Google Analytics 4: veja as principais mudanças

O gigante das buscas está com novidades! O Google Analytics 4 chegou ao mercado e vem para substituir o Analytics Universal. A ferramenta conta com uma interface redesenhada, análises atualizadas e um método de coleta de dados que depende de aprendizado de máquina em vez de cookies. A coleta de dados e relatórios também foram […]

Giovanna Torreão

14/02/2023

Google Analytics

O gigante das buscas está com novidades! O Google Analytics 4 chegou ao mercado e vem para substituir o Analytics Universal. A ferramenta conta com uma interface redesenhada, análises atualizadas e um método de coleta de dados que depende de aprendizado de máquina em vez de cookies. A coleta de dados e relatórios também foram priorizados nesta atualização, além da experiência e privacidade do cliente Os novos recursos foram projetados para fornecer aos usuários análises mais abrangentes.

Mesmo que o sistema já esteja disponível, alguns usuários podem precisar passar por uma migração para aproveitar os aprimoramentos mais recentes do Analytics 4. Antes de começar a usar o novo sistema do Google, é preciso se familiarizar com as modificações feitas no lançamento. Confira com a gente!

Quais benefícios o Google Analytics 4 traz?

A mais recente versão da ferramenta gratuita de análise de dados e monitoramento de sites do Google é chamada de Google Analytics 4. A novidade substitui o Analytics Universal, um produto que estava disponível desde 2006.

O objetivo desta atualização, também conhecida como GA4, é ajustar-se às mudanças recentes no cenário online, como o desaparecimento de cookies de terceiros e mais ênfase na proteção das informações pessoais dos usuários. Com isso, a versão atualizada do sistema analítico possui uma nova interface de usuário e funcionalidades revisadas, como a coleta de dados e a geração de relatórios.

Explicando o funcionamento do GA4

O Google Analytics 4 foi criado para dar suporte a três sistemas diferentes: online, aplicativos e a integração desses dois modelos. Com isso, o GA4 permite uma análise multiplataforma.

Para fazer isso, o programa emprega um método de coleta de dados baseado em eventos. Os eventos do usuário englobam tudo o que acontece quando uma pessoa está usando um site ou aplicativo. Para a nova plataforma do Google, cada ação realizada por um usuário na página – clicar, pesquisar, etc – é um evento, e essas informações formam a base para os relatórios gerados.

Os dados para o novo Analytics são coletados com o uso de tecnologias de aprendizado de máquina. Com a ajuda da IA, a ferramenta pode se adaptar às preferências individuais de seus usuários enquanto eles exploram o site ou usam o aplicativo. Isso permite que a pesquisa de jornada e comportamento do usuário entre plataformas seja conduzida de maneira unificada, com acesso a insights mais ricos e dados mais refinados.

Como a nova versão do Google Analytics mudou?

O Google Analytics 4 se diferencia do Analytics Universal, principalmente, no quesito análise multiplataforma, que permite a fusão de dados coletados de sites e aplicativos.

Desde o lançamento do Analytics 4 Beta do Google, ainda em 2019, essa mudança tem atraído a atenção dos usuários. Essa análise combinada de web e app foi enfatizada no momento em que a tecnologia foi introduzida com o nome de App+Web.

No entanto, esta não é a única novidade. Há também modificações adicionais incluídas na atualização. Conheça os mais importantes na lista abaixo:

Estrutura

Logo de cara, é possível conferir o novo layout do sistema.

Até então, com o Analytics Universal, a estrutura era dividida em três partes distintas: Conta, Propriedade e Vista.

Com a versão do GA4, a coluna “Vista” foi substituída por “Fluxo de dados”. Na seção Fluxo de Dados, você pode conferir as métricas do site e do aplicativo ou escolher “Todos” para ver os dados de ambas as plataformas.

É importante lembrar, no entanto, que as métricas do aplicativo não são ativadas automaticamente. O Firebase é um serviço de análise do Google especificamente para aplicativos, e você precisará de uma conta por lá para visualizar os dados.

Uma vez que a aba Vista foi descontinuada, os usuários precisam criar suas visões no Google Data Studios.

Eventos

Como a ferramenta mais recente do Google realiza análises com base em eventos, ela vem com algumas configurações padrão para ajudar os usuários. No entanto, você deve ativá-las antes de poder acessar as informações.

Ou seja, o novo Analytics não configura automaticamente todos os eventos, ao contrário do antigo sistema, que exibia a maioria das informações assim que o usuário colocava a tag de pageviews.

O software inclui 85 eventos pré-configurados para aplicativos e 12 para sites, incluindo:

  • Visualizações de página
  • Downloads de arquivos
  • Pesquisa no site
  • Rolagem
  • Cliques de saída

Depois de fazer alterações na tag do Google, alguns eventos podem ser coletados automaticamente. No entanto, os eventos recomendados e personalizados precisam de configuração.

Tagueamento das URLs

O tagueamento de URL também está incluído no hall de aspectos que sofreram alterações no Google Analytics 4.

Antigamente, a ferramenta do Google exigia que cinco informações diferentes fossem fornecidas na URL personalizada para fazer análises especializadas no relatório de Aquisição.

