A Geração Z é formada por pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010. Conhecer a mentalidade deste grupo demográfico é crucial para as empresas que desejam capitalizar o poder de compra deles. Na publicação de hoje, nós vamos trazer algumas das diferenças mais surpreendentes entre as gerações e o que os eles priorizam nas lojas.
1. Não descarte o varejo físico
Primeira nativa digital, a Geração Z é aquela que passa mais tempo nas redes sociais. No entanto, quando se trata de comprar algum item, essas pessoas estão mais inclinadas a escolher lojas físicas.
Eles preferem as compras pela internet às compras na loja mais do que os baby boomers, mas ainda estão muito atrás dos Millennials – que nasceram entre 1981 a 1995. De acordo com a GWI, quanto mais jovem a Geração Z, menor a probabilidade de fazer compras online.
2. A mercadoria é mais importante do que as experiências
É um ditado comum que os millennials valorizam experiências acima de bens materiais ao fazer compras, e por boas razões. A “economia da experiência” nasceu nesta geração e está projetada para crescer para US $12 bilhões até 2023, de acordo com a GWI. Mas, embora a geração dos millennials valorize as experiências acima das posses, a Geração Z não percebe o mesmo valor.
Aqueles na Geração Z com menos de 20 anos, incluindo, aqueles que ainda estão na escola, são mais propensos do que qualquer outra faixa etária a dizer que escolheriam itens em vez de experiências. Além disso, eles são a segunda geração mais provável, atrás dos baby boomers, a dizer que preferem comprar na loja em vez de online.
Outro ponto que precisamos entender é que, para os membros da Geração Z, o Instagram é indispensável. Eles são mais propensos a utilizá-lo do que qualquer outro site de rede social mais de uma vez por dia. Seus gostos por arte contemporânea e fotografia, por exemplo, refletem essa predileção pelo visual.
As configurações de compras offline são um pano de fundo fantástico para eles selecionarem e compartilharem online devido à prevalência de interesses visuais que motivam grande parte de suas atividades online.
A incursão do Instagram no comércio eletrônico pode alterar essa dinâmica, mas, por enquanto, os mundos online e físico permanecem inextricavelmente ligados. É possível que a pandemia tenha aumentado a popularidade das compras pela internet, mas as lojas físicas ainda têm muito a oferecer.
3. Com relação a dinheiro e crédito, os membros da Geração Z têm uma perspectiva única
A internet tem um impacto profundo em quase todos os aspectos da vida da Geração Z, desde o entretenimento até as interações sociais. Pode-se entender, portanto, que eles preferem métodos de pagamento digitais e exibem comportamentos consistentes com o abandono total do dinheiro.
Os baby boomers, no entanto, são os que têm a menor preferência por dinheiro em todas as partes do mundo. Quando as pessoas ficam mais velhas, elas tendem a usar cartões de crédito em vez de dinheiro.
Dada a sua familiaridade com os métodos de pagamento digital, os membros da Geração Z podem não pensar em “moeda” como algo tangível, mas sim como somas prontamente disponíveis. Ou seja, os jovens em geral não estão usando as formas de crédito mais convencionais.
Em vez de mudanças nos hábitos de compra online entre gerações, pode ser mais fácil explicar essa preferência por dinheiro fazendo referência à disponibilidade de linhas de crédito convencionais.
Atualmente, apenas cerca de quatro em cada dez membros americanos da Geração Z têm acesso ao crédito. No caso dos membros da Geração Z com 20 anos ou menos, esse número cai para 31%.
No Brasil, chama a atenção a falta de educação financeira.O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se uniram para realizar um estudo. Eles descobriram que quase metade dos jovens brasileiros da Geração Z são inaptos financeiramente. O principal fator provavelmente é o desconhecimento: 19% das pessoas afirmam não saber fazer esse controle.
