7 dicas infalíveis para aumentar as vendas da sua academia com o ChatGuru

Usar uma plataforma de troca de mensagens como o WhatsApp, que está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, é um ótimo primeiro passo para expandir sua empresa e alcançar um público mais amplo. Neste contexto, o ChatGuru é considerado um recurso poderoso e útil para fidelizar os membros da sua academia, aumentar a base de […]

Giovanna Torreão

28/08/2022

chatguru

Usar uma plataforma de troca de mensagens como o WhatsApp, que está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, é um ótimo primeiro passo para expandir sua empresa e alcançar um público mais amplo. Neste contexto, o ChatGuru é considerado um recurso poderoso e útil para fidelizar os membros da sua academia, aumentar a base de clientes e, por extensão, a receita das empresas sem a necessidade de grandes investimentos.

O software de automação do ChatGuru voltado para empresas do universo fitness permite respostas instantâneas a perguntas frequentes, captura e qualifica leads e otimiza o trabalho dos agentes. E mais do que isso, o ChatGuru conta com uma série de recursos que o fazem ser uma ferramenta poderosa para estabelecer um relacionamento sólido com os usuários.

Afinal, um dos principais desafios da indústria fitness é que não basta ter uma grande base de usuários, também é preciso ser capaz de manter as pessoas inspiradas e motivadas. Caso você não consiga se comunicar efetivamente com seu público, o resultado se configura em perdas, baixos índices de renovações e muitos cancelamentos.

Por outro lado, com a motivação certa, melhoria e conhecimento de condicionamento físico, seus clientes não terão problemas em manter a fidelidade às atividades físicas e, por consequência, ao seu negócio. 

Agora, vamos ver como os chatbots podem ajudar a sua academia a vender mais e melhorar a conexão com os membros:

1. Responda rapidamente às perguntas frequentes

Os chatbots de atendimento e vendas simulam o comportamento humano em uma conversa, deixando os clientes confortáveis, enquanto também permitem respostas mais rápidas e precisas às consultas e solicitações.

Com a automação, seu negócio é capaz de fornecer a melhor resposta possível para o maior número possível de usuários no menor tempo possível, e fazem isso instantaneamente e simultaneamente para todos eles.

Outra vantagem dos chatbots é que eles são acessíveis a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias do ano. Assim, graças ao auto atendimento do ChatGuru, seus clientes podem buscar ajuda sempre que precisarem, sem precisar aguardar o horário comercial. É sua academia sempre disponível para se conectar com o público e fechar negócios.

Como consequência, os chatbots do ChatGuru funcionam como uma linha contínua de comunicação com os clientes, livre de interrupções ou atrasos, o que eleva sua opinião sobre o serviço que recebem. Ao mesmo tempo, isso tudo permitirá que sua empresa possa alocar seus recursos humanos para onde serão mais produtivos, ou seja, em tarefas com maior grau de complexidade e maior potencial de retorno do investimento.

2. Aproveite as oportunidades de upsell e crossell

Sua academia nunca mais perderá uma oportunidade de upsell e crossell, que são duas maneiras comprovadas de aumentar as vendas e expandir sua clientela. Os chatbots do ChatGuru são capazes de manter seu público a par das oportunidades.

Sua empresa pode usar o chat-commerce para fazer vendas cruzadas de seus produtos, alertando os consumidores, por exemplo, sobre a disponibilidade de um novo pacote com mais dias de acesso à área de musculação ou mesmo novas aulas.

3. Faça venda de itens relacionados

Se sua academia opta por aumentar a receita vendendo itens relacionados ao mundo fitness, a exemplo de suplementos, roupas e acessórios, os chatbots são ótimos aliados. 

Os agentes virtuais são capazes de impactar seus clientes com ofertas personalizadas de produtos, levando em conta o perfil individual de cada cliente e onde eles se encontram no funil de vendas.

4. Envie de lembretes e faça o acompanhamento

Os clientes devem se sentir completamente encorajados a completar as suas metas de condicionamento físico. Muitas pessoas param de se exercitar regularmente justamente por perda na motivação.

