas mais complexas ou estratégicas com facilidade devido a recursos como o agendamento de mensagens, busca facilitada e funil inteligente. Em resumo, seus clientes ganham tempo de atendimento e seus agentes conseguem se concentrar nos chamados de maior valor. 

A capacidade do ChatGuru de acompanhar todas as interações de um usuário com o serviço, sejam elas iniciadas através de um bot ou por um agente, é outra forma de diferenciá-lo das alternativas concorrentes. Dito isto, ao examinar os dados em nossa plataforma, sua empresa pode aprender muito sobre as necessidades e dores dos seus clientes.

Além disso, a nossa plataforma é de fácil integração com o sistema de CRM já utilizado dentro da sua empresa. 

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