Descubra como ganhar dinheiro com o seu negócio na Copa do Mundo

Natal, Dia das Mães, Carnaval ou Páscoa. Quando falamos em negócios, as datas comemorativas têm uma grande importância. Não importa o tema, há muito dinheiro a ser ganho. Eventos especiais como a Copa do Mundo, que não ocorrem todos os anos, têm um lugar especial para as empresas. A competição esportiva é mais do que […]

Giovanna Torreão

08/10/2022

COPA DO MUNDO

Natal, Dia das Mães, Carnaval ou Páscoa. Quando falamos em negócios, as datas comemorativas têm uma grande importância. Não importa o tema, há muito dinheiro a ser ganho. Eventos especiais como a Copa do Mundo, que não ocorrem todos os anos, têm um lugar especial para as empresas. A competição esportiva é mais do que apenas um passatempo internacional, ela cria possibilidades e tem um efeito importante na economia.

Se engana quem pensa que apenas as 32 nações em disputa sentirão os efeitos do resultado da Copa. Em todo o mundo, as pessoas sintonizam para assistir à Copa do Mundo da FIFA. Nesta edição do Catar, cerca de 4 bilhões devem acompanhar o evento esportivo. Como resultado, as previsões para a economia são bastante otimistas.

Apesar da disputa acontecer a mais de 11 mil quilômetros de distância do Brasil, a história mostra que a Copa do Mundo sempre inspira o País. O orgulho dos brasileiros é reforçado a cada quatro anos quando eles vestem verde e amarelo, pintam as ruas e se reúnem para assistir e vibrar com os jogos.

O estudo Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, da Globo, revelou que 56% afirmam que vão comprar algum produto por conta da Copa. Moda, eletrônicos, supermercado, bebidas, artigos esportivos, entre outras categorias, fazem parte da preparação para a Copa.

“Quanto mais ativações as empresas fizerem dentro do universo do futebol, maior será a possibilidade de elas estarem em contato com seu cliente potencial. Afinal, a partir do segundo semestre, tudo irá girar em torno da Copa do Mundo. As companhias que não interagirem com esse tipo de universo, certamente ficarão para trás nesse processo de conquista de atenção junto ao consumidor”, afirma Bernardo Pontes, Especialista em marketing esportivo, em entrevista à Exame.

Os profissionais de marketing querem lucrar com esse entusiasmo, incluindo jogadores da seleção brasileira e outras figuras e símbolos relacionados ao futebol em seus anúncios. “Uma das tendências que vejo com forte viés para esse momento é o marketing de influência. Personalidades esportivas terão cada vez mais relevância nesse momento para fazer a aproximação do produto/serviço com seus respectivos clientes”, considera Bernardo. 

Vale destacar que, com a Copa do Mundo adiada para o período de 20 de novembro a 18 de dezembro, as expectativas, que já são altas para o segundo semestre de negócios devido a uma série de promoções sazonais e ocasiões comemorativas, se tornam ainda maiores.

Começando logo após a Black Friday e terminando perto do Natal, os anunciantes antecipam uma grande temporada, ainda mais longa que o normal, para ativar seus consumidores e aumentar suas vendas em todos os lugares, mas especialmente no Brasil, onde o futebol é o esporte mais popular entre 65% da população, de acordo com uma pesquisa da Nielsen.

Um relatório realizado pela Teads, plataforma de mídia mundial, em colaboração com o Global Web Index, descobriu que 79% dos brasileiros querem assistir a Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar. Isso é superior à média de 76% na América Latina. Já o percentual de pessoas que se identificam como “apoiadores incondicionais do campeonato” é de 59%, também superior à média latino-americana, que está em 54%.

E é principalmente entre esse grupo que as empresas realizam engajamento imediato: 74% usarão sites e portais de notícias esportivas como a principal fonte de informação durante a Copa do Mundo e 54% dos torcedores de futebol costumam usar a internet para planejar suas compras, contra 45% da média nacional.

Busca por eletrônicos

Em relação aos fãs de esportes mais dedicados, sabemos que televisores e smart TVs serão a escolha mais popular para assistir aos jogos (94%), seguidos por smartphones (79%) e desktops e laptops (63%).

Espera-se que muitos espectadores comprem novos eletrônicos antes do início da Copa do Mundo. Ao todo, 41% dos entrevistados afirmam que vão comprar uma TV, 24% dizem que desejam trocar de smartphone, 23% vão buscar atualizar seu pacote de TV, e 17% atualizar seu computador. 

Setor de turismo também deve aproveitar a Copa do Mundo

De acordo com Roberto Nedelciu, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a Copa sempre foi uma atividade importante para todo o setor, mas o contexto pós-pandemia pode ter ampliado esse desejo por roteiros de viagem. 

A situação atual de imunização reforçada, abertura de fronteiras e gestão da pandemia contribui para o aumento da demanda por viagens, não apenas para um evento tão grande quanto a Copa do Mundo, mas também para lugares no Brasil e fora do mundo, conforme observado pelo presidente da Braztoa, em entrevista à CNN.

Até o final do ano, a previsão é de que o evento tenha gerado receitas superiores a US$ 33 milhões ou R$ 175 milhões.

Paulo Itabaiana, diretor-gerente da Teads, diz que, apesar das dificuldades econômicas que o país enfrentou este ano, a próxima temporada de compras de fim de ano apresenta uma chance de capitalizar uma tendência de alta no comércio, porque a grande maioria dos brasileiros planeja fazer pelo menos uma compra durante esse tempo.

