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Inovação aberta: O que é, tipos e exemplos

Como resultado da pandemia do coronavírus, a inovação aberta tornou-se uma prioridade para as empresas, com profissionais de todas as áreas colaborando para o benefício comum. A inovação aberta, no entanto, não é um conceito novo, apesar de seu tom moderno. Já existe há mais de 20 anos. Os CEOs demoraram a dar atenção a […]

Giovanna Torreão

18/03/2023

inovação aberta

Como resultado da pandemia do coronavírus, a inovação aberta tornou-se uma prioridade para as empresas, com profissionais de todas as áreas colaborando para o benefício comum. A inovação aberta, no entanto, não é um conceito novo, apesar de seu tom moderno. Já existe há mais de 20 anos. Os CEOs demoraram a dar atenção a uma tese inicialmente proposta por um professor universitário até recentemente, quando a transformação digital e a era das startups realmente decolaram.

Na publicação de hoje, vamos explorar o que é inovação aberta e por que ela é mais importante do que nunca. Examinaremos muitos modelos de inovação aberta que você pode experimentar para impulsionar o crescimento e a mudança em sua empresa e discutiremos suas principais vantagens, tipos e instâncias de uso.

O que é inovação aberta?

Por meio da inovação aberta, as empresas convidam membros do público ou outras divisões da empresa a contribuir com seus esforços de Pesquisa e Desenvolvimento. As empresas podem se libertar das restrições de um modelo convencional e secreto que pode estar sufocando a inovação, derrubando as barreiras tradicionais entre departamentos e atraindo especialistas e pesquisadores externos.

Henry Chesbrough, um professor pesquisador da Universidade da Califórnia, Berkeley, propôs pela primeira vez a ideia de inovação aberta, ainda em 2003. No mundo globalizado de hoje, nenhuma organização, não importa quão grande seja, pode aproveitar todo o potencial da inovação por conta própria. De acordo com Chesborough, a estrutura da inovação aberta permite que as empresas adotem uma abordagem de inovação mais distribuída e promotora do crescimento.

Inovação aberta X Inovação fechada

  • Inovação fechada: Quando se trata de criar, gerenciar e manter ideias inovadoras de empresas, o paradigma convencional de “inovação fechada” enfatiza os recursos e o conhecimento internos. Nenhuma parte externa tem acesso ao conhecimento que está sendo mantido em sigilo dentro da corporação, geralmente, na divisão de pesquisa e desenvolvimento.
  • Inovação aberta: Ao convidar criativos externos, pesquisadores e especialistas no assunto, a inovação aberta contraria o método tradicional. A ideia por trás da inovação aberta é que, quando as pessoas trabalham mais juntas e compartilham mais informações, isso inevitavelmente levará a soluções mais criativas.

Tipos de inovação aberta

Na prática, a inovação aberta pode assumir diversas formas, permitindo que as empresas adaptem a ideologia às suas próprias necessidades. Analisando-as, podemos aprender a usá-la com mais eficácia, por isso, confira abaixo:

Com base em níveis de participação, podemos categorizar a inovação aberta em quatro tipos:

  • Intracompany: No primeiro tipo estão as iniciativas internas de inovação aberta da empresa. Embora possa parecer um desacordo com os princípios básicos da inovação aberta, a inovação do tipo Intracompany reúne recursos de várias divisões dentro da empresa.
  • Intercompany: Esta é a colaboração entre empresas. Um acelerador corporativo, por exemplo, é uma instância principal desta categoria.
  • Experts: A inovação aberta experts é aquela que solicita ajuda de pessoas de fora da empresa que possuem o conhecimento e a experiência necessários para fornecê-la.
  • Aberta ao público: Este tipo de inovação aberta é aquela que é visível ao público e recebe contribuições de qualquer pessoa de fora da empresa, independentemente de sua experiência ou posição.

Depois de definir o escopo de aplicação, podemos classificá-lo como sendo usado para um dos seguintes propósitos:

  • Marketing: Esforços de mercado voltados para a divulgação das mensagens da marca e para levar informações essenciais ao público-alvo.
  • Coletando insights: Recolha de informação destinada a analisar a evolução atual do mercado e as preferências dos consumidores.
  • Encontrando talentos: Contratar novas pessoas que possam melhorar o quadro de funcionários da empresa como um todo e aumentar sua eficiência.
  • Pesquisa e desenvolvimento: Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de Bens e Serviços Futuros.

