Conheça as vantagens e possibilidades do chatbot da ChatGuru

O comportamento do consumidor é remodelado conforme os avanços da tecnologia acontecem. Agora, os clientes estão muito mais habituados com a praticidade e facilidade do mundo virtual e cobram que as empresas  ofereçam experiências digitais envolventes e de acordo com sua conveniência. Nestas circunstâncias, os chatbots entram como uma solução para garantir a agilidade e […]

Giovanna Torreão

30/08/2021

ChatGuru Chatbot WhatsApp Multiusuarios

O comportamento do consumidor é remodelado conforme os avanços da tecnologia acontecem. Agora, os clientes estão muito mais habituados com a praticidade e facilidade do mundo virtual e cobram que as empresas  ofereçam experiências digitais envolventes e de acordo com sua conveniência. Nestas circunstâncias, os chatbots entram como uma solução para garantir a agilidade e otimização no atendimento ao cliente.

Os chatbots, sistemas de conversação automatizados movidos por inteligência artificial, são uma poderosa ferramenta que pode causar um impacto verdadeiro na experiência dos clientes e, consequentemente, nos resultados da empresa. Eles têm potencial para serem utilizados em estratégias para atrair mais clientes e gerar valor para sua marca.

A tecnologia de automação da ChatGuru é capaz de compreender e responder a uma ampla variedade de perguntas dos clientes. Os nossos bots de atendimento aos clientes podem reduzir custos, melhorar a experiência do cliente, aumentar a interação com o público, facilitar as tarefas da empresa e ampliar seus negócios.

Disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias por semana, os chatbots muitas vezes respondem às perguntas dos clientes mais rapidamente do que os agentes humanos conseguiriam. Assim, a sua implantação traz eficiência para empresas que atendem a um grande volume de solicitações de chamadas de clientes. 

De acordo com um levantamento feito pela Forrester, empresa norte-americana que atua criando soluções para melhorar a experiência de compra dos clientes, 73% dos consumidores afirmam que ter o seu próprio tempo valorizado é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer para realmente entregar um atendimento de qualidade. E pelo menos 53% dos consumidores tendem a desistir de uma compra quando não conseguem encontrar respostas rápidas para suas dúvidas, conforme esse mesmo estudo.

Os números destacam a importância de redução do tempo de respostas. Para esse problema, os chatbots também são a solução. Se uma pessoa da equipe de atendimento consegue responder apenas uma pergunta por vez, o chatbot é capaz de falar com todos os contatos simultaneamente e de forma rápida. 

Além da prontidão da resposta, os chatbots não estão sujeitos a horários ou cansaço. Ele está funcionando a qualquer hora do dia ou da noite que o consumidor desejar, bem como não comete erros por estresse ou por falta de atenção. 

O software garante a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário e no menor tempo de resposta. Caso o chatbot não consiga compreender uma questão ou não tenha os recursos necessários para responder, um profissional humano será chamado. Assim, seu cliente fica satisfeito, sente que suas necessidades são ouvidas e seu time humano de atendimento ficará concentrado apenas em assuntos mais complexos.

Com o serviço de mensagens e chat em tempo real da ChatGuru, é possível reduzir o tempo de atendimento, controlar a interação com clientes entre canais e identificar produtos ou serviços adequados para o momento do contato ou resolução da demanda do seu cliente. Aqui, você vai conhecer mais sobre as possibilidades da nossa plataforma. Confira!

Canal

Plataformas de conversação ganharam espaço nos últimos anos. O destaque fica por conta do WhatsApp, aplicativo de comunicação instalado em 98% dos smartphones brasileiros e utilizado diariamente por 86%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Opinion Box durante a pandemia.

Neste contexto, inclusive, o WhatsApp tornou-se uma alternativa para vendas e relacionamento das empresas, conforme atesta o estudo. Dos entrevistados, 76% usam o aplicativo de mensagens para se comunicar com empresas, enquanto 52% revelaram que compram produtos e serviços através dele.

