Por medo de perder uma única venda, muitos empreendedores buscam vender produtos que podem fazer tudo. Mas não é isso que os compradores querem. Eles buscam vendedores de nicho. Como escreve a Harvard Business Review, grandes mercados florescem a partir de nichos lucrativos.
Criar um nicho de mercado distinto e anunciar sua empresa como o recurso preferencial para esse mercado ajuda você a se destacar da multidão de generalistas em seu setor e a atrair clientes mais dedicados. Segmentar um mercado específico torna mais simples para seus clientes ideais responderem positivamente, desde sua proposta de venda exclusiva até novas adições à sua linha de produtos.
Um bom lugar para começar quando você está perdido para o seu conceito inicial de produto é identificar um nicho especializado. Você pode estreitar seu foco e obter ainda mais sucesso ao se especializar em um dos muitos nichos possíveis. O segredo é se concentrar em um determinado segmento de mercado que você possa dominar e que também tenha uma base de consumidores considerável.
Encontrar sua especialização, no entanto, pode ser um processo desafiador e demorado, requer uma combinação de desejo intrínseco e estudo autodirigido. Não existe um manual, mas a fim de ajudá-lo a conquistar seu próprio lugar especial no mundo, o ChatGuru fez essa publicação para guiá-lo ao longo do caminho.
Depois de localizá-lo, você pode se concentrar nele e fazer progressos rápidos e frutíferos. Chegar ao topo em seu campo se tornará mais fácil. Confira!
O que é o nicho de mercado?
Um nicho de mercado é um subconjunto específico de um mercado maior com características específicas que o diferenciam do mercado mais amplo.
O mercado de calçados femininos, por exemplo, é muito fragmentado. Assim como existe um mercado para sapatos femininos com numerações grandes ou sapatos projetados especificamente para enfermeiras, há um mercado potencial para sapatos femininos veganos.
Quase todo mercado tem subsegmentos que podem ser definidos pelos gostos e exigências individuais de seus clientes. Abordagens comuns para definir um nicho incluem:
- Preço: luxo, médio, barato
- Dados demográficos: gênero, idade, nível econômico, nível educacional
- Nível de qualidade: premium, artesanal, econômico
- Psicográficos: valores, interesses, atitudes
- Geográficos: pessoas de um determinado país, cidade ou mesmo bairro
Escolher se especializar em um determinado segmento de mercado é uma estratégia de negócios que permite oferecer um serviço melhor a um subconjunto de clientes do que seus rivais que se concentram em todo o mercado.
Como encontrar o seu nicho de mercado?
Pode ser um desafio escolher a configuração ideal para suas necessidades. Aqui está um guia passo a passo se você estiver tendo problemas para localizar seu verdadeiro norte:
1. Saiba quais são seus interesses
Identificar suas paixões é essencial. Em quais áreas você tem mais interesse em expandir seus conhecimentos? Pode ser o momento de mudar de carreira se você estiver trabalhando duro em uma profissão que não o entusiasma. Pode ser difícil se adaptar a uma nova posição e mantê-la, mas se você gosta do seu trabalho, terá mais chances de se esforçar para ter sucesso.
2. Identifique problemas que você pode resolver
O objetivo principal de todo produto ou serviço é abordar um ponto problemático experimentado por seu mercado-alvo. Planeje com antecedência e investigue o mercado. Se você está procurando inspiração, o Google Trends é um recurso gratuito útil que você pode utilizar. Descubra algo pelo qual você é apaixonado e procure espaços vazios no mercado.
3. Concentre-se nos indivíduos
Tudo bem se nem todos os clientes em potencial adquirirem seu produto ou serviço. Encontrar o nicho e a clientela adequada, em vez de pretender agradar a todos, é o que realmente conta. É importante atingir os consumidores que compartilham suas crenças se você deseja cultivar a fidelidade à marca e gerar receita.
4. Tente coisas novas
Comprar sapatos é uma experiência, e você raramente compra o primeiro par que experimenta. Para descobrir o que funciona, tentamos vários. Encontrar sua especialidade é semelhante.
Talvez você esteja pensando em abrir uma empresa baseada na Internet ou uma loja online. Se for esse o caso, você precisa descobrir como otimizar os resultados do mecanismo de pesquisa para melhor promover sua empresa.
5. Peça avaliações
Na dúvida, faça perguntas. Comentários e ideias podem ser solicitados a amigos e familiares, bem como a colegas de trabalho e potenciais clientes. Descubra o que seu mercado-alvo deseja e precisa, tendo conversas aprofundadas com eles. Vá lá e conheça pessoas em profissões e empregos relacionados.
6. Não se preocupe com os lucros muito cedo
O objetivo final de um plano de marketing é fazer lucro. No entanto, ao abrir uma empresa, é crucial evitar colocar estresse indevido em suas finanças. Ter um retorno sobre o investimento pode levar algum tempo, tenha paciência e perseverança.
7. Monitore os concorrentes
Aprenda com o trabalho de outras pessoas para melhorar seus próprios métodos, marcas e conteúdo.
8. Determine sua vantagem competitiva
A individualidade é o que faz um produto ou serviço se destacar da concorrência. Isso pode se referir a qualquer coisa, desde a receita de uma comida até a usabilidade do seu site. Examine o que diferencia sua oferta da concorrência.
9. Experimente suas ideias
Colocar sua especialidade à prova é o método mais seguro para determinar se é o caminho certo.
10. Reavalie seu mercado
Há sempre uma maneira de se tornar melhor em algo. Introspecção regular e correção de curso são marcas registradas de empresas bem-sucedidas.
3 benefícios de encontrar um nicho
Entre as muitas vantagens de descobrir sua especialização estão:
1. Parcerias aprimoradas
Como você está se comunicando com menos pessoas, terá mais tempo e energia para investir em cada cliente individual, por exemplo, enviando-lhes e-mails personalizados ou fornecendo-lhes serviços sob medida.
2. Menos concorrência
Embora todos os setores tenham rivais, a natureza especializada dos nichos ajuda a manter a concorrência do mercado sob controle. Quanto mais especializado, mesmo empresas oferecerão o mesmo que você.
3. Exposição aprimorada
Ao entrar em um mercado especializado, você se diferencia imediatamente da concorrência. Com isso, a sua mensagem será clara e você conseguirá atingir seus potenciais clientes com mais facilidade.
ChatGuru
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