Saiba de que forma é possível melhorar seu atendimento ao cliente

Um dos maiores desafios dos negócios de hoje é atender às expectativas dos clientes. Os consumidores de hoje estão habituados com a agilidade proporcionada pelas tecnologias. E oferecer um atendimento analógico para clientes digitais é um sinal negativo. Neste contexto, o aprimoramento do atendimento ao cliente só têm uma resposta: a tecnologia. Os chatbots são […]

Giovanna Torreão

02/03/2022

atendimento ao cliente

Um dos maiores desafios dos negócios de hoje é atender às expectativas dos clientes. Os consumidores de hoje estão habituados com a agilidade proporcionada pelas tecnologias. E oferecer um atendimento analógico para clientes digitais é um sinal negativo. Neste contexto, o aprimoramento do atendimento ao cliente só têm uma resposta: a tecnologia.

Os chatbots são a ferramenta ideal para as empresas que desejam oferecer uma experiência para encantar e envolver os clientes. A automatização de processos permitida por esse software é capaz de proporcionar um atendimento ao cliente ágil, assertivo e de qualidade para todos os clientes ao mesmo tempo. E não importa a quantidade de clientes. A tecnologia dá conta de todos de forma escalável e imediata. 

Se você ainda não sabe muito bem de que forma os chatbots funcionam e a maneira como eles conseguem ajudar a sua empresa, vamos explicar melhor no post de hoje.

Como os chatbots podem ajudar a atender bem com alto volume de demanda?

A tecnologia dos chatbots é capaz de aumentar a eficiência da comunicação, a produtividade e ainda reduzir os custos de forma. Tudo isso de forma escalável. A integração desse software de mensagens traz benefícios para as empresas e para os clientes.

Por aqui, nós vamos mostrar de que forma é possível melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa e ter uma comunicação assertiva e otimizada, mesmo com um alto volume de mensagens e vendas.

Confira:

Reduzindo o tempo de resposta

A presença da tecnologia nos mais diversos aspectos da vida dos consumidores fez com que eles ficassem menos tolerantes com longos tempos de resposta. Com os celulares, os clientes têm acesso a infinitas possibilidades no mercado. Assim, demorar a responder é um sinal ruim no atendimento ao cliente e pode fazer com que você perca uma oportunidade de venda. É o que mostra uma série de pesquisas.

O relatório CX Trends 2021, por exemplo, identificou que o número de consumidores que desejam ser atendidos dentro de 10 minutos quando entram em contato por meio de aplicativos de mensagens cresceu entre 2020 e 2021, subindo de 35% para 53%. Já aquelas pessoas que esperam até uma hora caiu oito pontos percentuais, saindo de 33% em 2020 para 25% em 2021.

Já um estudo da Velocify foi mais fundo e revelou que falar com um lead no primeiro minuto após o contato pode aumentar em quase 400% a chance de conversão. Ou seja, reduzir o tempo de retorno pode ser o segredo para as empresas que almejam conquistar o público e aumentar as chances de efetivação das vendas através de um atendimento ao cliente diferenciado.

No entanto, dificilmente sua equipe humana de atendimento ao cliente será capaz de responder imediatamente todas as perguntas e questionamentos no seu canal de comunicação. Sem um batalhão de funcionários ou pouquíssimos clientes, essa tarefa é irreal.

Os chatbots estão entram neste cenário como uma importante ferramenta para envolver seus clientes de forma instantânea. Com ele, é possível responder e capturar a atenção do cliente de forma imediata e ágil. Isso acontece porque, ao contrário de uma pessoa, que é capaz de responder apenas um cliente por vez, essa tecnologia dá conta de responder em tempo real todos os clientes. Tudo ao mesmo tempo, tirando dúvidas, agilizando a resolução dos chamados, nutrindo esses leads e encaminhando-os pelo funil de vendas. 

Disponibilidade fora do horário comercial

Além de reduzirem o tempo de resposta sem aborrecimentos, os chatbots contam ainda com uma outra grande vantagem. Eles funcionam como um canal ininterrupto de atendimento ao cliente. Com os bots, não existe horário para tirar dúvidas. É possível dar suporte aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, sem precisar aumentar sua equipe humana.

À qualquer momento em que seu cliente precisar, os chatbots estarão disponíveis para guiá-los pela jornada de venda. Os chatbots proporcionam a comodidade para que o consumidor possa falar com a sua empresa no que for melhor para ele. 