  • Content
  • Campaign
  • Source
  • Medium
  • Term

No Analytics 4, conferimos a adição de parâmetros adicionais para análises mais abrangentes. Mais três parâmetros de utm foram adicionados a este conjunto:

  • Source Platform
  • Marketing Tactic
  • Creative Format

Mais privacidade

Embora as versões anteriores do Analytics Universal já fornecessem algum tipo de segurança para as informações dos usuários, os recursos de controle e privacidade aprimorados incluídos no Analytics 4 representam uma melhoria significativa.

O Google Analytics 4 não registra endereços IP e nem depende dos cookies. Em vez disso, ele usa aprendizado de máquina para modelagem de dados. Em resumo, o GA4 conta com mais privacidade de dados.

A adição de funções relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também é outra novidade da plataforma. Todos esses recursos foram pensados para ajudar as empresas a cumprir os requisitos da legislação de proteção de dados.

Integrado ao Google Ads

O Google Ads, plataforma de publicidade desenvolvida pelo Google, também está incluído no sistema GA4 para fornecer um rastreamento abrangente do caminho do usuário. Os dados do Google Ads agora podem ser importados para o Analytics 4, permitindo um monitoramento detalhado do sucesso da campanha patrocinada em termos de, por exemplo, tráfego e conversões.

Dessa forma, você pode acompanhar seu progresso em relação às suas metas, aprender mais sobre as experiências de seus clientes e ajustar suas campanhas para maximizar o ROI.

Novas métricas

Além das medidas disponíveis anteriormente no Analytics Universal, o Analytics 4 oferece quatro métricas adicionais para os usuários rastrearem. Com essas atualizações, a análise da taxa de rejeição deve ser mais precisa.

No Analytics Universal, a taxa de rejeição era medida conforme a interação do usuário com a página. Sendo assim, era preciso que o usuário navegasse de uma página para outra.

As métricas adicionais disponíveis no Analytics 4 modificam essa análise ao incluir KPIs de marketing. Agora, os usuários podem ser considerados “engajados” quando mantêm o aplicativo ou site ativo em primeiro plano por pelo menos 10 segundos.

Confira as 4 novas métricas do GA4:

  • Sessões engajadas
  • Tempo médio de engajamento
  • Sessões engajadas por usuário
  • Taxa de engajamento

Seguindo um alvo em diferentes domínios

O acompanhamento de vários domínios é simplificado no GA4 graças a melhorias na análise de plataforma cruzada. Na versão anterior do Analytics Universal, era necessário configurar o software para seguir um usuário conforme ele percorre os domínios.

Com o GA4, esse processo foi simplificado. Tudo o que você precisa fazer para obter as estatísticas é inserir os domínios ou subdomínios que deseja monitorar no programa.

Ao incorporar dados de navegação online ao aplicativo, os indivíduos que gerenciam mais de um site, vários domínios ou subdomínios podem rastrear as pessoas à medida que se movem entre eles.

Quando o Analytics Universal será totalmente substituído pelo GA4?

Embora a versão beta do novo Analytics tenha ocorrido em outubro de 2022, a mudança do GA Universal para a nova versão não será concluída até julho de 2023. A previsão é que, em 1º de julho, o Analytics 4 será implementado em todas as propriedades.

A partir desta data, as contas GA Universal não realizarão mais a coleta de dados. Portanto, a contagem de acessos e demais dados serão zerados para todos que utilizarem a ferramenta nessa data sem migrar para o novo sistema Analytics.

Até lá, os usuários podem continuar usando o Analytics Universal ou podem atualizar para a versão mais recente e começar a aproveitar a interface redesenhada. Antes da data de migração, o Google aconselha os usuários a exportar seus relatórios históricos e depois mudar para o Google Analytics 4 para começar a coletar dados na nova ferramenta.

Já toda a transição das contas do Analytics 360 deve ser concluída até 1º de outubro de 2023. 

Há alguma restrição imposta pelo GA4?

O limite de dados, conhecido como acessos, de 10 milhões a cada 30 dias ainda está em vigor no Analytics 4. Quando esse volume é ultrapassado, os dados não são mais representativos do todo.

Além disso, o Google Analytics 4 adiciona algumas novas restrições:

  • Contas: cada conta de Gmail tem o limite de criar e ser administrador até mil contas no GA.
  • Propriedade: Cada conta do GA pode ter até 100 propriedades
  • Eventos: Podem ser criados até 500 eventos por propriedade
  • Eventos de conversão: Podem ser criados até 30 eventos para configurar como conversão
  • Retenção de dados: Os relatórios exploratórios só podem puxar as informações em um histórico de 14 meses. Os relatórios padrões não possuem esse limite 

Como posso obter o Google Analytics 4 e começar a usá-lo?

Todas as novas contas criadas após 14 de outubro de 2020 são compatíveis com o Analytics 4 Beta. Com isso, esses usuários não precisam executar a migração do Analytics Universal para o Analytics 4.

Os proprietários de propriedades que começaram a usar o Google Analytics antes dessa data precisarão atualizar para a versão mais recente do programa. Um assistente de configuração, criado pelo Google para facilitar a mudança do usuário, pode ser utilizado nestas situações. Para isso, basta:

  • Fazer login na conta pelo Google Analytics
  • Clicar em “Administrados” e depois em “Propriedade”, no Menu
  • Então, selecionar “Assistente de configuração do GA4”
  • Em seguida, apertar na opção “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”
  • Por fim, acessar a propriedade e seguir as orientações do assistente

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