Descubra como criar um catálogo de produtos no WhatsApp e aumentar as vendas

Após a aquisição do WhatsApp pelo Facebook – atual Meta – em 2014, a empresa não passou a voltar suas ações para o comércio eletrônico. Logo foram lançadas as versões WhatsApp Business e WhatsApp Business API para suprir as necessidade de negócios de todos os tamanhos de se comunicar com os consumidores de forma mais […]

Giovanna Torreão

28/07/2022

whatsapp

Após a aquisição do WhatsApp pelo Facebook – atual Meta – em 2014, a empresa não passou a voltar suas ações para o comércio eletrônico. Logo foram lançadas as versões WhatsApp Business e WhatsApp Business API para suprir as necessidade de negócios de todos os tamanhos de se comunicar com os consumidores de forma mais simples.

A partir daí, uma série de recursos foram lançados, sempre visando facilitar o trabalho das marcas. O catálogo é uma das ferramentas mais importantes disponíveis na versão empresarial do WhatsApp.

Se você ainda não usa o catálogo para apresentar seus produtos e serviços aos clientes, confira agora como criar um para que você possa aumentar a receita da sua loja virtual.

Veja tudo abaixo!

Organize o catálogo de produtos do WhatsApp

O WhatsApp está sendo cada vez mais utilizado como ferramenta de negócios por empresas de todos os tamanhos. Essa tendência, inclusive, foi potencializada após a pandemia.

Dados da empresa de consultoria e insights Kantar revelaram que o WhatsApp registrou um aumento de 40% no seu uso durante um período. Foi registrado um aumento inicial de 27% nos primeiros dias da pandemia para 41% na fase intermediária, subindo para até 51%.

A mudança do comportamento dos clientes para o digital é irreversível. Como consequência direta disso, o WhatsApp passou a ser um recurso crucial para as empresas na hora de se conectarem com os clientes.

O catálogo de produtos do WhatsApp surge como uma nova forma de apresentar produtos e serviços para os clientes, facilitando a venda direto pelo aplicativo.

Através deste artifício, é possível que os consumidores encontrem mais rapidamente o que procuram no WhatsApp entre as ofertas de uma empresa.

Como funciona o catálogo do WhatsApp na prática?

A utilização do catálogo de produtos do WhatsApp é uma maneira das empresas aumentarem o reconhecimento dos seus produtos e serviços para um número maior de clientes e potenciais clientes.

Além de estar disponível no perfil da marca, a empresa pode ainda gerar e divulgar um link para seu catálogo, facilitando ainda mais as vendas de seus produtos. Pode-se, por exemplo, mandar o catálogo de forma individual para um contato ou consumidor que já faz parte de sua rede WhatsApp.

Mas também é possível espalhar esse link em uma série de plataformas de redes sociais onde mais clientes em potencial terão acesso a informações sobre sua empresa e a capacidade de entrar em contato diretamente com você por meio deste link.

Em resumo, o catálogo é uma ferramenta que permite que os consumidores possam conferir os produtos e serviços e fazer pedidos mais rapidamente, enquanto as marcas podem concluir as transações imediatamente e chegar até mais potenciais clientes.

No catálogo do WhatsApp, é possível adicionar, no máximo, 500 itens de cada vez e pode incluir as seguintes informações no catálogo:

  • Imagem do produto ou serviço
  • Nome
  • Preço
  • Descrição
  • Link do site
  • Código do item

Na prática, no momento em que um cliente ou potencial cliente clicar no seu perfil comercial do WhatsApp, automaticamente, uma nova janela se abrirá com informações extras sobre sua empresa.

Nesta aba, haverá um resumo conciso de sua organização que incluirá detalhes como localização, horário de funcionamento e outras informações relevantes. Abaixo destas informações, estará localizado o catálogo de produtos da sua empresa.

Quando um cliente escolher a opção de catálogo, uma nova guia ou janela será aberta em seu navegador ou aplicativo, onde ele poderá conferir os itens disponíveis, o preço, imagens, o nome e uma breve descrição do produto.

Então, os clientes poderão acessar os produtos ou serviços disponibilizados no seu estoque, compartilhá-los e tirar dúvidas pelo WhatsApp.

Como criar um catálogo de produtos do WhatsApp?

Se você estiver usando o WhatsApp Business como parte de sua estratégia de vendas digitais, convém investigar as possibilidades do aplicativo para criar um catálogo de produtos. Um catálogo organizado de forma eficiente é fundamental para que os clientes possam localizar facilmente os produtos de que necessitam.

