Os profissionais de marketing não podem promover suas empresas sem aplicativos. Altamente populares, eles estão se tornando essenciais para a construção do relacionamento entre empresas e clientes. O uso de aplicativos ultrapassou o uso de navegadores da Web em dispositivos móveis nos Estados Unidos. Estima-se que as pessoas passam 80% do seu tempo nos apps.
Como resultado, o valor vitalício de um cliente que baixou seu aplicativo é maior e é mais provável que ele permaneça um cliente fiel. O Google e a Kantar realizaram uma pesquisa mundial na qual 87% das lojas afirmaram que os usuários de aplicativos são mais leais e têm um valor vitalício maior do que os não usuários.
Por causa disso, não surpreende que os profissionais de marketing estejam mudando seu foco para aplicativos móveis. Na verdade, durante o próximo ano, 81% das lojas físicas e 75% dos comerciantes online desejam aumentar os orçamentos de marketing de aplicativos.
O desenvolvimento de um banco de dados tem muito a ganhar com o uso de aplicativos
Os aplicativos não apenas ajudam na retenção de seus clientes mais valiosos, o que é crucial em tempos de instabilidade econômica, mas também podem ser úteis para estabelecer uma base sólida de consentimento dos coleta de dados. Uma forte abordagem direta está se tornando vital para competir e ter sucesso no mercado de publicidade, à medida que o setor se afasta dos cookies de terceiros e de outros identificadores.
Hoje em dia, os profissionais de marketing estão bem cientes das prioridades competitivas e compensações em seu campo. Por isso, trouxemos aqui três etapas essenciais, elencadas pelo gigante Google, a serem seguidas para garantir o sucesso do plano de marketing do seu aplicativo agora e no futuro.
1. Priorize o uso de fontes primárias
É do conhecimento comum que as empresas que fazem uso de seu próprio conjunto de dados têm mais sucesso do que seus rivais. Em comparação com empresas com integração de dados mais fraca, aquelas que usam fontes de dados primários obtêm um aumento de receita adicional 1,5 maior com uma única campanha de anúncio, comunicação ou divulgação.
Além disso, a lacuna entre as empresas que têm uma base sólida de dados primários permitidos e aqueles que não são permitidos está aumentando à medida que o uso de identificadores pessoais continua caindo.
Ou seja, o Google destaca que é crucial desenvolver dados primários criando uma via de mão dupla com os clientes, entregando valor em troca, e os aplicativos móveis podem desempenhar um papel fundamental nesta estratégia.
As empresas precisam fornecer aos consumidores um incentivo para compartilhar suas informações com elas. Para isso, é possível pensar em um programa de fidelidade ou uma experiência omnichannel aprimorada, a exemplo de um check out mais rápido na hora das compras.
Uma pesquisa recente do Boston Consulting Group demonstra que o direcionamento de determinados subconjuntos de clientes com otimização de troca de valor personalizada e programas de incentivo pode aumentar ainda mais a eficiência geral. Por exemplo, a geração Z e os pais com filhos pequenos estão mais inclinados a compartilhar seus endereços de e-mail por recompensas de valor mais baixo do que as pessoas aposentadas.
Estudos recentes de desenvolvedores de aplicativos descobriram três práticas principais para implementar uma estratégia bem-sucedida de coleta de dados de aplicativos próprios:
- Primeiro passo: você deve dizer às pessoas exatamente como pretende utilizar seus dados.
- Segundo passo: demonstre como você irá aprimorar a experiência do cliente em troca de suas informações.
- Terceiro passo: incentive-os a se inscreverem em uma conta dentro do aplicativo e fazer login.
2. Melhore a transição da web para o aplicativo
Sua estratégia de aplicativo também deve priorizar a integração das experiências do usuário online e offline. Embora seja verdade que os profissionais de marketing devam priorizar facilitar as transições dos usuários entre online e offline, eles também devem ter em mente como os usuários irão interagir com seus produtos em diferentes plataformas.
Em uma sessão típica de 30 minutos, os consumidores usarão seus dispositivos móveis cinco vezes no navegador e dez vezes em aplicativos, conforme levantamento Google/Greenberg, U.S., de, 2020. Portanto, a transição da web para o aplicativo pode afetar a forma como as pessoas se sentem em relação à sua marca e a probabilidade de fazer uma compra.
Se um consumidor está procurando um presente em seu dispositivo móvel, por exemplo. Os resultados da pesquisa podem levá-lo ao anúncio da sua empresa e, se você configurar links diretos, eles serão transportados diretamente para seu aplicativo, onde poderão optar por criar uma conta e preservar os detalhes de pagamento para compras futuras. Ao usar links diretos, os profissionais de marketing podem melhorar as conversões em média mais de duas vezes, ainda segundo dados do Google.
No entanto, devido às divisões frequentemente existentes entre desenvolvedores da Web e equipes de marketing, a execução técnica dessa experiência simplificada pode ser um desafio. O Web to App Connect, do Google, é uma nova coleção de ferramentas projetadas para simplificar o processo de criação de conexões profundas para uso por equipes de marketing e desenvolvedores. A sua empresa pode se inscrever para testar o Web to App Connect quando entrar na versão beta ainda este ano.
3. Ajuste-se às especificações em evolução das plataformas iOS e Android
A medição de aplicativos tornou-se mais difícil como resultado de atualizações recentes na plataforma da Apple, como a estrutura AppTrackingTransparency e o SKAdNetwork (API de mensuração), mas ainda há coisas que você pode fazer para progredir.
“Para aprimorar a modelagem de conversão e a precisão dos relatórios de suas campanhas de aplicativos para iOS, você deve considerar a mensuração do dispositivo, uma nova solução de privacidade divulgada neste ano”, orienta o gigante de pesquisas.
Os profissionais de marketing que dão alta prioridade e investem na estratégia de aplicativos estarão em uma posição mais forte para criar resultados comerciais reais hoje e no futuro, independentemente, de como o comportamento do consumidor ou o ambiente de privacidade mude.
O potencial do WhatsApp
No quesito estratégia comercial e aplicativo no Brasil, não tem como deixar de falar do WhatsApp. O app de troca de mensagens está instalado em 99,2% dos dispositivos móveis e é encontrado em 54% das telas iniciais dos smartphones, conforme pesquisa Panorama da Opinion Box e Mobile Time.
A comunicação entre empresas e clientes se torna mais fácil e ágil a partir do WhatsApp, permitindo uma relação de fidelidade em larga escala. No entanto, para que as marcas consigam aproveitar ao máximo o potencial do app, é preciso contar com ajuda da tecnologia. É aqui que entra o ChatGuru.
A plataforma ChatGuru é uma ferramenta que ajuda as empresas a desenvolverem uma abordagem confiante para utilizar plataformas de mensagens instantâneas. É uma abordagem rápida e simples para aprimorar o atendimento ao cliente.
Dos chatbots até o rodízio automático de atendimento, passando pelo funil inteligente, a nossa plataforma pode ser personalizada para se adaptar às necessidades de cada negócio e perfil de cliente, agilizando as interações e reduzindo custos.
Além disso, a capacidade do ChatGuru de acompanhar todas as interações de um usuário com o serviço, sejam elas iniciadas por um bot ou por um agente, é outra forma de alavancar a sua experiência. Afinal, ao avaliar os dados em nossa plataforma, você poderá aprender muito sobre seu público-alvo.