Benefícios da inovação aberta

Por que sua empresa deveria pensar em implementar esse tipo de inovação? Aqui estão cinco maneiras pelas quais a inovação aberta pode ajudar as empresas que buscam trazer ajuda externa com sua pesquisa e desenvolvimento:

1. Acesse talentos

A demanda por desenvolvedores e especialistas em TI em domínios em desenvolvimento, incluindo finanças, segurança cibernética, healthtech, blockchain e tecnologias de realidade mista superam em muito a oferta, apesar dos esforços para ensinar mais pessoas nessas áreas. Colocar os ovos da sua empresa na cesta da inovação fechada reduz a probabilidade dela criar algo novo.

Com a inovação aberta, as empresas podem reunir os recursos do maior número possível de cérebros criativos para garantir que permaneçam competitivas.

2. Use recursos e ferramentas necessárias

Alguns novos negócios conseguem crescer juntando seus fundos, enquanto muitos outros falham totalmente por falta de fundos. É difícil fazer um negócio decolar se você não tiver recursos para investir nele, seja dinheiro ou tecnologia.

Com a ajuda da inovação aberta, as pequenas empresas podem formar alianças estratégicas com universidades e outras instituições de pesquisa, bem como com grandes corporações que possuem mão de obra e capital para colocar seus produtos no mercado.

3. Conteúdo gerado pelo usuário

A criação de conteúdo gerado pelo usuário é um meio poderoso pelo qual as empresas podem obter prova social e publicidade, apresentando as opiniões e sugestões de sua clientela. No entanto, você pode utilizar a cocriação para mais do que apenas marketing, esta também pode ser uma poderosa ferramenta para inovação.

O envolvimento precoce do consumidor na criação do produto permite que você crie um relacionamento com as pessoas que espera ajudar e inclua seus comentários no processo de design, aumentando a probabilidade de que o produto final atenda às suas principais preocupações e desejos.

4. Economize tempo e dinheiro em novos projetos

As empresas maiores têm uma tendência maior de ter problemas com a burocracia e retardar o progresso devido aos seus procedimentos rígidos. As empresas menores podem ser brilhantes, mas geralmente falham devido à falta de financiamento e apoio.

Uma cooperação pode encurtar os ciclos de desenvolvimento de produtos de grandes e pequenas empresas. A união reduz as exposições individuais das firmas ao risco.

ChatGuru

A importância do WhatsApp como meio de comunicação comercial é mostrada por esses resultados. A ideia por trás do ChatGuru é facilitar conversas frutíferas e envolventes entre empresas e seus clientes, utilizando o WhatsApp, que é a plataforma mais utilizada no Brasil. Isso é feito com a intenção de melhorar a qualidade da experiência de atendimento ao cliente e elevar o nível de produtividade dentro da empresa.

O software de bate-papo fornecido pelo ChatGuru serve como ponto de contato inicial, respondendo rapidamente às perguntas dos clientes e direcionando-os ao longo do processo. Isso elimina a necessidade de os clientes esperarem na fila por assistência ou lidarem com quaisquer outros impedimentos potenciais para a conclusão bem-sucedida de uma transação. Devido às competências técnicas de ponta que possuímos, estamos aptos a atender nossos clientes a qualquer hora do dia ou da noite.

Ao conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma, você terá acesso a uma ampla variedade de recursos poderosos desenvolvidos pelo ChatGuru. Esses recursos incluem chatbots, respostas rápidas, rotação de atendimento ao cliente, função inteligente automática e marketing direcionado.

Além disso, você tem a opção de receber relatórios mensais no formato que desejar. Você pode escolher os critérios que são mais relevantes para você, e os resultados do seu monitoramento serão enviados diretamente para sua caixa de entrada de e-mail ou pelo WhatsApp. Como consequência disso, o ChatGuru pode ajudar sua empresa a melhorar seus esforços de marketing e vendas.

É possível que a integração do ChatGuru com o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que sua empresa já usa possa ajudar sua empresa a economizar ainda mais tempo e esforço.

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