No entanto, antes de tudo, os produtos em questão devem ser carregados no catálogo associado à sua conta do WhatsApp Business. Se você ainda não fez isso, veja agora como criar um catálogo de produtos no WhatsApp e fazer coleções:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp Business
  2. Clique no ícone de mais opções no canto superior direito
  3. Vá para Configurações
  4. Em seguida, escolha Ferramentas de negócios
  5. Então, clique na opção Catálogo
  6. Escolha a opção Adicionar novo item para criar um novo catálogo
  7. Clique no ícone de adição e, em seguida, em Adicionar imagens
  8. Aperte em Galeria e selecione fotos ou clique em Câmera para tirar fotos
  9. Adicione um nome à sua foto e detalhes opcionais, como preço, descrição, link do site e código do produto/serviço
  10. Clique em salvar

Como criar coleções no seu catálogo?

Depois que todos os produtos forem carregados, você poderá começar a criar coleções desses produtos. As coleções de itens no catálogo são uma ótima forma de organizar seus produtos e serviços a fim de ajudar os clientes a encontrarem aquilo que estão procurando mais facilmente.

A seguir estão os passos que precisam ser tomados:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business
  2. Selecione a aba Mais opções na parte superior da sua lista de conversas
  3. Em seguida, aperte em Catálogo
  4. E, então, vá em Adicionar coleção
  5. Agora, dê um nome para a coleção
  6. É hora de selecionar os itens do catálogo que você deseja adicionar à sua coleção
  7. Por fim, clique em OK

Como gerenciar uma coleção no seu catálogo de WhatsApp?

As informações da sua coleção podem ser editadas e atualizadas sempre. Para isso, siga o passo a passo:

Adicionar ou remover itens de uma coleção:

  1. Vá em Mais opções > Coleções.
  2. Então, clique em Mais opções e, em seguida, na coleção que você deseja atualizar
  3. Em seguida, selecione ou desmarque os itens do catálogo que você deseja adicionar ou remover da coleção
  4. Por fim, clique em OK

Renomear uma coleção:

  1. Primeiro, clique em Mais opções > Coleções
  2. Depois, clique em Mais opções e, posteriormente, na coleção que você deseja renomear
  3. Agora, dê um novo nome para a coleção
  4. Então, clique em OK

Apagar uma coleção:

  1. Escolha a aba Mais opções > Coleções
  2. Então, selecione Mais opções e, em seguida, clique na coleção que você deseja apagar
  3. Por fim, clique em Apagar > OK

Um ponto importante a se observar é que as coleções novas ou atualizadas serão analisadas pelo WhatsApp antes de serem exibidas aos seus clientes.

Como ganhar mais dinheiro usando o aplicativo de mensagens WhatsApp?

O WhatsApp é uma poderosa plataforma para fortalecer conexões com os clientes e gerar um aumento no número de vendas. A seguir, nós elencamos algumas dicas para que sua marca possa aproveitar ao máximo a plataforma de negócios Whatsapp. Confira:

1. Familiarize-se com as Diretrizes do WhatsApp Business

Como dito anteriormente, o WhatsApp faz uma avaliação da sua imagem, produto ou serviço para confirmar que está em conformidade com as diretrizes descritas na Política Comercial do WhatsApp.

Então, para evitar surpresas desagradáveis, é importante ler a política com antecedência e analisar cada item que você adicionar ao catálogo.

2. Escolha as melhores imagens

O catálogo do WhatsApp funciona como uma espécie de vitrine dos seus produtos e serviços. No momento em que um cliente abre seu perfil do WhatsApp Business, eles serão apresentados imediatamente aos itens que você tem disponíveis.

É uma janela de oportunidade para chamar a atenção dos seus clientes. Sendo assim, certifique-se de que as imagens que você usa são de alta qualidade e que fazem jus à mercadoria que você está vendendo.

3. Atenção para a descrição dos itens no catálogo

Complementando a imagem, a descrição tem um papel importante na hora de conquistar o cliente através do catálogo. Por isso, ao descrever algo, é importante ser breve, mas não deixar faltar nenhum dos detalhes mais essenciais que vão fazer a diferença na hora da decisão pela compra.

4. Utilize códigos para os produto

Nós sabemos como pode ser complexo manter o controle sobre os muitos itens em um catálogo. Para ajudar nesta tarefa, use códigos de produto.

Com essa pequena informação, você poderá determinar quanta demanda há pelo seu produto e elaborar novas estratégias para aumentar suas vendas na plataforma. Mas, para isso, é preciso ter um monitoramento de perto da sua performance.

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