Dicas de última hora para impulsionar as vendas da Black Friday

A edição de 2021 da Black Friday no Brasil deve ser a maior já registrada desde o lançamento da data comemorativa no País. Um estudo da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), identificou que o crescimento na intenção de compra para este ano deve ser de 14,7%. Segundo a pesquisa, cerca de 72% dos […]

Giovanna Torreão

26/11/2021

Black Friday

A edição de 2021 da Black Friday no Brasil deve ser a maior já registrada desde o lançamento da data comemorativa no País. Um estudo da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), identificou que o crescimento na intenção de compra para este ano deve ser de 14,7%. Segundo a pesquisa, cerca de 72% dos consumidores pretendem fazer compras online durante o evento, que vai acontecer na última sexta-feira de novembro (26).

Ainda segundo o levantamento, quando perguntados se fizeram alguma compra na Black Friday do ano passado, online ou em lojas físicas, 76,5% dos entrevistados afirmaram que sim. No entanto, ao responderem se pretendem comprar este ano, este número sobe para 87,75%. Isso representa um aumento de 14,7% na intenção de compra da Black Friday 2021 em relação à última edição. E mais da metade (55,84%) dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir produtos e serviços cujos preços variam entre R$500 e R$3 mil.

Se você deixou para última hora e não planejou nada para a campanha de Black Friday, nem tudo está perdido. Aqui, nós trouxemos quatro dicas de última hora para impulsionar as suas vendas de Black Friday. Confira!

1. Estabeleça o que você gostaria de oferecer aos seus clientes

Naturalmente, a primeira etapa do planejamento da sua campanha de Black Friday deve ser a definição das ofertas que serão oferecidas. Por isso, avalie o nível de desconto que despertaria os interesses de seus clientes, mas que ainda garanta que sua empresa obtenha um lucro saudável. Em seguida, analise quais os tipos de produtos que você tem atualmente em estoque e aqueles que gostaria que fossem vendidos antes do final do ano.

No entanto, neste ponto, é importante lembrar que não tem oferta mais atraente do que aquela que o cliente não tem dúvidas de que é real. Afinal de contas, os seus consumidores leais e até mesmo aqueles que ainda não se converteram efetivamente, mas que visitam seu negócio e desejam algum item, costumam saber os valores dos produtos. Sendo assim, nada de falsas promoções, recorrer a esse tipo de artifício pode gerar comentários negativos nas redes sociais e sair muito caro para a reputação da sua marca.

Para cativar a atenção dos clientes, você pode oferecer, além dos descontos, alguns incentivos adicionais para incentivá-los a voltar. Por exemplo, frete grátis ou cupons de desconto para uma próxima compra.

2. Aproveite as vantagens das redes sociais

Se você deixou o planejamento da sua campanha de Black Friday para a última hora, aproveite o tempo que lhe resta para fortalecer sua presença nas redes sociais. Você pode investir em postagens orgânicas e anúncios chamativos para capturar a atenção dos clientes e potenciais clientes. 

Um levantamento feito pela Sprout Social mostrou que, entre as ações que os consumidores realizam quando seguem marcas nas redes sociais, 91% visitam o site ou aplicativo da marca, 90% compram da marca e 86% escolhem essa marca em vez de um concorrente. A pesquisa destaca a importância dessas plataformas e o poder de engajamento com os seguidores. Um importante meio para se comunicar com o público-alvo hoje em dia,  as redes sociais precisam ser levadas em conta durante a estratégia de Black Friday, podendo ser uma ferramenta especialmente poderosa para aquelas empresas que deixaram o planejamento para a última hora.

Dentro da sua campanha de Black Friday, uma forma de conquistar a atenção de seus seguidores e convencê-los para que realmente se convertam em clientes é oferecer códigos de desconto para sua loja exclusivos para o público das redes sociais. Quando você disponibiliza cupons promocionais em seu conteúdo para as redes sociais, você estará incentivando o engajamento do público, o aumento de seguidores e, com sorte, mais vendas em geral. Uma estratégia que pode resultar em benefícios para o ano todo. 

Para garantir que irá chamar a atenção dos clientes e gerar engajamento, você pode elaborar concursos rápidos ou chamar seus clientes para responder às pesquisas oferecendo-lhes recompensas. Essa é uma forma de saber melhor o que eles desejam para a Black Friday ao mesmo tempo que oferece uma recompensa e os deixa satisfeitos.

