Como usar o Google Trends para vender

Liderando o mercado de buscadores com 91,9% de participação, o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas todos os dias. Um ponto relevante é que, de acordo com o levantamento State of Search Brazil, realizado pela Market Review, aproximadamente 88% dos brasileiros usaram o Google para fazer pesquisas online em 2021. Deste total, 82% […]

Giovanna Torreão

03/01/2023

google trends

Liderando o mercado de buscadores com 91,9% de participação, o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas todos os dias. Um ponto relevante é que, de acordo com o levantamento State of Search Brazil, realizado pela Market Review, aproximadamente 88% dos brasileiros usaram o Google para fazer pesquisas online em 2021. Deste total, 82% fizeram uso do recurso de buscas para encontrar conteúdos e 70% para encontrar produtos de consumo.

Diante da quantidade impressionante destas pesquisas, padrões de comportamento público podem ser revelados a partir do monitoramento. Foi com esse objetivo que a empresa do buscador criou uma ferramenta chamada Google Trends, que rastreia as buscas mais populares.

Na publicação de hoje, nós vamos trazer as principais buscas de 2022 no Brasil, uma explicação sobre a ferramenta, seus possíveis benefícios para o seu negócio online e as ações que você deve fazer para colocá-la em uso.

O que é o Google Trends e como ele pode ser usado?

O Google Trends é um serviço gratuito fornecido pelo Google que mostra graficamente a popularidade de certas frases e tópicos de pesquisa ao longo do tempo.

O site retorna um gráfico semelhante ao mostrado na figura abaixo quando você insere um termo para pesquisar. Nesse caso, foi digitado o termo “marketplace”, que é o termo comum para grandes varejistas online como Amazon, Americanas e Mercado Livre.

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O número de buscas pela frase aparece no eixo vertical, enquanto o período de tempo é mostrado no eixo horizontal. É importante observar que a curva de crescimento em um gráfico nem sempre é ascendente. O volume de pesquisa pode diminuir gradualmente ou repentinamente, dependendo do interesse do público e do tema.

O Google Trends está em operação há mais de uma década e foi originalmente projetado para mostrar as tendências de pesquisa globais mais populares. Como Trends significa “tendências” em português, não é surpresa que a ferramenta receba o nome do conceito.

O banco do Google Trends inclui dados como:

  • Documentação de frases de pesquisa e tópicos desde 2004
  • Tendências em pesquisas diárias e do momento atual
  • As frases e tópicos de pesquisa mais populares de anos anteriores
  • Análises por tópico e em uma variedade de serviços do Google (imagens, notícias, YouTube e pesquisas no Shopping)

O Google Trends é uma ferramenta fantástica para empresários, pois não apenas revela quais assuntos estão em alta, mas também fornece sugestões com base em pesquisas anteriores. Dados de produto, categoria e sazonalidade com potencial comercial significativo para lojas físicas e online são gerados podem ser gerados a partir deste site. 

Benefícios de usar o Google Trends para comércio eletrônico

Para ter sucesso nos negócios, é fundamental conhecer a fundo as preferências e rotinas do público-alvo. Aqueles nas indústrias de varejo e comércio eletrônico fariam bem em incluir o Google Trends em suas estratégias de vendas.

Consultar regularmente as frases mais buscadas na internet é uma ótima forma de saber quais itens realmente interessam aos brasileiros. Por meio do Google Trends você também:

  • Fica sempre ciente dos desenvolvimentos mais recentes em seu setor
  • Descobre os serviços e produtos mais procurados online
  • Prevê as temporadas de compras mais movimentadas
  • Permite a investigação mais profunda do perfil do cliente brasileiro
  • Utiliza modas atuais para motivar os clientes a comprar novos produtos

Mais de 90% dos consumidores usam o Google para fazer pesquisas ou tomar uma decisão de compra antes de fazer qualquer outro tipo de pesquisa online. Sua empresa pode perder se você não aproveitar essa tendência.

Identificação de leads de vendas usando o Google Trends

Aqui está um passo a passo detalhado da plataforma Google Trends, para que você possa identificar mercados emergentes e capitalizar novas oportunidades de negócios. Confira!

1. Visite a página de tendências do Google

O primeiro passo é visitar o site do Google Trends Brasil em https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR

2. Veja as consultas mais populares

Para descobrir quais frases-chave as pessoas estão procurando agora, vá até o menu do lado esquerdo, onde é possível encontrar a opção “Principais Pesquisas”. Ao clicar neste botão, você confere as tendências de pesquisa diárias e tendências de pesquisa em tempo real. Também é possível configurar as buscas por tema e por país.

As atualizações de hora em hora refletem os termos de pesquisa mais populares nas últimas 24 horas.

3. Digite seu termo de pesquisa

Primeiro, agora que você já verificou as pesquisas mais populares do Google, é hora de passar para consultas mais direcionadas. Para usar o Google Trends, basta colocar a frase para a qual deseja dados no campo de pesquisa. Abaixo está um exemplo de pesquisa usando a frase “calça jeans”.

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4. Restrinja seus critérios de pesquisa

O Google Trends permite restringir os resultados da pesquisa especificando uma determinada região, intervalo de tempo, categoria de pesquisa e tipo de pesquisa.

A filtragem por período de análise em nosso caso revela um aumento na popularidade do termo ao longo do tempo.

5. Confira pesquisas e artigos semelhantes

Role a página para baixo para encontrar assuntos e pesquisas semelhantes depois de examinar o volume de pesquisa da frase no período de tempo definido.

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Nesta seção, você encontrará uma lista de palavras-chave e palavras que também foram pesquisadas com frequência pelos visitantes do site, demonstrando interesses relacionados.

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Para saber mais e ficar por dentro de detalhes sobre um produto que desejam adquirir ou para solicitar uma estimativa de preço de um serviço, a norma moderna é acessar a internet e fazer uma pesquisa.

Se você deseja preparar a sua empresa para se envolver e engajar com esses leads que chegam pelo Google, é hora de conhecer o ChatGuru. A nossa plataforma valoriza interações significativas com os consumidores enquanto torna o atendimento da sua marca mais eficiente e otimizado.

Usando nossa plataforma, você pode automatizar parte da comunicação de sua empresa de forma adequada às necessidades e interesses específicos de sua marca e de seus clientes. A plataforma ChatGuru permite que as organizações criem soluções sob medida para uma ampla gama de questões, desde atendimento ao cliente até estratégias de marketing.

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