Entenda o potencial de negócios da Copa

Não se pode pensar em Copa do Mundo sem roupas de times, bandeiras e acessórios divertidos. Os vendedores podem esperar um retorno sobre seu investimento (ROI) da produção de produtos personalizados com esquemas de cores e identidades de marca exclusivos.

Os clientes podem ser atraídos e continuar voltando com a ajuda da estratégia de oferta de exclusividade, que pode ser implementada na forma de designs exclusivos de produtos, oferta limitada de um item desejado ou até mesmo um tempo de resposta mais rápido na entrega do item em si.

Procure entender o que os consumidores estão procurando nas lojas antes da Copa do Mundo e use essas informações para inspirar mercadorias realmente originais. 

Descubra quais produtos são mais procurados durante a Copa do Mundo e pense em como você pode usar alguns deles no seu negócio:

  • Álbuns de figurinhas
  • Camisetas
  • Bonés
  • Broches
  • Acessórios
  • Bandeiras
  • Bandeirolas
  • Buzinas
  • Televisores
  • Sistemas de som
  • Pipoqueiras
  • Bebidas alcóolicas e não alcóolicas
  • Espetinhos e churrasquinhos diversos
  • Comidas prontas

Alguns dos nichos de mercado com maior potencial em períodos de Copa do Mundo são: 

  • Bares e restaurantes
  • Eletrônicos
  • Turismo
  • Locação de telões
  • Locação de mesas e cadeiras
  • Serviços para festas em geral
  • Iluminação decorativa
  • Lojas de fantasias
  • Pinturas temáticas
  • Manicure e pedicure
  • Loja de presentes

Indo além de itens festivos e esportivos

A Copa do Mundo é uma oportunidade fantástica para os donos de empresas capitalizarem em um dos esportes mais populares do Brasil. Como vimos, a previsão é que a Copa do Mundo traga bilhões de dólares quando começar em novembro deste ano.

Em preparação para o maior torneio de futebol do mundo, aqueles que são capazes de capitalizar esse fenômeno e entender como fazê-lo de forma eficaz, ganham em lucro. O marketing de oportunidade é um tipo de promoção em que um empresário aproveita um assunto que está em alta no momento para atrair novos clientes.

Mesmo que sua empresa não atue diretamente com itens relacionados com a Copa do Mundo, é possível fazer ações e entrar no clima da competição. É possível desenvolver um conteúdo de destaque ligado ao esporte para atrair mais clientes, sem necessariamente vender algo relacionado com o universo esportivo. O importante é fazer uma estratégia de como você vai aproveitar o espírito do evento que faça sentido para o seu negócio e o seu público.

Como ganhar dinheiro com o seu negócio na Copa do Mundo?

Faltando pouco menos de dois meses para o início da Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, a preparação é fundamental para acompanhar a demanda e aproveitar ao máximo o mercado frenético da bola. Por isso, certifique-se de antecipar seus planos de mídia e determinar quais formatos atingirão de forma mais eficaz seu público, buscando entender o ponto de vista do consumidor e as intenções de consumo neste momento.

Use benchmarking

Observe o mercado e seus concorrentes de perto usando “benchmarking” para comparar custos, observar tendências do setor e manter-se atualizado. Esse método é crucial para detectar mudanças no mercado e desenvolver planos de negócios inovadores.

Esteja nas redes sociais

Use sua imaginação a seu favor criando conteúdo especial para seus seguidores e desenvolvendo abordagens exclusivas para vender seus produtos (como ofertas e descontos em pacotes). Esse conselho é especialmente importante se o seu nicho não tiver uma relação tão óbvia com o evento.

Crie um material que seja útil para seu público e, em seguida, certifique-se de que eles possam obtê-lo pelos melhores canais. Envolva seu público da maneira que você acredita que será mais benéfica para sua empresa, seja por meio de pesquisas, vídeos curtos, conteúdo com curiosidades, respostas a comentários ou qualquer outra alternativa que faça sentido para a sua realidade.

Tenha cuidado com as marcas licenciadas

A Copa apresenta uma tremenda oportunidade econômica, mas devemos ter o máximo de cautela com as marcas licenciadas. O uso indevido de símbolos oficiais como o emblema da FIFA pode levar a sérios problemas. Por isso, busque alternativas criativas.

Faça estoque

A compra de estoque para a temporada de jogos é o primeiro passo de qualquer estratégia bem pensada. Para evitar compras desnecessárias, veja os dados anteriores de feriados e ocasiões importantes (como Carnaval, Dia das Mães, Natal etc.). Uma outra dica é tentar negociar descontos e brindes com fornecedores.

Invista na decoração

Se sua empresa conta com um espaço físico, uma sugestão é investir na decoração do ambiente para colocar clientes e colaboradores no clima da Copa do Mundo. Bandeiras, trajes, distintivos, serpentinas, copos, a bola oficial da Copa, botões e pins são todos componentes potenciais.

Aposte na tecnologia para escalar seu atendimento

A tecnologia é uma ótima opção para as empresas que sentem a necessidade de aumentar a capacidade de atendimento, mas não desejam fazer um grande investimento. O ChatGuru é a solução perfeita para escalar a comunicação do seu negócio.

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