O WhatsApp é uma importante ferramenta de comunicação para sua empresa. Uma conta nesta plataforma pode ajudá-lo a criar relacionamentos com seus consumidores, fornecendo uma comunicação ágil e personalizada no aplicativo mais popular entre os brasileiros. O trabalho para divulgar o canal de comunicação da sua empresa pelo WhatsApp e alcançar os objetivos da sua empresa com mais sucesso pode contar com uma ajuda extra: os anúncios “Click to Chat WhatsApp’’.
Com o objetivo de divulgar sua conta no WhatsApp Business, o recurso lançado pela Meta, antigo Facebook, convida clientes e potenciais clientes a enviarem mensagens para o número da sua empresa com um único clique. Com os anúncios do tipo Click to Chat WhatsApp, você pode adicionar um botão Enviar mensagem aos anúncios do Facebook e Instagram. Como consequência, o cliente pode usar o WhatsApp para se comunicar com sua empresa apenas clicando no botão em seu anúncio.
Neste post, você aprenderá como aproveitar os anúncios do Click to Chat WhatsApp.
O que é a função Click to Chat WhatsApp?
A funcionalidade Click to Chat WhatsApp nada mais é que uma ferramenta que permite que qualquer usuário da plataforma inicie uma conversa com um número de telefone sem precisar adicioná-lo antes na sua agenda.
Na prática, o Click to Chat WhatsApp possibilita que o usuário de uma conta crie um link de redirecionamento para seu número de telefone que pode, inclusive, incluir uma chamada para ação (CTA) – você pode configurar para aparecer uma sugestão de mensagem para o cliente enviar.
O link para o contato da sua empresa pode ser inserido nas páginas de redes sociais, sites, enviados por e-mail e usado também em anúncios do Facebook, Instagram e Google Ads.
Através deste recurso, você pula uma etapa para o cliente, facilitando a comunicação e tornando-a mais ágil, tanto para o aplicativo quanto para a versão Web do WhatsApp.
Quais as vantagens de usar o Click to Chat WhatsApp em anúncios?
O marketing Click To Chat WhatsApp tem muito a oferecer para as empresas. As vantagens vão desde um público altamente engajado até a geração de leads e o retargeting.
Aqui, nós vamos falar um pouco mais sobre quatro dessas vantagens. Veja agora:
1. Geração de leads qualificados
Na hora de configurar o seu anúncio Click to Chat WhatsApp, sua equipe poderá definir parâmetros a fim de alcançar leads de alta qualidade, mirando as pessoas que estão mais interessadas em seus produtos e serviços.
2. Engajamento de leads imediatamente
Assim que os leads são impactados pelos anúncios Click to Chat WhatsApp, eles já estabelecem um contato com a sua empresa. Neste sentido, o WhatsApp é uma plataforma que trás uma grande agilidade e a chance de engajar rapidamente com os potenciais clientes para garantir a compra.
Com a ChatGuru, é possível criar e gerir chatbots para o WhatsApp de forma simples, garantindo uma interação imediata e assertiva com todos os seus contatos ao mesmo tempo. Saiba mais!
Para saber mais sobre a importância de responder rapidamente ao contato dos clientes, acesse AQUI.
3. Mensagens promocionais com personalização
A personalização tem papel fundamental no marketing de hoje. As empresas precisam mandar a mensagem certa para o público certo no momento certo.
Com o Click to Chat WhatsApp Ads, é possível desenvolver campanhas personalizadas. Certifique-se de que seus consumidores fiéis estão tirando o máximo proveito de suas promoções e expanda seus negócios usando seus seguidores altamente engajados.
4. Campanhas de retargeting
Se sua empresa está buscando mirar aquelas pessoas que visitaram sua página na rede social ou iniciaram uma conversa, mas não concretizaram a compra, os anúncios Click to Chat WhatsApp também são uma estratégia eficiente.
Seu time pode focar em criar uma campanha de marketing exclusiva de Click to Chat WhatsApp para reengajar os clientes com mensagens e ofertas personalizadas.
O que é preciso para configurar anúncios de Click to Chat WhatsApp no Facebook?
Antes de começar, é preciso saber que não é possível usar um número padrão do WhatsApp para anunciar. Então, você deve criar uma conta comercial no aplicativo WhatsApp Business ou fazer a integração com o WhatsApp Business API.
Em seguida, é preciso conectar sua conta do WhatsApp à sua Página do Facebook e atribuir a função de administrador da Página para você.
Como conectar a Página do Facebook ao seu WhatsApp?
