A temporada de compras de Natal está chegando rapidamente e, com ela, um aumento nas solicitações de suporte ao cliente para empresas online. Em um cenário no qual vimos muitas organizações reduzirem suas mãos de obra ou recursos como consequência da covid-19, surge a dificuldade de gerenciar o número crescente de chamadas. É possível evitar custos crescentes e o esgotamento da sua equipe usando tecnologias modernas de atendimento ao cliente para lidar com consultas de suporte de maneira proativa e automatizada.
Na publicação de hoje, discutiremos alguns de nossos métodos preferidos para responder com eficiência a várias perguntas de uma só vez. Essas recomendações são aplicáveis a uma ampla variedade de soluções atuais de suporte ao cliente; mas, como usuário do ChatGuru, você pode colocá-los em prática já, sem a necessidade de grandes investimentos. Passar uma tarde adaptando sua automação pode render clientes satisfeitos e mais tempo para sua equipe durante a movimentada temporada de Natal.
1. Configure um bot de atendimento para responder rotineiramente às perguntas frequentes
Os chatbots bem projetados permitem que você forneça respostas instantâneas, 24 horas por dia, às consultas que seus consumidores mais fazem. Mais precisamente 10% dos clientes, de acordo com uma pesquisa recente, simplesmente vão deixar de completar um pedido se a data de entrega não for especificada.
No entanto, um outro estudo diferente descobriu que, se os termos de entrega fossem explícitos, 54% dos compradores online fariam outra compra no mesmo varejista. Use um chatbot como o ChatGuru para responder às preocupações dos seus clientes em relação ao envio e cancelar seus medos de fazer uma compra.
Se você deseja automatizar algumas consultas, como saber quais escolher? Sugerimos analisar os dados históricos para ver se há alguma tendência para as perguntas básicas e frequentes que estão consumindo o tempo de trabalho do seu time.
2. No atendimento, antecipe e aborde as preocupações mais comuns que os clientes podem ter durante a época do Natal
Existe algo melhor do que ter suas perguntas respondidas instantaneamente toda vez que elas surgem? Por isso, é tão importante a prevenção através da resolução ativa de problemas e respostas a perguntas!
Uma aba de perguntas e respostas – FAQ – é um método ótimo e discreto para informar aos visitantes informações cruciais em todo o site, como prazos de pedidos e termos de troca, sem forçá-los a entrar em contato com o suporte ou procurar no site.
Os clientes serão mais capazes de tomar decisões e controlar suas expectativas se forem mantidos atualizados sobre quaisquer problemas que possam surgir se você for claro com eles.
3. Ajude proativamente os clientes em sites onde eles têm dificuldade, como a página de checkout
De acordo com uma pesquisa recente do Barclaycard, a taxa média de abandono de carrinho em 2022 é de 69,99%. A época de compras de Natal, e no geral todo o mês de dezembro, registou as maiores taxas de abandono do carrinho de compras, segundo o mesmo relatório. Uma forma de atendimento importante é deixar uma mensagem proativa na página de checkout que antecipa as consultas de um cliente é um ótimo método para ajudá-lo a concluir sua transação.
Ele poderá se preocupar com prazos de envio, políticas de reembolso ou outros problemas. Envie-lhes uma mensagem com um link para suas perguntas mais frequentes (FAQs) sobre compras para que eles possam obter as respostas de que precisam sem precisar entrar em contato diretamente com você. Também é possível entrar em contato para enviar um incentivo para que a compra seja finalizada, como um cupom de desconto.
4. Forneça um meio para os clientes lidarem com seus próprios problemas
Os clientes atuais escolhem em grande parte as opções de autoatendimento. Por causa disso, o Gartner prevê que um bilhão de tickets de serviço serão criados automaticamente pela automação comandada pelo cliente até o ano de 2030. Como resultado, você pode aumentar seus lucros de férias gastando menos tempo respondendo pequenas questões graças à experiência de autoatendimento simplificada.
Mensagens instantâneas e bate-papo ao vivo são ótimas maneiras de os clientes se ajudarem. Ao invés dos consumidores precisarem procurá-lo, você pode direcionar a atenção deles para o WhatsApp. Com o ChatGuru, é possível enviar respostas às dúvidas dos clientes, encaminhá-los para a sua página de FAQ ou mesmo mandar material educacional que vá ajudá-los na decisão de compra.
Através dos chatbots do ChatGuru, os clientes podem ainda ver o status atual de seus pedidos em tempo real e sem precisar esperar para o contato com um agente humano.
5. Informe os clientes sobre o tempo de resposta esperado para que eles possam se planejar adequadamente
Este é o conselho mais básico e talvez mais útil da nossa lista de verificação. Durante a época de Natal, é especialmente importante manter os clientes informados sobre os tempos de resposta esperados para evitar qualquer aborrecimento desnecessário. Os clientes podem tomar decisões com base em dados atualizados em vez de ter que esperar por uma resposta que pode levar várias horas.
Informações claras para os clientes durante o Natal podem ser comunicadas usando o ChatGuru para WhatsApp. Na prática, o pode fazer a primeira comunicação com os clientes e, caso seja necessário, acionar os agentes humanos. Através do rodízio automático de atendimento, um atendente é designado para o chamado.
Para deixar os clientes cientes do processo, é possível criar uma introdução para alertá-los sobre a disponibilidade de sua equipe ou outras informações cruciais de atendimento ao cliente, com o horário de trabalho de sua equipe e os tempos de resposta, por exemplo.
Mantenha excelentes níveis de serviço no fim de ano com o ChatGuru
As festas de fim de ano oferecem uma chance de ouro para expandir sua base de clientes e aumentar sua receita, mas também podem aumentar a carga de sua equipe de atendimento ao cliente. Você pode equipar seus agentes para fornecer ajuda individualizada e eficaz em qualquer tamanho usando as tecnologias e táticas atuais de atendimento ao cliente sem adicionar pessoal, aumentar custos ou registrar mais horas.
Através da API do WhatsApp Business, o ChatGuru possibilita a automatização de etapas do atendimento, das vendas e do engajamento, permitindo que sua marca mantenha uma presença online constante. Como resultado, os nossos recursos permitem que a sua empresa se expanda, se aproxime de seus clientes e, ao mesmo tempo, aumente a produtividade.
Outra vantagem técnica do ChatGuru é a possibilidade de gerenciamento de ilimitados números de WhatsApp e múltiplos atendentes dentro de uma única plataforma. Assim, sua empresa pode organizar equipes de serviço de diversos tamanhos e responsabilidades dentro de uma interface unificada.
Nosso sistema também vem equipado com um conjunto de ferramentas que aumentarão a eficiência de sua força de vendas. Funis automatizados inteligentes, respostas rápidas e marketing direcionado são apenas alguns dos recursos disponíveis para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de comunicação empresarial.
Ofereça aos seus clientes um serviço inigualável e de primeira classe.