O ano de 2020 trouxe consigo a necessidade de reestruturação das estratégias de marketing e comunicação das empresas. Diante das restrições impostas, todas as etapas do processo – da geração de leads até o pós-venda – precisaram se adaptar a essa nova realidade. E a tecnologia se colocou, ainda mais do que antes, como protagonista das relações entre negócios e clientes.
Neste cenário, o WhatsApp mostrou-se uma importante ferramenta de relacionamento para as empresas. Instalado em 98% dos celulares dos brasileiros, o aplicativo está sendo ainda mais usado, com 4 entre 10 usuários afirmando que estão utilizando o aplicativo mais do que há um ano atrás. Além disso, 76% lançam mão do aplicativo de mensagens para se comunicar com empresas, enquanto 52% revelaram que compram produtos e serviços através dele. Os dados são de uma pesquisa da Opinion Box sobre o uso do WhatsApp durante a pandemia e mostram o alcance e potencial do app de mensagem para negócios.
No texto de hoje vamos falar como podemos utilizar o WhatsApp como ferramenta para geração de leads. Se você deseja garantir bons resultados, é preciso levar em conta as especificidades da comunicação pelo WhatsApp. Para te ajudar nessa missão, trouxemos aqui de que forma é possível elaborar uma estratégia de sucesso para a geração de lead para o aplicativo de mensagem e quais as vantagens aderir a ele. Confira!
Como gerar leads para o WhatsApp Business?
Um lead é uma pessoa que, de alguma forma, possui interesse em algum produto ou serviço da sua empresa. Já a geração de leads diz respeito ao processo por meio do qual as empresas conseguem informações sobre esses potenciais clientes.
Ao invés de lançar mão apenas de meios menos eficazes de atração — como publicidade em massa — as estratégias de geração de leads visam assertividade. Aqui, a comunicação entre cliente e empresa é iniciada por parte do usuário que, de alguma forma, se sentiu atraído por algo que sua empresa oferece.
Ou seja, gerar leads significa criar oportunidades de vendas e a conversão desses leads em clientes é o principal objetivo das estratégias de marketing. Sendo assim, o grande desafio de todas as empresas é criar estratégias eficientes para atrair mais leads, para então iniciar a comunicação e estabelecer um relacionamento.
Em geral, a geração de leads acontece por campanhas de e-mails, formulários e anúncios patrocinados. Mas, diante da popularidade do WhatsApp, é preciso identificar as novas possibilidades de comunicação e geração de leads.
1. Produza conteúdo relevante
O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para engajar seus potenciais clientes. Procure sempre disponibilizar materiais relevantes e valiosos, levando em conta o perfil daqueles que você deseja alcançar. Esse recurso é capaz de gerar valor para sua audiência e garantir uma avaliação positiva para a marca.
A ideia aqui é você produzir conteúdos digitais que possam ser baixados em troca das informações de contato. Webinars, cursos de treinamento, e-books, guias ou infográficos são algumas formas de captar leads seguindo uma estratégia baseada no marketing de conteúdo.
Vale lembrar que o Marketing de Conteúdo não precisa terminar aí. Com os leads de WhatsApp adicionados na sua agenda, agora é preciso nutrir uma relação. Assim, você pode investir, por exemplo, no envio de:
- conteúdo sobre interesses do lead;
- pesquisa de satisfação;
- ofertas personalizadas e exclusivas.
2. Recomendações
O serviço excepcional motiva o cliente a postar comentários favoráveis à empresa em suas redes sociais e a recomendá-los a seus familiares, amigos ou colegas. Desta forma, o chamado marketing de recomendação é acionado através dos clientes que se tornam embaixadores da nossa marca.
Além disso, dentro do Marketing de Recomendação também estão ações ativas para trazer novos clientes, a exemplo das indicações. Você pode investir em uma campanha desse tipo dentro do WhatsApp. Em geral, essas campanhas funcionam da seguinte maneira: se o cliente indica uma pessoa, que fecha negócio com a empresa, tanto o cliente quanto o amigo recebem um benefício, como um cupom de desconto ou outra bonificação. Dessa forma, os clientes atuam como uma força de vendas da empresa.
3. Campanhas Pay Per Click (PPC)
A publicidade paga é uma boa alternativa quando acabamos de lançar nosso projeto na Internet e ainda não temos tráfego orgânico. Crie o perfil dos seus potenciais clientes e oriente as suas campanhas para eles, selecionando as palavras-chave com maior ROI. Mas lembre-se de que é essencial direcionar esse tráfego pago para uma página de destino otimizada para atrair leads.
