Seja a economia, uma pandemia, um grande evento internacional ou avanços tecnológicos. São muitos os fatores que colocam o ambiente digital em constante mudança. Em um esforço para responder a essas questões, muitos vêm recorrendo à automação. Mas o importante é ter em mente que o objetivo principal deve ser melhorar a eficiência operacional sem diminuir os padrões de experiência do usuário.
Importância da automação para o marketing digital
A automação surgiu como um setor chave do negócio de marketing digital, podendo ajudá-lo em todos os níveis do funil de marketing. Uma vez que a responsabilidade do profissional de marketing é expandir potenciais fontes de renda, a melhor maneira de atingir este objetivo é através da colaboração dos departamentos de marketing e vendas.
Neste sentido, mais de um terço (35%) dos profissionais de marketing entrevistados para o relatório The State of Marketing Automation, da Ascend2, dizem que esse é um dos principais motivos pelos quais estão usando a automação de marketing. Já outros 34% dos profissionais de marketing planejam empregar ferramentas de automação de marketing para aumentar o envolvimento e a satisfação do consumidor. E mais precisamente 84% consideram que o uso da automação tem sido eficaz para atingir seus objetivos.
Ou seja, com a ajuda de soluções de automação de marketing, as empresas podem centralizar seus dados, otimizar suas operações e fornecer aos clientes uma experiência mais personalizada. No entanto, mais da metade dos profissionais de marketing (54%) acredita que não está aproveitando ao máximo seus recursos de automação de marketing.
Os dados da pesquisa mostram que o sucesso das ferramentas de automação de marketing é proporcional aos esforços e estratégias utilizadas em conjunto com elas. Mais da metade dos profissionais de marketing questionados acreditava que dados de alta qualidade aumentariam a eficácia de uma tecnologia de automação de marketing. Para 46% e 45% dos profissionais de marketing, respectivamente, isso é seguido por garantir que a automação esteja sendo usada estrategicamente e garantir que os objetivos de vendas e marketing estejam sincronizados.
É por isso que, apesar de seu amplo uso, algumas empresas temem que os clientes se cansem da automação. Entretanto, através da solução correta, as empresas são capazes de evitar o processo caro de contratação de funcionários sazonais, reduzir o tempo de espera dos clientes, diminuir o esforço do agente, aumentar o número de chamados resolvidos e ainda estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no canal mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp.
Encontrar o parceiro correto é fundamental
Elaborar uma estratégia de automação apropriada é crucial, mas o mais importante é encontrar o parceiro adequado. É isto que fará a diferença na prática para a construção da relação entre a sua marca e os clientes!
Você deve ser capaz de simplesmente automatizar a grande maioria de seus chamados com a solução adequada, aproveitar a possibilidade de agir e conectar-se de forma proativa com seus clientes, antecipando seus desejos. Trabalhar com o parceiro mais correto ajudará no desenvolvimento e realização dos objetivos da empresa de curto e longo prazo.
Como resultado, escolher um parceiro com a melhor estrutura é essencial para agregar valor e impulsionar o desenvolvimento de soluções personalizadas que facilitem a ação e até atendam preventivamente aos requisitos dos usuários.
Dessa forma, sua estratégia será executada corretamente e a automação poderá aumentar a produtividade da sua empresa e economizar despesas sem diminuir os níveis de experiência do cliente ou prejudicar a reputação da empresa – muito pelo contrário.
No ChatGuru, sua empresa contará com todo o suporte para ajudá-lo a se lançar na automação com confiança. O nosso time de especialistas pode ajudá-lo a evitar as armadilhas que afligem a maioria dos projetos e dar as ferramentas necessárias para otimizar a comunicação da sua marca.
Se os objetivos de interação da sua marca são expandir as operações de suporte e reduzir custos ou aumentar as taxas de conversão, podemos ajudá-lo a chegar lá. Para elaborar a estratégia perfeita, colaboramos de perto com sua equipe para obter informações sobre os objetivos da sua empresa e determinar as próximas etapas mais eficazes. Isso lhe dá a liberdade de controlar as estratégias e fazer ajustes rápidos e interativos conforme necessário para alcançar uma maior assertividade e eficiência.
Ao procurar um parceiro de automação confiável, muitos aspectos devem ser considerados, dos pontos da jornada do cliente onde a automação deve ser incluída até a preparação dos seus atendentes humanos.
Para ter sucesso nessa empreitada, com o ChatGuru, você terá o acompanhamento de perto no desenvolvimento e na implementação de sua estratégia.
O nosso time de especialistas vai ajudar no desenvolvimento de um chatbot personalizado para as necessidades específicas do seu negócio e dará o suporte para que seu time seja capaz de utilizar todas as ferramentas disponíveis, tirando o máximo de proveito de cada uma delas.
Dentro da plataforma, será possível gerir o chatbot de forma simples e rápida, com todo o suporte do nosso time, dando autonomia e agilidade para a solução. Em outras palavras, graças à simples usabilidade do ChatGuru, seu time poderá fazer pequenas mudanças na automação dependendo do que for sendo aprendido a partir das interações com os consumidores. Sempre com o auxílio do ChatGuru!
Por exemplo, na nossa plataforma, é possível criar novos roteiros de comunicação do seu chatbot, adicionar novas intenções dos clientes, bem como criar campanhas personalizadas com base nas informações do funil automático inteligente.
Com o ChatGuru, a sua experiência do cliente (CX) e sua equipe de suporte vão estar devidamente equipadas com os recursos necessários para se tornarem especialistas reais no desenvolvimento de interações automatizadas da sua marca assim que a comunicação da sua empresa for integrada com a solução ChatGuru.
Para começar, nosso time de profissionais vai colaborar com sua empresa para desenvolver uma estrutura de conteúdo para o seu chatbot. O trabalho desenvolvido nesta etapa servirá de base para o nosso processo de implementação, permitindo-nos compreender melhor os seus procedimentos de suporte existentes e permitir-nos incluir esses processos no seu plano de automação.
Logo em seguida, é hora de analisar todas as informações atualmente disponíveis, incluindo problemas anteriores de atendimento ao cliente, perfis de clientes e seus métodos operacionais usados atualmente. A ideia aqui é descobrir o que foi bem-sucedido, quais fatores contribuem mais para o desempenho de sua equipe de suporte e quais partes da comunicação da sua marca podem se beneficiar da automação.
O terceiro passo consiste em criarmos procedimentos de resposta considerando seus clientes e outras partes interessadas do atendimento e suporte, bem como os objetivos da sua empresa. Aqui, podemos priorizar a diminuição dos tempos de espera para os agentes ativos e as métricas cruciais, entre outros fatores.
Vale destacar que, para um lançamento bem-sucedido de uma estratégia de comunicação, é fundamental que haja um esforço conjunto de toda a equipe. Afinal, seus agentes estarão usando a plataforma o tempo inteiro.
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