A porcentagem de pessoas em idade ativa na Geração Z ainda é bastante alta, em 78%. No entanto, nem a metade deles conta com emprego de carteira assinada, portanto, continuam tendo um estilo de vida altamente desestruturado.
Por aqui, a maioria dos jovens tomadores de empréstimos está localizada na periferia. Eles representam 17,5% do total, segundo pesquisa da Serasa Experian de 2015. A maior parcela dessas pessoas tem menos de 35 anos, não tem educação e é solteira.
Esses jovens adultos se sentem esperançosos em relação ao futuro, pois poderão obter bens que sua família não conseguia anteriormente. Isso é demonstrado em sua disposição de usar o crédito. O problema é que o otimismo nem sempre é recompensado com resultados positivos. Com isso, 23% dos inadimplentes brasileiros naquele ano eram jovens que viviam na periferia do país.
Outro ponto interessante da pesquisa da GWI é que a Geração Z foi identificada como sendo a mais propensa a relatar fazer compras impulsivas (23%), e muitos estão utilizando programas do tipo “compre agora, pague depois” para cobrir os custos dessas compras.
Um número crescente de pessoas, especialmente aquelas que estão apenas começando na carreira e são responsáveis por suas próprias finanças, estão usando esses métodos para preencher a lacuna entre sua renda e suas necessidades de compras.
Os compradores de uma geração mais madura tendem a ser mais econômicos, enquanto os membros da Geração Z são mais propensos a desembolsar dinheiro para conseguir o que desejam. Quase nove em cada dez baby boomers nos Estados Unidos preferem esperar que um produto entre em promoção antes de comprá-lo, mas apenas sete em cada dez membros da Geração Z compartilham dessa opinião.
4. Os clientes serão mais leais a uma marca que faz o bem
Apesar da Geração Z ser mais propensa a comprar em lojas físicas do que as gerações anteriores, ela também está sendo exposta a uma variedade maior de marcas por meio de canais digitais. Eles são os menos leais às empresas, pois é a geração mais inclinada a experimentar novos produtos depois de aprender sobre eles por meio de canais digitais, como redes sociais ou publicidade online.
Em outras palavras, os profissionais de marketing precisam se esforçar mais para reter a Geração Z como consumidor. Em comparação com os adultos mais velhos, esse grupo é menos propenso a acreditar que tem uma lealdade inata às marcas de que gostam. Além disso, os membros da Geração Z são menos receptivos às estratégias tradicionais de aquisição e retenção de clientes, como descontos e programas de recompensas.
Uma empresa pode conquistar a geração Z sem recorrer a incentivos monetários se dedicar tempo para aprender e adotar os valores mais importantes para esse grupo demográfico. Se a Geração Z pensam que as empresas estão fazendo o bem no mundo, é mais provável que comprem essas marcas.
Quase quatro em cada dez membros da Geração Z, querem que as empresas sejam socialmente responsáveis, e três em cada dez querem que as marcas retribuam às suas comunidades locais.
ChatGuru
Se uma empresa deseja estar presente no digital, oferecendo rapidez e praticidade, é importante contar com a tecnologia. A solução do ChatGuru permite que a sua marca ofereça um serviço exclusivo e adaptado às suas necessidades específicas, mas também escalável.
Os chatbots contam com a capacidade de padronizar processos e, ao mesmo tempo, personalizar as interações. O ChatGuru faz com que sua empresa possa oferecer assistência automatizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, para centenas de chats, integrando-se à conta do WhatsApp da sua empresa, o aplicativo mais popular do Brasil.
É mais provável que os clientes fiquem satisfeitos e leais à empresa se puderem entrar em contato com a sua empresa sempre que for mais conveniente para eles, tudo dentro de um aplicativo de fácil acesso.
Com o ChatGuru, sua empresa pode usar a automação a seu favor enquanto fortalece proativamente as conexões com os clientes. Descubra tudo o que puder sobre o ChatGuru para atender seus clientes da melhor forma.