Para veicular anúncios de clique para o WhatsApp (Click to Chat WhatsApp) no Facebook ou Instagram, é preciso conectar a sua Página do Facebook ao WhatsApp.
Para conectar uma Página do Facebook ao seu WhatsApp, é preciso:
- Vá até a sua Página comercial do Facebook
- Selecione a opção Configurações
- Dentro da coluna à esquerda, vá na opção WhatsApp
- Digite o código do seu País (no Brasil é +55)
- Escreva o seu número de telefone da sua empresa no WhatsApp e selecione Enviar código.
- Um código será enviado para o seu número. Insira o código e clique em Confirmar
- Pronto, sua Página do Facebook está conectada ao seu WhatsApp
O que é o Gerenciador de Anúncios?
Os anúncios – não apenas os do tipo Click to Chat WhatsApp – são configurados através do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Ele é seu ponto de partida para postar anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network. Ele é um balcão único para criar anúncios, gerenciar quando e onde eles são lançados e medir o sucesso da campanha em relação aos seus objetivos de marketing.
No Gerenciador de Anúncios, é possível expandir os anúncios de forma automática para a família de aplicativos e serviços da Meta, fazendo uso de posicionamentos automáticos que oferecem mais flexibilidade ao sistema de veiculação.
Dentro do Gerenciador também pode-se definir os parâmetros da campanha e o objetivo de publicidade, conforme as metas da sua empresa. Tudo isso faz com que o trabalho ganhe um direcionamento de anúncios mais inteligente.
Além disso, é nele que se faz o gerenciamento do trabalho criativo, a exemplo do carregamento criativo do anúncio e a redação do texto.
Seu time também pode monitorar as campanhas de qualquer lugar com o aplicativo Announcement Manager para iOS e Android.
Como criar anúncios de clique para o WhatsApp?
Se você deseja criar anúncios de clique para o WhatsApp (Click to Chat WhatsApp) no Gerenciador de Anúncios, é preciso:
- Acessar a aba “Criação de anúncios” dentro do Gerenciador de Anúncios
- Escolher o seu objetivo
Anúncios Click to Chat WhatsApp com os objetivos de Tráfego, Conversões no site ou Mensagens
- Informe o orçamento da sua campanha e vá em “Avançar”
- Dentro de “Tipo de Anúncio”, escolha “Clique para enviar mensagem”
- Já na seção “Aplicativos de Mensagens”, escolha “WhatsApp”
- Informe o Público, Posicionamentos, Orçamento e Programação e selecione “Avançar”
- Escolha o formato do anúncio e finalize a configuração dele
- Vá em + Criar para definir o seu fluxo. Aperte em “Salvar e Concluir” ao terminar
- Aperte em “Publicar” para publicar o anúncio
Anúncios Click to Chat WhatsApp com os objetivos de Alcance, Reconhecimento da marca, Engajamento ou Visualizações do vídeo
- Primeiro, defina o orçamento da sua campanha e vá em Avançar
- Em seguida, escolha o Público, Posicionamentos, Orçamento e Programação e aperte novamente em Avançar
- Em seguida, na opção Links, clique em Adicionar URL do site
- Insira a URL do site da sua empresa
- Já na aba Chamada para ação, aperte em Enviar mensagem pelo WhatsApp
- Então, escolha a sua Página com o número do WhatsApp conectado no menu suspenso
- Por fim, clique em Publicar para publicar o anúncio
ChatGuru
A ChatGuru ajuda a sua empresa a criar e gerir um chatbot para WhatsApp personalizado para as necessidades do seu público e do seu negócio, potencializando o poder das suas campanhas Click to Chat WhatsApp.
Os chatbots nada mais são que um software de mensagens capaz de automatizar diferentes fases de comunicação entre uma empresa e o público em geral. Eles podem ajudar na criação e qualificação de leads, gerenciamento de contatos, gerenciamento de funil de vendas e engajamento rápido com cliente, tirando dúvidas e fornecendo informações.
Com a automação de etapas, você conseguirá se engajar instantaneamente e simultaneamente com todos os seus clientes, aumentando as suas chances de conversão e os níveis de satisfação. Ao mesmo tempo, os chatbots para WhatsApp da ChatGuru aumentam a eficiência das suas equipes, reduzem as despesas operacionais e otimizam processos.
Além disso, todas as interações entre clientes e chatbot resultam na coleta de dados críticos que podem ajudar na formulação de estratégias assertivas e a nossa tecnologia pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos.
Use da automação e dos chatbots para aprimorar experiência do cliente e ter interações de conversação mais assertivas. Para saber mais sobre a tecnologia ChatGuru, entre em contato!