4. Divulgue seu WhatsApp
Para ampliar sua agenda de contatos no WhatsApp e, consequentemente, suas chances de vendas, você precisa dispersar seu número em diferentes plataformas. Considere deixá-lo disponível na sua assinatura de email, nas redes sociais ou crie um QR Code para divulgar seu link de conversa no WhatsApp em um site ou em materiais impressos. Desta forma, mais pessoas terão seu contato à disposição para iniciar um atendimento.
Uma outra maneira de chamar leads para conversar com você no WhatsApp é o Click to Chat. Esta ferramenta permite que o potencial cliente abra uma conversa através de um link, mesmo que ele não tenha seu número salvo.
Com o recurso conversa em um clique, você pode criar um link que vai redirecionar o usuário para uma conversa dentro do WhatsApp com seu número, deixando o caminho para entrar em contato é encurtado, porque basta um clique para dar início ao bate-papo. A conversa em um clique funciona no seu celular e no WhatsApp Web.
Esta ferramenta também possibilita incluir uma mensagem automática com uma frase previamente pensada. A mensagem pronta será exibida automaticamente no campo destinado ao texto em uma conversa. Assim, ele será auxiliado sobre como iniciar o contato e sua equipe de atendimento saberá exatamente de onde veio aquele lead.
Possibilidade de integração do WhatsApp com chatbots
Para garantir um atendimento ágil e de qualidade no WhatsApp mesmo com a crescente demanda, você pode contar com a automatização de processos. Através de uma Interface de Programação de Aplicações (API), como a da ChatGuru, é possível adicionar um chatbot à sua conta comercial.
Os chatbots são plataformas de software interativas que residem em aplicativos, chat ao vivo, e-mail e SMS e podem se comportar de maneira humana. Eles são uma ferramenta bastante valiosa para a automatização de processos de uma empresa e podem ser utilizados em estratégias para atrair mais clientes e gerar mais valor. Com eles, é possível criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento, baseado no funil de vendas, por exemplo. Assim, você economiza tempo e energia da sua equipe.
Vantagens de integrar o WhatsApp com um chatbot
1. Atendimento automatizado, ágil e de qualidade
Os chatbots oferecem a melhor resposta disponível em seu banco de dados e no menor tempo de resposta. Eles não estão sujeitos a horários ou cansaço, estando disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite que o consumidor desejar. Além disso, o chatbot é capaz de responder as dúvidas de vários clientes simultaneamente e de forma rápida.
De acordo com uma pesquisa da Forrester, empresa norte-americana que atua criando soluções para melhorar a experiência de compra dos clientes, pelo menos 53% dos consumidores tendem a desistir de uma compra quando não conseguem encontrar respostas rápidas para suas dúvidas, conforme esse mesmo estudo. Neste cenário, os chatbots são a solução.
Se você utilizar a estratégia de Click to Chat, por exemplo, como sugerido acima, seu cliente terá uma resposta imediata, alimentando o interesse dele e aumentando as chances de vendas.
Com isso, você conseguirá deixar seu time de atendimento concentrado apenas em assuntos mais estratégicos e complexos.
2. Coleta e análise de dados
A interação dos clientes com seu chatbot no WhatsApp pode servir para coleta de dados de consumo, comportamento e avaliações. Essas informações podem ser recolhidas e levadas para um sistema que possibilite a extração de relatórios.
Dessa forma, você consegue identificar quais são os produtos que mais consultados, as reclamações e sugestões mais frequentes, bem como dados qualitativos muito valiosos para inovar em produtos, serviços e geração de leads. Com a ChatGuru, você também consegue criar campos personalizados para os chats e associar informações relevantes, como CNPJ, razão social, data da última compra, e-mail, entre outras possibilidades.
As informações colhidas a partir das interações do bot podem, quando analisadas, ajudar na identificação do momento de maior evasão para que se atue exatamente no ponto crítico, aprimorando a experiência do usuário a fim de reverter este comportamento do cliente.
Esses dados também permitem que você tenha uma visão geral da satisfação de seus clientes, além de facilitar o mapeamento dos próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.
3. Nutrição de Leads
Quando desenvolvido para captar leads, um chatbot consegue recolher dados do usuário e ainda o Opt-in, que nada mais é que a autorização dada por um indivíduo para receber conteúdo da sua empresa no futuro. Além disso, ele é capaz de segmentar o público prospectado e conhecer melhor o seu cliente, gerando uma comunicação mais efetiva e resultados mais satisfatórios.
Na ChatGuru você pode configurar também gatilhos para envio de alertas diretamente em seu WhatsApp, desta forma, você recebe um alerta para cada venda, intenção de compra ou até mesmo se um lead mencionar algo.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre a plataforma desenvolvida pela ChatGuru que vai te ajudar nessa tarefa de criação de um chatbot e integração com diversos canais.