Uma outra ideia interessante para falar sobre sua campanha de Black Friday é oferecer pequenas amostras do que virá durante o dia de promoções. Ao revelar algumas das suas promoções, deixará os clientes animados pelo que ainda virá e preparados para fazer uma compra.

Ainda nas redes, você pode apostar ainda em avaliações e análises dos produtos que contarão com descontos, fazendo com que eles conheçam melhor suas soluções durante a Black Friday. Além disso, você pode usar as ferramentas disponíveis para criar guias de presentes a fim de permitir que os clientes, principalmente, os que estão comprando algo para presentear alguém nas festas de fim de ano, encontrem as melhores opções com você. 

3. Entre em contato com os seus clientes fiéis

Os seus clientes querem se sentir especiais e usufruir de uma experiência personalizada. Além disso, é muito mais fácil manter um cliente e convencê-lo a fazer uma nova compra do que conquistar um novo. Tendo tudo isso em mente, uma boa estratégia de última hora é entrar em contato com todos aqueles que já fizeram negócio com você e saíram satisfeitos. Avise a todos de que você está fazendo uma campanha de Black Friday.

Assim, se puder, aposte na personalização das mensagens, escreva o nome de cada um deles e ofereça um cupom especial de clientes fiéis, junto a um agradecimento por fazer parte desse time. Aproveite a oportunidade para trabalhar a fidelização dos consumidores e garantir que eles fiquem com você durante o ano todo, ao mesmo tempo em que garante o sucesso das suas vendas de Black Friday.

Você pode ainda, durante esse processo, oferecer negócios personalizados com base em compras anteriores desses seus consumidores fiéis ou ainda utilizar um programa de fidelidade, marketing por e-mail e campanhas de mensagens pelo WhatsApp, por exemplo, para oferecer ofertas exclusivas ou envio prioritário, por exemplo. Isso tudo pode fazer com que se sintam especiais e reconhecidos pela sua empresa. 

4. Facilite as compras de Natal dos seus clientes

De acordo com levantamento da NielsenIQ/Ebit, realizado com 3.281 consumidores entrevistados em setembro, a intenção de compra de produtos para a família durante a Black Friday visando ao Natal subiu de 31% no ano passado para 33% agora. Os que desejam adiantar as compras para presentear outras pessoas passaram de 19% em 2020 para 23% este ano. Sendo assim, utilidade e conveniência serão fatores importantes na decisão de compra dessas pessoas que estão buscando antecipar as compras de Natal com descontos. 

Para tornar essa tarefa mais fácil para seus clientes ou potenciais clientes, é interessante oferecer vantagens como embrulho de presente de cortesia, cartões especiais, datas de entrega garantidas, políticas de devolução flexíveis ou guias de presentes. Essas pequenas cortesias podem atuar como vantagens para sua campanha de Black Friday, deixando sua empresa muito mais perto de converter um comprador ocasional em um cliente fiel o ano todo.

Vale destacar que a comunicação, especialmente nas vendas online, tem um muito importante, reduzindo a probabilidade de devoluções e frustração dos clientes com a compra. Por isso, durante a Black Friday, disponibilize muitas imagens e inclua detalhes claros do produto.

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Voltado para a automatização de processos de uma empresa, esse software é uma valiosa e estratégica ferramenta para atrair mais clientes e gerar mais valor. Eles são versáteis e conseguem atuar em diferentes etapas do processo de comunicação e marketing da empresa, como na captação e qualificação de leads e no gerenciamento das etapas do funil de vendas.

Ao integrar a tecnologia da ChatGuru ao seu sistema, você consegue ainda processar e analisar grandes quantidades de dados e coletar insights. Com esses dados, é possível analisar as ações do cliente, descobrir seus interesses e usar essas informações para conduzir campanhas de marketing direcionadas e bem-sucedidas, além de aprimorar a experiência do usuário em todos os pontos de contato. Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas. 

Aqui, vale destacar ainda que a tecnologia da ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Interessado em saber mais sobre Chatbots e como eles podem te ajudar nesse processo? Acesse nossa página de recursos e veja como é fácil e primordial implementar um serviço de inteligência artificial como a ChatGuru na sua empresa.

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