O WhatsApp está desenvolvendo uma nova forma para encurtar o caminho dos consumidores na hora de fazer um pedido em uma loja. Enquanto este atalho, que ficará dentro da janela do chat, não é lançado, existe uma outra forma bem prática de fazer vendas por meio do aplicativo de mensagens.
Com o carrinho de compras, que vem entre os recursos do WhatsApp Business, seus consumidores terão uma experiência muito mais simples na hora de fazer um pedido.
Na publicação de hoje, nós vamos falar como usar o carrinho de compras no WhatsApp e facilitar as compras dos seus clientes. Acompanhe!
Como funciona o carrinho de compras do WhatsApp?
Os clientes que entrarem no perfil do WhatsApp de uma empresa que tem a versão Business do aplicativo vão encontrar um ícone de compra bem ao lado do nome comercial da empresa.
Após clicar no símbolo de uma cesta de compras, os usuários têm a possibilidade de verificar a disponibilidade dos produtos e serviços através do catálogo e adicionar itens aos seus carrinhos de compras. É possível alterar o número de mercadorias que foram adicionadas, excluir e adicionar novos produtos.
Então, depois que o cliente estiver pronto para fechar o pedido, ele poderá enviar o carrinho de compra – com todos os itens – diretamente para a empresa por meio de uma única mensagem no aplicativo.
Assim, não é mais preciso enviar mensagens separadas sobre cada produto do catálogo.
Quais as vantagens do carrinho de compras do WhatsApp?
Na ocasião do lançamento da ferramenta, o WhatsApp destacou que essa nova experiência de compra e venda possibilita um maior controle de consultas sobre pedidos, o gerenciamento de pedidos e o fechamento de vendas.
Além, claro, de trazer vários benefícios para os seus clientes, como:
- Rapidez para fazer pedidos
- Pedir vários itens de uma única vez
- Perguntar sobre vários itens de uma vez
PASSO A PASSO: Como fazer um pedido usando o carrinho de compras do WhatsApp
Usar o carrinho de compras do WhatsApp é bem simples. Confira o passo a passo:
- Primeiro é necessário abrir a conversa ou o perfil comercial da empresa onde se deseja fazer o pedido
- Então, é só clicar no ícone de comprar exibido ao lado do nome da empresa
- Em seguida, é hora de avaliar as várias ofertas disponíveis no catálogo
- Depois disso, escolha o item que você está interessado em comprar e selecione a opção “adicionar ao carrinho” no menu que aparece
- Você tem a opção de selecionar “falar com a empresa”, se preferir discutir o produto diretamente com um representante do fabricante
- Para examinar todos os itens que foram adicionados ao seu carrinho de compras ou se desejar fazer alterações em seu carrinho existente, use a opção “ver carrinho”
- Neste ponto, você pode voltar ao catálogo e adicionar itens adicionais ao seu carrinho de compras usando o botão “continuar comprando”. OBS: Também é possível alterar a quantidade de qualquer produto depois de colocá-lo na cesta de compras
- Agora, é hora de ir em “enviar” para mandar o seu carrinho de compras completo para a empresa
- Vale destacar que, após o envio, é possível conferir os detalhes de sua compra indo até a conversa com a empresa e clicando no botão “ver carrinho enviado”
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Carrinho de compras X Catálogo
Como vimos anteriormente, a função carrinho de compras funciona em conjunto com o catálogo, outra ferramenta disponibilizada no WhatsApp Business.
Inclusive, é importante destacar que o carrinho de compras fica disponível automaticamente para as empresas que usam a opção de catálogo. Então, se seu negócio ainda não possui um catálogo, você precisará desenvolvê-lo.
O catálogo é apresentado aos potenciais clientes e clientes no perfil de negócios da empresa no WhatsApp. Nele, é possível expor para todo o seu público todos os seus produtos ou serviços disponíveis para a compra, servindo como uma espécie de vitrine ou e-commerce.
Para cada item do catálogo, é possível adicionar informações – incluindo o preço, uma descrição e o código do produto – de até 500 itens diferentes.
Agora, você não precisará mais perder tempo transmitindo os dados de cada produto para cada consumidor individualmente.
Além disso, as empresas podem enviar o catálogo completo para os clientes com os quais já estão conectados e compartilhar o link do catálogo em qualquer lugar, como nas redes sociais ou em e-mails.
Os clientes têm também a possibilidade de compartilhar as mercadorias com amigos.
Tudo isso aumenta o número de clientes em potencial que serão impactados pelos seus produtos e serviços.
PASSO A PASSO: Como montar um Catálogo no WhatsApp Business?
Usando o aplicativo WhatsApp Business, são necessários apenas alguns passos fáceis para criar um catálogo.
Para incluir um item ou serviço no catálogo da sua empresa, o primeiro passo é selecionar o ícone “Mais opções”, que fica disponível no menu suspenso.
Em seguida, navegue até “Configurações” e, depois, para “Ferramentas de negócios”.
Lá, é hora de selecionar a opção “Catálogo” no menu suspenso.
Depois disso, para começar a criação do seu catálogo, clique no texto “Adicionar item”. Pressione posteriormente o sinal de mais e, por fim, selecione “Adicionar fotos”.
