Como os chatbots podem ajudar na minha estratégia para a Black Friday

A Black Friday é sinônimo de aumento de demanda. Se por um lado, isso resulta em mais chances de vendas, por outro representa uma necessidade de reforço no atendimento. Para facilitar essa árdua tarefa, a tecnologia é a resposta. Um chatbot de atendimento ao cliente é capaz de dar conta de todos os clientes simultaneamente […]

Giovanna Torreão

17/11/2021

chatbot

A Black Friday é sinônimo de aumento de demanda. Se por um lado, isso resulta em mais chances de vendas, por outro representa uma necessidade de reforço no atendimento. Para facilitar essa árdua tarefa, a tecnologia é a resposta. Um chatbot de atendimento ao cliente é capaz de dar conta de todos os clientes simultaneamente e instantaneamente. Hoje, vamos te mostrar mais sobre os benefícios de usar chatbots na sua estratégia de Black Friday.

Confira!

Conheça os benefícios de usar chatbots na Black Friday

1. Esteja no canal que seus clientes estão

Toda empresa deseja oferecer praticidade para os clientes na hora das compras. Afinal, estar disponível na plataforma preferida do público tem um grande valor e pode fazer a diferença na hora da escolha dele. Esse aspecto é ainda mais maximizado em épocas como a Black Friday, na qual os clientes são procurados por uma série de empresas oferecendo bons negócios. Para não ser esquecido e conquistar a preferência do seu público, a dica é saber onde eles se encontram, ir até eles.

Neste sentido, as plataformas de conversação vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, com destaque especial para o WhatsApp. O aplicativo de comunicação está instalado em 98% dos smartphones brasileiros e é utilizado diariamente por 86%, conforme dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box durante a pandemia.

O WhatsApp tornou-se, inclusive, uma alternativa para vendas e relacionamento das empresas, como atesta o estudo. Dos entrevistados, 76% usam o aplicativo de mensagens para se comunicar com empresas, enquanto 52% revelaram que compram produtos e serviços através dele.

Tudo isso mostra como esse aplicativo é a plataforma ideal para integração com um chatbot de atendimento ao cliente. Através dessa tecnologia, sua empresa estará disponível instantaneamente em um ambiente de conversação onde o seu cliente se sente confortável e está completamente familiarizado. 

2. Forneça atendimento instantâneo

Para 75% dos clientes, o atributo mais importante de uma boa experiência do cliente é um tempo de resposta rápido, segundo a pesquisa The Customer in Context, da CMO Council. Já a Forrester identificou que 73% das pessoas acreditam que a valorização do seu tempo é a coisa mais importante em qualquer experiência de cliente online. Entretanto, dados da SuperOffice, apontam que o tempo médio de resposta às solicitações de atendimento ao cliente é de 12 horas e 10 minutos. 

Em um cenário de concorrência e exigência dos clientes, valorizar o tempo deles e oferecer suporte instantâneo pode ser um fator decisivo. A implementação dos chatbots é uma solução inteligente para atingir esses objetivos. Esses softwares podem ser treinados para antecipar as necessidades do cliente e dar respostas relevantes. Apoiado por tecnologia avançada e uma base de dados, um chatbot consegue buscar a resposta certa às perguntas frequentes solicitadas pelos seus consumidores em questão de segundos.

Aqui, é importante destacar que, mesmo quando os chatbots não conseguem resolver um problema imediatamente, eles podem ao menos fornecer uma resposta instantânea relevante para a consulta do cliente, gerando uma boa impressão. Em outras palavras, os bots interagem proativamente com os visitantes, entregando respostas instantâneas e mantendo seus clientes satisfeitos. 

3. Fique disponível 24×7

Como foi dito anteriormente, fornecer uma resposta rápida em um primeiro contato é um grande diferencial e pode chegar a ser um fator chave na retenção de clientes, especialmente, em momentos com a Black Friday. Junto a isso, dados da Arvato revelam que 43% dos consumidores esperam que o atendimento ao cliente do comércio eletrônico esteja disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Os chatbots também são uma forma de atender a todas essas exigências de forma econômica e eficaz.

Os bots de atendimento ao cliente contam com recursos abrangentes e são capazes de oferecer um suporte rápido a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Assim, sua empresa consegue dar conta do aumento natural da demanda de Black Friday, até mesmo quando a equipe de suporte não estiver disponível. Você conseguirá atrair, por exemplo, aqueles consumidores que estão pesquisando ofertas de Black Friday no meio da madrugada. Ser capaz de envolver os clientes no horário de preferência e conveniência deles aumenta a satisfação e a lealdade com a marca.