Neste contexto, os chatbots podem ter um grande papel na consistência dos seus membros. Eles podem ser configurados para enviar lembretes algum tempo antes das aulas e postagens motivacionais.

Também é possível que os bots mandem alertas sobre a troca periódica de treinos, relembre os exercícios que devem ser feitos naquele dia ou mesmo lembrem sobre a importância de se manter hidratado durante o dia.

São muitas as possibilidades de um fluxo de conversa de um chatbot e quando é personalizada para cada indivíduo, observando o histórico de cada membro, ela se torna ainda mais envolvente. A confiança do usuário e, portanto, a retenção total, aumentará como resultado disso.

5. Agende as aulas a qualquer momento

Com a ChatGuru, sua academia permite que os clientes façam, de forma simples, reservas ou agendamentos de aulas a qualquer momento. É uma forma simples de gerenciar a presença e se preparar para os atendimentos.

6. Compreenda mais profunda cada cliente

O ChatGuru oferece uma visão mais abrangente de seus clientes coletando dados vitais e proporcionando um acompanhamento preciso. Com o ChatGuru, você pode acompanhar o crescimento do seu negócio, ver como sua equipe atende cada cliente no dia a dia e o comportamento dos usuários.

Todas as interações dos clientes através do WhatsApp geram dados sobre uso, comportamento e classificações. Além disso, nossos chatbots do WhatsApp não apenas registram as interações dos usuários, mas também realizam pesquisas e solicitam feedback dos usuários para avaliar sua satisfação geral com o serviço.

As informações são transferidas para um sistema que permite a extração periódica de relatórios personalizados. Dessa forma, sua equipe obterá vários insights úteis sobre como melhorar a experiência do usuário e melhorar as taxas de conversão, resultando em estratégias mais eficazes, tudo em um só lugar e em um estilo fácil de entender.

7. Otimize o trabalho dos atendentes

Além dos benefícios da automação, a plataforma ChatGuru oferece vários recursos úteis que vão otimizar e colaborar com seus agentes humanos.

Com nosso sistema instalado, vários funcionários podem atender em uma única conta do WhatsApp. A plataforma também permite que você tenha muitos números de telefone em um único sistema. Assim, seu negócio pode ser dividido em equipes ou setores da maneira que achar melhor.

Já o funil inteligente possibilita a construção de etapas para melhorar o fluxo de atendimento da sua empresa. Ele pode ser usado para criar ou acompanhar as ações do cliente dentro do contexto do negócio.

Em conjunto, você pode usar as campanhas de marketing automatizadas e direcionadas. Através delas, você pode configurar mensagens para estimular os clientes com base na fase do funil em que eles se encontram.

Campos personalizados também podem ser criados em nossa plataforma e utilizados para aprimorar a comunicação. As informações pessoais inseridas no “cartão de registro” do chat, como o endereço de e-mail do usuário e o número de documentos, podem ser personalizadas de forma a atender as necessidades específicas do seu negócio.

Mais um recurso útil para tornar o serviço mais ágil são as anotações internas e as respostas rápidas. A primeira consiste em notas privadas que são arquivadas como parte do histórico de conversas do contato e só podem ser acessadas pelos agentes através do chat. Isso ajuda a garantir que o cliente nunca precise repetir.

Já com as respostas rápidas, os atendentes podem enviar mensagens ao chat a partir de um atalho pré-definido pelo usuário ou administrador do sistema e usadas manualmente em todo o atendimento, eliminando a necessidade de o agente colocar uma declaração completa. Em resumo, o software é útil para dar agilidade para as perguntas comuns ou frequentemente.

Saiba mais sobre o ChatGuru e seus muitos outros recursos!

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As ferramentas do ChatGuru são benéficas para os membros da sua academia, mas também podem simplificar muitos aspectos da administração de uma empresa. Você poderá aumentar sua base de membros de forma rápida e sem esforço, aumentando a reputação e as perspectivas de sua empresa no processo.

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