Mais de um bilhão de pessoas usam o Instagram todos os meses. Desses, estima-se que mais de 90% sigam pelo menos uma marca. Os números apontam a rede social como um canal fundamental para as marcas gerarem valor e alcançarem potenciais clientes.
Então, se você deseja aumentar o impacto da sua empresa inspirando tendências e impulsionando a descoberta de produtos de forma profissional, é hora de conhecer o Instagram Business.
A versão para negócios do Instagram apresenta informações cruciais sobre seus seguidores e a evolução do seu perfil. Veja a seguir tudo sobre a ferramenta!
O que é o Instagram Business?
Lançado em 2016, o Instagram Business é um tipo de conta criada exclusivamente para empresas, empreendedores e pessoas que estejam promovendo um serviço ou produto.
A conta integra um conjunto de ferramentas que facilitam o funcionamento das empresas no canal. Entre as possibilidades está a criação de publicidade, o desenvolvimento de um perfil comercial e monitoramento de informações dos seguidores na rede social.
Portanto, se a sua empresa ainda usa uma conta comum para promover os negócios, é hora de começar a avaliar a possibilidade de convertê-la para uma conta comercial. Mais na frente, você verá um passo a passo para este processo.
Quais as vantagens do Instagram Business?
A pesquisa Global Media Consumer, Platforms, da Ipsos Marketing, encomendada pelo Facebook, atual meta, revelou o Instagram como um dos melhores lugares para acompanhar as tendências, principalmente, quando comparado a outras plataformas.
De fato, de acordo com os resultados do estudo, 47% das pessoas associam fortemente o Instagram a um local onde a cultura ocorre. Além disso, o Instagram está fortemente associado ao processo de descoberta de marcas pequenas e locais por 44% dos entrevistados.
As pessoas podem aprender sobre o que há de novo e o que está por vir graças à plataforma do Instagram Businss. Esta rede social foi apontada pelos entrevistados da pesquisa como um dos melhores lugares para seguir seus próprios interesses e a melhor plataforma para seguir suas marcas preferidas.
Os anunciantes no Instagram Business são percebidos pelos seguidores como estando na vanguarda da moda e da cultura atual, além de serem considerados inovadores, relevantes e divertidos. O Instagram serve como um lugar para as marcas não apenas descobrirem o que está em alta, mas também gerar suas próprias ideias e compartilhá-las com um grande público.
Agora, vamos falar de forma mais prática sobre como as lojas podem se beneficiar do Instagram para negócios:
1. Conheça melhor seus seguidores com os Insights do Instagram Business
Com a versão para negócios da rede social, você tem acesso a uma Dashboard especial que vai ajudar a sua empresa a compreender melhor a sua audiência. Para assim, conseguir interagir com eles da melhor forma.
A partir da ferramenta Business Profile Insights é possível aprender informações cruciais sobre sua audiência.
Na aba “Sua Audiência”, é possível conferir dados demográficos dos seus seguidores – localização, idade, gênero-, bem como quando eles estão mais ativos na rede social.
Em “Conteúdos compartilhados”, tem-se uma visão geral sobre qual o tipo de conteúdo que mais se engaja entre eles.
Com o Instagram Business é possível desenvolver relações relevantes e expandir o seu alcance a partir de conexões e compartilhamento de interesses nesta rede social.
Afinal, esses dados permitem que você conheça seu público de forma mais profunda, munindo as suas equipes de informações para deixar suas estratégias mais eficientes e assertivas.
2. Faça uma loja com o Instagram Business
É possível configurar uma loja com o Instagram Business a fim de atingir novos consumidores com base nos seus interesses e transformar seu perfil do Instagram Business em uma vitrine dos seus produtos e serviços.
Você pode tirar proveito do conteúdo inspirador postado na rede social, marcando produtos nas postagens. Dessa forma, as pessoas são mais impactadas quando veem algo que amam no feed, Stories ou onde quer que estejam no aplicativo.
Dicas para sua loja com o Instagram Business
- Faça com que as pessoas saibam que sua empresa tem uma loja no Instagram. Para isso, você pode fazer um anúncio nos Stories e até mesmo mostrar aos seus seguidores como fazer buscas e navegar pela loja
- Use as tags de produtos nas suas imagens e vídeos no feed, Stories e Reels para alcançar novos clientes
- Mantenha seu catálogo de produtos sempre atualizado. Carregue várias imagens e fotos na sua loja, faça uma boa descrição dos itens, adicione cores e tamanhos disponíveis, bem como detalhes sobre o envio e tudo mais que possa ajudar os potenciais clientes na hora de comprar seus produtos
3. Crie momentos de compras e gere emoção
Você pode criar momentos de compras capitalizando as tendências culturais atuais e destacando seus itens. Como empresa, você tem a oportunidade de proporcionar aos clientes o prazer de uma experiência de marca memorável, além da comodidade de fazer compras em um único local.
É possível possibilitar momentos de compra desenvolvendo conteúdos centrados em assuntos que estejam genuinamente alinhados com seu público e sua marca. Em seguida, deixe seus itens no centro das atenções com destaque com etiquetas de produtos.
Para gerar emoção com as suas publicações, você pode usar adesivos de contagem regressiva e muitos outros teasers, criando entusiasmo na preparação para um grande lançamento.
Também é possível lançar itens apenas no Instagram para garantir que seus seguidores mais dedicados sejam os primeiros a descobrir sobre eles. Nestes casos, é possível aproveitar o recurso de lançamento de produtos se sua empresa estiver qualificada para usar o recurso de check-out do Instagram.
Isso permite que você use notificações push, fornecendo às pessoas a possibilidade de definir lembretes e gerar mais entusiasmo antes da liberação das vendas.
Você também pode atrair novos clientes incluindo tags de produtos em vários formatos, como Feed, Stories e Reels, bem como nas menções.
Como crie uma conta no Instagram Business para sua empresa
Ao seguir estas instruções, você pode criar uma conta totalmente nova desde o início ou transformar uma conta pessoal em uma conta corporativa.
Veja como configurar uma conta do Instagram para sua empresa:
1. Primeiramente, instale o aplicativo do Instagram no seu dispositivo, usando o sistema operacional iOS, Android ou Windows
2. Em seguida, inicie o aplicativo e escolha a opção Sign up
3. É hora de digitar seu endereço de e-mail ou escolher a opção Fazer login com o Facebook, se você deseja vincular suas contas comerciais do Instagram Business e do Facebook
4. Depois, defina um nome de usuário, uma senha para sua conta e preencha suas informações de perfil
5. Agora que você tem sua própria conta tradicional do Instagram é hora de fazer a mudança para uma conta do Instagram Business. Veja como:
INSTAGRAM BUSINESS: Como converter sua conta tradicional em uma conta comercial
Se você já tem uma conta pessoal na rede social e deseja apenas convertê-la em uma conta comercial. É só começar a partir daqui:
6. Vá até o seu perfil e acesse o menu no canto superior direito da tela
7. Clique em Configurações
8. No menu Configurações, selecione a opção Conta
9. Então, escolha a opção Comercial para cadastrar a sua conta como Instagram Business
10. Escolha a categoria que melhor se adapta à sua empresa e forneça as informações de contato pertinentes
11. Toque em Concluído
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