Reagir às demandas dos consumidores, reduzir os tempos de resposta e aumentar a fidelidade do cliente. Tudo isto está relacionado com o seu atendimento e podem afetar as suas vendas. Oferecer uma experiência satisfatória tem tudo a ver com a performance do seu negócio. Se você está cansado de perder oportunidades de vendas por conta do seu atendimento, é hora de descobrir como ChatGuru e o WhatsApp, o aplicativo mais usado do Brasil, estão ajudando as empresas.
Confira!
1. Responda rapidamente
A ferramenta de resposta rápida consiste em enviar mensagens para o chat utilizando um atalho definido pelo usuário ou administrador do sistema. A função está sempre disponível e pode ser usada a qualquer ponto do atendimento.
Em poucas palavras, você pode programar atalhos de teclado para mensagens usadas com frequência. Assim, nosso sistema inteligente preencherá automaticamente as informações solicitadas com um único comando, eliminando a necessidade de o atendente digitar a resposta completa.
É importante lembrar que não há um limite para o número de respostas rápidas que podem ser salvas. Isso significa que cada agente tem total flexibilidade para desenvolver quantas respostas quiser e alterá-las conforme julgar conveniente.
2. Chatbot
Com o ChatGuru, você pode adicionar um bot à sua conta comercial do WhatsApp. Múltiplas facetas da comunicação da empresa, incluindo qualificação e nutrição de leads, marketing e acompanhamento pós-venda, podem ser automatizadas usando este software.
Na prática, o chatbot age como um agente humano, dando aos seus consumidores a impressão de que estão se comunicando com uma pessoa real. Assim, depois que o programa entender a consulta do usuário, ele passará por sua base de conhecimento para obter a resposta apropriada.
Portanto, os chatbots do ChatGuru são uma maneira eficiente e de baixo custo de se comunicar com um grande número de clientes de uma só vez, responder suas perguntas imediatamente e resolver seus problemas rapidamente.
Os chatbots, ao contrário dos funcionários humanos, trabalham sem parar, mesmo em feriados e fins de semana. A satisfação e fidelização do cliente aumentará como consequência da nossa tecnologia, que permitirá à sua empresa interagir com os clientes 24 horas por dia e de onde eles precisarem.
Ou seja, seu chatbot pode fechar negócios quando e onde seu público-alvo estiver online.
A seção de suporte ao cliente do ChatGuru fornece à organização um sistema centralizado para rastrear todos os dados e conversas relacionadas ao atendimento ao cliente em tempo real.
Essa ferramenta facilita a visualização de quais clientes iniciaram uma discussão, mas ainda não foram respondidos, bem como quais estão sendo atendidos no momento e quais já foram atendidos anteriormente.
3. Agende mensagens para quando estiver offline
Uma das muitas tecnologias que ajudam as organizações a fornecer um suporte WhatsApp de primeira linha é a ferramenta de agendamento de mensagens em nossa plataforma.
O recurso permite que o atendente envie a mensagem em um horário e data pré-determinados, mesmo que ele não esteja online no momento.
Usando a ferramenta de agendamento de mensagens do ChatGuru, um atendente pode ter certeza de que seus clientes receberão mensagens e notificações importantes sem precisar se lembrar de acessar a plataforma ou aplicativo do WhatsApp a cada vez.
4. Tenha vários agentes em um só WhatsApp
Com o ChatGuru, é possível ultrapassar as barreiras do WhatsApp Business e ter um número ilimitado de agentes trabalhando no mesmo número ao mesmo tempo. Além disso, também é possível cadastrar vários números de WhatsApp dentro de uma única plataforma ChatGuru.
Dessa forma, você consegue dividir o atendimento da sua empresa em diferentes equipes ou divisões de serviço, cada uma com seu próprio tamanho de equipe, da forma que for mais conveniente para o seu negócio.
5. Faça anotações dentro do sistema
O atendimento a um cliente exige que todos os membros de uma equipe tenham um entendimento comum de toda a situação. Com este recurso útil do ChatGuru, a equipe de suporte da empresa pode trabalhar melhor em conjunto para ajudar os clientes e promover a aprimorar a experiência da empresa.
