Previsões para o marketing de influência em 2023

É tudo sobre quem você conhece e como usa sua influência. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box no Brasil, quase metade dos consumidores online já comprou um produto depois de ouvir falar dele por um influenciador digital. Além disso, a plataforma Cupom Válido analisou dados da Statista e da Hootsuite e descobriu […]

Giovanna Torreão

14/01/2023

marketing de influência

É tudo sobre quem você conhece e como usa sua influência. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box no Brasil, quase metade dos consumidores online já comprou um produto depois de ouvir falar dele por um influenciador digital. Além disso, a plataforma Cupom Válido analisou dados da Statista e da Hootsuite e descobriu que o Brasil é o país onde os influenciadores têm um papel mais importante quando falamos sobre compras.

Outra informação interessante da Opinion Box é que os influenciadores incutem maior confiança na transação. Para 38% do público que já comprou algo por causa deles, ver outra pessoa usar e aprovar o produto foi o fator decisivo. Os 27% restantes dos consumidores foram lembrados de sua necessidade pelos produtos pela presença do influenciador.

O topo do funil de vendas é outro lugar onde o marketing de influência pode ser útil. De acordo com o relatório, quase um quarto dos compradores online (24%) fez uma compra por pura curiosidade, enquanto outro quarto (23%) confiou no julgamento do produtor de conteúdo.

Em 2023, as marcas ainda usarão essa influência para aumentar a receita. Mas o que devemos antecipar em termos de marketing de influenciadores? Saiba agora!

Previsões para marketing de influenciadores em 2023

Forças como propósito futuro, distribuição de conteúdo, ultrassegmentação e vendas via redes sociais provavelmente afetarão a conexão entre empresas e influenciadores. Os detalhes de sua operação são apresentados com mais detalhes aqui.

1. Valores combinados

É natural que as empresas sejam cautelosas ao formar alianças com indivíduos que não representam com precisão os valores de sua marca. Em 2020, por exemplo, 62% dos profissionais do setor relataram dificuldades em recrutar colaboradores alinhados aos objetivos e valores da marca, segundo pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media e Squid.

Mas hoje em dia o inverso também é verdadeiro. A maioria dos produtores de conteúdo (81,5%) concorda que é fundamental que as empresas se posicionem e indiquem claramente o que representam (65,4%), enquanto 65,4% já recusaram uma oportunidade de parceria por falta de alinhamento ideológico com a empresa. Os dados são do Estudo de Eleições e Influência, do YOUPIX.

Com a capacidade de receber pagamentos diretos dos fãs, os produtores de conteúdo agora têm mais liberdade nas decisões que tomam. Ou seja, observamos como ambas as partes estão alinhadas em termos de seus objetivos e ideais.

2. Para além das redes

O estudo Creators e Negócios, realizado pela YOUPIX e a agência Brunch, constatou que o conteúdo do Instagram representava 75% da renda dos influenciadores. No entanto, os influenciadores estão causando cada vez mais impacto em várias outras plataformas.

Sites, blogs, campanhas de e-mail, eventos e outras atividades das marcas devem fazer uso de conteúdo gerado por influenciadores. Para isso, as empresas precisam ir além dos limites das plataformas de redes sociais e considerar outros canais que podem se beneficiar a partir desta interação.

3. Variedade de mídias

Seguindo esse padrão, agências e empresas de publicidade devem estar dispostas a experimentar novas formas de conteúdo. Não são apenas plataformas emergentes como TikTok e Kwai que devem estar incluídas no planejamento estratégico.

Considere o fenômeno do podcast. De acordo com os resultados da Statista, mais de 40% dos internautas brasileiros estão consumindo conteúdo dessa maneira. No entanto, o Cenp-Meios informa que, no primeiro semestre de 2022, o áudio foi responsável por apenas 0,2% do total gasto com publicidade digital.

Newsletters são outro bom exemplo. Em apenas um ano, de dezembro de 2020 a novembro de 2021, o número de membros pagantes na plataforma Substack aumentou de 250.000 para 1.000.000.

4. A segmentação está em alta

Os melhores resultados do marketing de influenciadores não vêm necessariamente daqueles com o maior número de seguidores. As marcas podem aprender que tipo de desempenho antecipar de influenciadores médios e micro, aprofundando-se nos indicadores importantes, como engajamento.

A partir daí, eles precisam procurar provedores de conteúdo específicos de nicho, além das principais contas que são úteis no topo do funil de vendas. Afinal, eles sabem como lançar produtos e serviços para determinados dados demográficos da maneira mais eficaz. Com esse método, você pode dividir suas campanhas em partes mais gerenciáveis.

5. Mercado em tempo real

Ainda segundo a Opinion Box, no Brasil, 67% dos usuários seguem influenciadores do Instagram. Considerando que 55% dos consumidores já fizeram uma compra por indicação de um influenciador, essa é uma ótima receita para aumentar as vendas.

Entretenimento, marketing de influenciadores e vídeo podem ser reunidos de maneira eficaz por meio de Live Commerce nas redes sociais. Houve um aumento na tendência durante a pandemia e foi bastante lucrativo para os negócios. A partir de 2022, a eMarketer estima que esse setor valha US $500 bilhões.

Transmissões de vídeo ao vivo de influenciadores demonstrando itens e conversando com clientes formam a base do conceito. Depois disso, os usuários podem fazer compras diretamente no serviço.

ChatGuru

Conectar-se e envolver sua clientela é muito fácil com a ajuda das redes sociais. Você pode utilizar a tecnologia para potencializar ainda mais seu relacionamento com os consumidores na rede mais popular do Brasil, o WhatsApp. A solução do ChatGuru torna simples e eficiente para as empresas melhorarem a conexão e experiência dos seus clientes.

Experimente um de nossos chatbots do WhatsApp para conquistar a confiança do público, se destacar no mercado e aumentar as vendas. Com o pacote de tecnologia adaptável da nossa plataforma, sua empresa pode atender às necessidades específicas de cada um de seus clientes e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência. O ChatGuru permite que você programe um bot com habilidades de conversação semelhantes às humanas.

Os usuários vão interagir com os chatbots para iniciar o processo de atendimento, tirando suas dúvidas, marcando agendamentos e reservando vagas. Enquanto isso, a rotação de respostas automatizadas e uma infinidade de outras ferramentas permitem que os agentes naveguem habilmente até mesmo nas interações mais complicadas ou estratégicas. Com a plataforma ChatGuru, você pode combinar os dois melhores recursos dos dois mundos.

O ChatGuru conta ainda com um recurso que possibilita o registro de todas as interações do usuário com o serviço, sejam elas com um bot ou um ser humano. Dessa forma, fica mais fácil entender melhor seu público-alvo e identificar áreas de melhoria para sua equipe humana e seu bot. 

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