4. Ofereça um atendimento híbrido

É importante deixar claro que os chatbots não têm como objetivo substituir seus agentes humanos, mas complementar o trabalho. A chave para um melhor atendimento ao cliente está no equilíbrio entre atendimento humano e tecnologia. Por isso, contar com um suporte híbrido vai tornar possível fornecer serviços notáveis para seus leads ao mesmo tempo em que permite que sua equipe humana se concentre mais nos aspectos críticos e complexos do atendimento.

Esse é um benefício muito importante para a campanha de Black Friday, uma vez que os chatbots podem ser incorporados no primeiro estágio da comunicação, interagir com os visitantes e obter as informações necessárias. Já o suporte humano ajuda os clientes com informações mais precisas e complexas, além de colocar em prática estratégias de atendimento assertivas e executar as tarefas de valor agregado. 

Essa transição entre o chatbot e os agentes humanos, entretanto, precisa acontecer de forma suave e sem ruídos para que os clientes não enfrentem qualquer inconveniente. Com isso, a pessoa se sentirá ouvida em suas necessidades, enquanto a empresa otimiza o trabalho dos funcionários.

5. Qualifique seus leads

Otimizar a experiência do cliente e impulsionar a geração de leads online ao mesmo tempo em que qualificam esses contatos. Os chatbots oferecem uma série de vantagens. Por serem comunicativos, sempre disponíveis e se adaptarem às diferentes etapas da jornada do cliente, os chatbots são uma excelente ferramenta para qualificar seus leads.

Esses assistentes automatizados são capazes de responder às dúvidas dos clientes instantaneamente, reunir detalhes completos sobre o produto ou serviços e aconselhar os clientes na tomada de decisões, fornecendo aos clientes informações e produtos que são pertinentes para eles. Tudo isso enquanto acelera o processo de resolução, descobrindo e entregando respostas no prazo. 

Com a tecnologia da ChatGuru, por exemplo, você organiza seus contatos do WhatsApp de acordo com sua etapa e cria etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento. Assim, você consegue nutrir esses contatos, oferecendo um atendimento preciso e ajudando sua equipe de vendas na gestão desses contatos.

6. Experiências de usuário personalizadas

A pesquisa Aspect Consumer Experience Index Research identificou que 71% dos consumidores querem resolver seus problemas sozinhos e que metade prefere conversar por texto. Neste contexto, os chatbots são capazes de desempenhar um papel importante no suporte e atendimento ao cliente, os ajudando a encontrar as informações certas com mais eficiência. Através da análise da pergunta feita e uma base sólida e atualizada de conhecimento, os bots conseguem dar a resposta desejada, além de enviar conteúdos relevantes.

Outro aspecto importante dos chatbots é a possibilidade de estar disponível no horário de melhor conveniência. O atendimento ao cliente automatizado permite que as organizações resolvam os problemas assim que eles surgirem. Segundo dados da Drift, de 2020, 64% dos usuários de internet dizem que o serviço 24 horas é a melhor característica dos chatbots, enquanto 37% das pessoas usam um bot de atendimento ao cliente para obter uma resposta rápida em emergências.

Ou seja, os clientes podem ter suas dúvidas resolvidas 24 horas por dia, sem ter que esperar muito tempo para ter uma resposta. Com isso, a empresa não apenas aumenta a satisfação do cliente e passa a fornecer um excelente serviço, mas também melhora a reputação da sua marca e incentiva a lealdade.

7. Colete dados do cliente

Com tantos clientes buscando bons negócios, a Black Friday é a ocasião perfeita para gerar leads. Esse trabalho também pode ser facilitado pelo chatbot. Quando um potencial cliente entra em contato com a empresa e conversa com seu chatbot, o sistema coleta dados de consumo, comportamento e avaliações, e salva em um banco de dados. 

Por meio dele, também é possível fazer pesquisas de satisfação e pedidos de feedbacks. Todas essas informações são recolhidas e levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios.

Na ChatGuru, esses dados podem servir para a criação de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. É possível escolher receber os dados por e-mail ou WhatsApp, a partir dos critérios escolhidos, gerando praticidade para o seu acompanhamento.

Depois, você consegue usar todos as informações coletadas durante a Black Friday no direcionamento de estratégias ou mesmo em futuras campanhas.

Use um chatbot do WhatsApp com a ChatGuru

Se ficou interessado em automatizar processos, conte com a plataforma da ChatGuru. Nós adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Através da nossa tecnologia, você consegue desenvolver e gerir um chatbot personalizado, que vai suprir as necessidades da sua empresa e do seu público. 

Além disso, a ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Crie seu próprio chatbot para captar leads de alta qualidade e dar suporte para sua estratégia de comunicação. Ficou interessado? Peça um orçamento da ChatGuru!  

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