Inclusive, mais precisamente 64% dos clientes afirmam que a melhor característica dos chatbots é o serviço a qualquer hora do dia ou da noite, conforme um levantamento da Tidio.

Assertividade de comunicação e otimização da equipe humana

Uma vez que você automatiza etapas dos processos de marketing, qualificação dos leads e vendas, sua comunicação se torna mais assertiva, o que gera melhores resultados. Além disso, ao incluir os chatbots no seu atendimento ao cliente, sua equipe humana se torna capaz de reorganizar seu tempo de trabalho, e os recursos podem ser redistribuídos da forma que melhor couber para a empresa.

Neste ponto, entretanto, vale explicar que a ideia não é de substituição total dos atendentes humanos pelo chatbot. Os times devem trabalhar com a tecnologia de forma complementar no atendimento ao cliente. Afinal, os bots são uma etapa do relacionamento com o cliente.

Em caso de necessidade, como quando o bot consegue compreender uma questão trazida pelo cliente ou não tem os recursos necessários para responder de forma apropriada, um profissional humano será acionado e deve existir um fluxo de retransmissão fluido e contínuo neste processo.

Assim, sua equipe fica encarregada de executar as tarefas  de valor agregado e mais complexas, atingindo o objetivo principal de um bom atendimento ao cliente, que é fazer com que seu público se sinta ouvido em suas necessidades. 

Estar onde seus clientes estão e a integração com o WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia. O estudo “Panorama” foi realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box, comprovou o que muitos já desconfiavam. 

Após entrevistar, em dezembro de 2021, 2.036 pessoas que possuem smartphones, o levantamento mostra que o WhatsApp ficou com 54%, liderando com folga. Quando se fala sobre os aplicativos que os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia, o WhatsApp também fica na frente, com 33%.

A pesquisa perguntou aos entrevistados também sobre a presença dos aplicativos na tela principal dos smartphones – a tela principal é considerada aquela que aparece logo depois de ligar o aparelho. O WhatsApp ainda aparece em primeiro, pois estava presente em 54% dos aparelhos. Vale destacar que o número representa uma estabilidade quando comparado aos 12 meses anteriores. 

Mostrando a importância do WhatsApp na vida dos brasileiros, os dados dão um indicativo de para onde as empresas precisam olhar quando pensam em relacionamento e atendimento ao cliente. Esta ferramenta alia familiaridade com praticidade e agilidade.

Ao integrar um chatbot de atendimento ao cliente com esse canal de comunicação, é possível suscitar percepções positivas e, consequentemente, incentivar a fidelização e criação de um relacionamento cada vez mais duradouro com a empresa. 

ChatGuru

Vimos na publicação de hoje que os chatbots são uma ferramenta para ajudar a sua empresa a manter uma presença na internet de forma atualizada e ativa, promovendo uma experiência agradável para os clientes, sem a necessidade de grandes investimentos. E se você deseja oferecer uma comunicação personalizada e otimizada, além de proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes, a ChatGuru é a sua aliada.

O nosso chatbot para WhatApp também é capaz de ajudar no aprimoramento do fluxo de trabalho dos times de vendas e atendimento, incentivando o crescimento das conversões e fidelização da marca. E tudo isso acontece enquanto importantes dados são coletados a partir das interações do bot com seu público, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com isso, é possível conhecer mais os perfis de público, identificar padrões no comportamento dos seus clientes, saber o que faz com que eles convertam mais e onde eles desistem da compra. Todos esses dados geram um relatório únicos que poderão embasar o desenvolvimento de estratégias futuras.

Os chatbots da ChatGuru podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa e são capazes de abranger uma grande variedade de casos de uso, que vão desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas. Mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade.

A intenção é tirar proveito da familiaridade dos usuários com a plataforma e oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido o ano todo.

Aqui, você acompanhou algumas formas de como o nosso chatbot consegue melhorar o seu atendimento ao cliente, aumentando as chances de conversação e a eficiência de sua equipe. Isso tudo fará com que você se diferencie da concorrência e tenha clientes fidelizados.

Ficou interessado em saber ainda mais maneiras de como os chatbots da ChatGuru podem transformar a comunicação da sua empresa? Entre em contato com a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru e peça um orçamento!

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