Tudo isso mostra como esse aplicativo é a plataforma ideal para integração com um chatbot de atendimento ao cliente. Com a nossa tecnologia, sua empresa estará disponível instantaneamente em um ambiente de conversação onde o seu cliente se sente confortável e está completamente familiarizado. 

Personalização

O desenvolvimento de um chatbot tem por objetivo oferecer uma boa experiência ao cliente, para aumentar sua satisfação e, consequentemente, gerar a fidelização. Tendo isso em mente, é fundamental a personalização do chatbot a fim de proporcionar uma comunicação projetada especialmente para a sua empresa e seu público.

Primeiramente, é preciso entender as necessidades dos seus clientes e analisar o que eles desejam ao entrar em contato com a sua empresa: fazer uma compra ou reserva? Solucionar problemas? Tirar dúvidas? Saber sobre ações da sua marca?

Através de pesquisas com seus clientes ou atendimentos já realizados, é possível identificar as maiores dores, verificar o que ele espera da empresa, as palavras-chave mais utilizadas, a forma como ele fala, entre outras características que vão te ajudar a desenvolver um chatbot personalizado.

A ChatGuru te permite ainda configurar gatilhos para envio de alertas personalizados. Por exemplo, você consegue desenhar um alerta para cada venda, intenção de compra, leads ociosos ou até mesmo se um lead mencionar algo, o que for necessário para atender da melhor forma suas estratégias de comunicação e venda. Nossa plataforma também permite que sejam feitas anotações internas para auxiliar sua equipe humana durante o atendimento ou destacar informações para consultas posteriores.

Intenção

Nossos chatbots podem entender e responder a uma ampla variedade de perguntas dos clientes. Os agentes virtuais escaneiam a solicitação do cliente, combinam com informações disponíveis para eles e, em seguida, identificam a intenção do cliente: ou seja, o que ele está tentando realizar.

As intenções de um cliente de um hotel podem incluir, por exemplo, “fazer uma reserva”, “alterar data de reserva”, “contratar serviço de quarto” ou “fazer upgrade do quarto”. Depois de identificar a intenção, o agente virtual responde com um script destinado a resolver o problema do cliente.

Veja AQUI como é simples cadastrar intenções na plataforma da ChatGuru.

Qualificação de leads

Os chatbots são capazes de otimizar a experiência do cliente e impulsionar a geração de leads online ao mesmo tempo em que qualificam esses contatos. O fato de serem comunicativos, sempre disponíveis e se adaptarem conforme as diferentes etapas da jornada do cliente faz dos chatbots uma excelente ferramenta para qualificar seus leads.

Com a ChatGuru você organiza seus contatos do WhatsApp de acordo com sua etapa e consegue criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento. Assim, você consegue nutrir esses contatos, oferecendo um atendimento preciso e ajudando sua equipe de vendas na gestão desses contatos.

Criar relatórios

A interação dos clientes com seu chatbot pode servir para coleta de dados de consumo, comportamento e avaliações. Além disso, é possível enviar pesquisas de satisfação e pedidos de feedbacks. Por meio dos chatbots, essas informações são recolhidas e levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios.

Você consegue criar relatórios periódicos e totalmente customizáveis. É possível escolher receber os dados por e-mail ou WhatsApp, a partir dos critérios escolhidos, gerando praticidade para o seu acompanhamento.

As informações colhidas a partir das interações do bot podem, quando analisadas, levar até a identificação das chamadas mais frequentes e o que faz com que o lead converta mais. Também pode-se saber quais os pontos em que existe maior evasão e atuar para reverter este comportamento do cliente, aprimorando a experiência do usuário. Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

ChatGuru

Com a plataforma da ChatGuru, você consegue desenvolver e gerir um chatbot na medida da necessidade dos seus clientes, oferecendo um atendimento personalizado e humanizado com o objetivo de fidelizar seu público. A tecnologia da ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre a ChatGuru!

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