Então, escolha “Galeria” para começar a carregar fotos do seu dispositivo móvel. Você pode também tocar em “Câmera” para capturar uma foto usando seu dispositivo. O WhatsApp Business possibilita o upload de até dez fotos por item.
Logo após, é hora de incluir o nome do produto ou serviço. Você também tem a opção de incluir informações nas áreas rotuladas como “preços”, “descrição”, “link” e “código do produto ou serviço”. Para finalizar, escolha “Salvar” no menu.
Fazendo pagamentos no aplicativo com o WhatsApp Pay
Além de atuar em conjunto com o catálogo, o carrinho de compras pode trabalhar bem com uma outra ferramenta lançada recentemente pelo WhatsApp.
O “Pagamentos no WhatsApp” ou “WhatsApp Pay” é o nome do recurso que possibilita a realização de pagamentos pela plataforma. Ele funciona mesmo para aqueles usuários que não têm um aplicativo bancário convencional baixado em seu dispositivo móvel.
Com esse recurso, é possível enviar e receber dinheiro dentro do app de mensagens. Vale destacar que o “Pagamentos no WhatsApp” fica disponível tanto para contas pessoais quanto empresariais e que funciona em dispositivos iOS e Android.
Os interessados em começar a usar o WhatsApp Pay para fazer transferências, pagamentos ou enviar e receber dinheiro devem, primeiramente, realizar o cadastro de um cartão de débito. É necessário que o cartão seja de uma empresa parceira no Facebook Pay.
Além disso, é importante observar que não haverá cobrança de taxas para transferências feitas por WhatsApp ou Facebook. No entanto, podem surgir taxas de uso entre bancos diferentes.
WhatsApp como ferramenta de negócios
O WhatsApp é um canal de comunicação bidirecional e conveniente, utilizado pela maioria dos brasileiros.
Mais precisamente 54% afirmaram que mensageiro é o aplicativo que mais usam ao longo do dia e que mais passam o tempo (33%), segundo a pesquisa “Panorama”, realizada pelo Mobile Time em colaboração com a Opinion Box.
Além das ferramentas criadas pelo WhatsApp a fim de facilitar a comunicação entre empresas e clientes, as estatísticas demonstram que o aplicativo de mensagens é, de fato, a opção mais popular para os brasileiros, o que cria um potencial de negócios significativo para as empresas.
WhatsApp API para aumentar a capacidade da sua empresa no WhatsApp
Usando a Interface de programação de aplicativos (API) fornecida pelo WhatsApp para as empresas, é possível desenvolver uma série de novas soluções personalizadas.
O WhatsApp Business API não oferece uma solução pronta para uso da mesma forma que o WhatsApp Business. No entanto, isto gera um grande benefício, pois ele permite a customização de acordo com os requisitos da organização e dos clientes que atende.
Se você deseja desenvolver um suporte personalizado e automatizado para seus clientes, capaz de escalar a sua capacidade, é fundamental selecionar a plataforma certa.
Como o ChatGuru pode ajudar o seu negócio
O ChatGuru auxilia as empresas no desenvolvimento e gerenciamento de sua comunicação usando a API do WhatsApp Business com o objetivo de oferecer um melhor atendimento ao cliente.
Com o ChatGuru, sua empresa poderá atender seus consumidores com agilidade e eficiência, mantendo os mais altos padrões de serviço possíveis e aumentando a vantagem competitiva. Tudo isso através de uma plataforma com vários recursos e fácil de usar. Aqui, você confere algumas das ferramentas da nossa plataforma:
Múltiplos atendentes
Ao utilizar a plataforma de gerenciamento que o ChatGuru oferece, sua empresa pode manter apenas um número de WhatsApp e ainda ter uma grande equipe prestando o serviço para os seus clientes.
Isso melhora a capacidade de monitoramento e otimiza o trabalho, mesmo que remoto.
Filtros para chats
O ChatGuru oferece um sistema de ferramentas que buscam economizar tempo no atendimento ao cliente. Entre elas, podemos destacar os filtros para chats, que servem para ajudar a sua equipe a procurar por um bate-papo de forma mais ágil e simples.
Na nossa plataforma, os filtros são divididos pelas categorias: nome, número, tags, usuário/departamento, estágio do funil, status, classificação, conversas não lidas, bate-papos arquivados, transmissões e favoritos.
Chatbots
Redução do tempo de resposta, atendimentos simultâneos, eficiência e assertividade. São muitas as vantagens de integrar um chatbot à comunicação da sua empresa no WhatsApp.
Esse software possibilita que os clientes busquem informações sobre produtos, façam perguntas sobre sua empresa e sejam guiados pelo funil de vendas sem a necessidade de atendimento humano.
Com isso, você estará otimizando o tempo de trabalho da sua equipe humana, que será acionada apenas nos casos de maior complexidade ou estratégia.
Respostas rápidas
Nós sabemos que a equipe de atendimento recebe muitas perguntas parecidas. Com o ChatGuru, é possível registrar respostas rápidas que poderão ser digitadas como atalhos e entregues ao consumidor. Esta ferramenta deixa o atendimento mais ágil, enquanto atende às necessidades dos clientes.
ChatGuru
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