As anotações internas são apenas notas confidenciais compartilhadas entre os agentes que são salvas dentro da conversa do contato e só podem ser vistas ao fazer login. Assim, o usuário pode reiniciar o atendimento de onde parou sem ter que ler a conversa inteira.
6. Faça pesquisas de mensagens através dos filtros
Os filtros de pesquisa e a pesquisa de mensagens do ChatGuru são apenas duas das maneiras pelas quais os profissionais de suporte ao cliente podem economizar tempo usando o software. A gente pode classificar rapidamente as chamadas e mensagens para encontrar aquela que procura usando palavras-chave.
Mais de 10 critérios, incluindo nome, número, dispositivo, tags, usuário/departamento que prestou o serviço, estágio do funil, status, classificação, conversas não lidas, chats arquivados e favoritos, estão disponíveis na plataforma ChatGuru para ajudar a equipe a descobrir um conversar de forma rápida e eficiente.
7. Aproveite o rodízio de atendimento
O objetivo do rodízio de atendimento do ChatGuru é tornar mais fácil para as empresas gerenciarem seu fluxo de suporte ao cliente. Assim que o consumidor inicia o contato com a marca, a ferramenta possibilita a definição da distribuição dos chamados.
Na aba de regras, você pode escolher os parâmetros que definirão seu rodízio, determinando, por exemplo, se quer ou não enviar o chamado para um agente indisponível. Esse recurso ajuda a garantir que um cliente não seja esquecido quando um atendente ou setor estiver temporariamente indisponível.
Sendo assim, quando uma pessoa ou grupo é alterado de ativo para inativo, eles são removidos do ciclo, mas permanecem como parte da dinâmica geral.
8. Use o funil automático e inteligente
Ao monitorar a atividade do consumidor, as empresas podem entender melhor os desejos e os requisitos de seu público, o que, por sua vez, permite que eles lancem esforços de marketing mais eficazes e lucrativos. Usando o funil inteligente e automatizado do ChatGuru, ficará mais fácil para a sua empresa saber onde cada cliente está na jornada de compra.
O módulo de funil nada mais é que um modelo estratégico com várias etapas que podem ser utilizadas para consultar a experiência completa do cliente. É possível acompanhar o progresso de muitas operações da empresa, incluindo vendas, suporte, consultas, serviços, distribuição de produtos e muito mais.
A plataforma do ChatGuru permite que a empresa acompanhe onde cada cliente está no processo de vendas, desde aqueles que solicitaram uma cotação até os que desistiram ou que concluíram a transação.
Assim, o funil do ChatGuru ajuda a equipe de vendas de uma empresa a desenvolver estratégias para atrair, converter, vender e reter clientes, identificando as fases de maturidade do consumidor em relação à decisão de compra.
Observe que em nossa plataforma, as empresas podem não apenas dar ao seu funil o nome que escolherem, mas também decidir quantos estágios ele terá e como cada estágio será chamado. Serviço, entrega de orçamento, fechamento de negócios e perda de negócios são etapas padrão até mesmo nos funis de vendas mais elementares.
Vale destacar que os dados do funil de vendas podem – e devem – ser usados para alimentar campanhas personalizadas. Com apenas um comando, é possível enviar mensagens específicas para cada grupo de clientes, levando em conta a fase do funil em que se encontram.
9. Escolha os campos personalizáveis de dados
Usando os campos personalizados no ChatGuru, você pode melhorar as interações, saber mais sobre seus clientes e otimizar o tempo dos seus funcionários.
Este campo serve como um “formulário de inscrição” para o chat e é acessível de dentro da própria conversa do cliente. Nele, é possível registrar informações não públicas sobre o contato.
Os campos de bate-papo personalizados podem conter qualquer tipo de informação que uma empresa considere útil, como endereços de e-mail e o número total de documentos. Pode-se configurar os campos da maneira que seu negócio achar melhor.
Ao adicionar campos personalizados, as empresas conseguem obter um conhecimento mais aprofundado de cada contato e desenvolver estratégias de marketing mais eficazes que podem ter maior influência sobre o público, impulsionar as vendas e, eventualmente, contribuir para a extensão da marca.
ChatGuru
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