Chatbots melhoram o atendimento e vendas de restaurantes e delivery. Veja como

Os chatbots são aliados de empresas que desejam oferecer aos seus clientes experiências excepcionais e personalizadas. Através da tecnologia, você é capaz de fidelizar seus clientes, conquistar novos públicos e converter mais leads.  Em um cenário no qual os clientes já estão habituados com as plataformas digitais, eles desejam que as comodidades proporcionadas pela tecnologia […]

Giovanna Torreão

25/02/2022

restaurante

Os chatbots são aliados de empresas que desejam oferecer aos seus clientes experiências excepcionais e personalizadas. Através da tecnologia, você é capaz de fidelizar seus clientes, conquistar novos públicos e converter mais leads. 

Em um cenário no qual os clientes já estão habituados com as plataformas digitais, eles desejam que as comodidades proporcionadas pela tecnologia se estendam para as experiências oferecidas também nos restaurantes. Para conquistar o público, é preciso mais que uma boa refeição, é necessário pensar em toda a jornada percorrida pelos clientes. Por meio dos chatbots, é possível oferecer praticidade e instantaneidade sem a necessidade de aumento da sua equipe de atendimento. 

Como os chatbots podem ajudar seu restaurante

Os chatbots têm como função criar engajamento com os clientes, seja online ou em seu restaurante. Eles são capazes de fazer recomendações, receber pedidos, oferecer ofertas especiais e responder a quaisquer perguntas ou preocupações de um cliente por meio de uma interface simples e funcional.

Eles podem ser utilizados em diferentes fases da comunicação com os seus clientes. Os bots são capazes de atuar respondendo perguntas simples, porém frequentes, como “Qual é o seu horário de funcionamento nos finais de semana?” ou “Você oferece opções veganas?”, como também desempenhar um papel ativo no aprimoramento de sua estratégia de marketing.

Aqui estão oito exemplos de como o uso de um chatbot pode revolucionar seu restaurante diariamente:

1. Fazer reservas e pegar pedidos

O gerenciamento de reservas e recebimento de pedidos do delivery pode ser uma tarefa demorada e complicada e um erro humano pode causar problemas de tempos em tempos. Entretanto, um chatbot pode possibilitar uma interação com os clientes mais rápida e precisa, aumentando a confiabilidade.

2. Simplifique o serviço de mesa

É muito provável que você tenha ido a um restaurante onde seu garçom ou garçonete aparentemente se esqueceu de você, dando-lhe uma longa espera pela sua comida. Mas com os chatbots implantados, essa frustração pode ser eliminada, garantindo que cada cliente tenha uma boa experiência e seja atendido em tempo hábil.

3. Promova ofertas especiais

Os chatbots podem recuperar a sua lista de contatos para, por exemplo, pode envolver clientes que não visitam seu restaurante há algum tempo com novas ofertas. Essa tecnologia também consegue identificar os clientes regulares e incentivá-los a continuar escolhendo seu negócio, mandando conteúdos especiais.

4. Personalize as recomendações alimentares

Nada melhor para desenvolver uma relação de confiança e fidelidade, do que demonstrar que você conhece seus clientes. Assim, os chatbots podem ser uma solução para identificar as preferências de comida e bebida de um cliente e usá-las para fazer recomendações personalizadas, encantando e envolvendo seus clientes. 

Utilizando as informações de compra anteriores, os chatbots são capazes de apresentar os clientes sobre pratos que talvez não conheçam, mas que casem com seus gostos ou a respeito da melhor bebida para combinar com sua refeição preferida. Toda essa personalzação cria uma afinidade com o seu restaurante.

5. Acompanhamento de Feedback

Os chatbots são um método eficiente para fazer avaliações e obter feedback dos clientes, eles podem ser configurados para enviar questionários convidando seus clientes a darem suas opiniões. Assim, você estará fazendo com que eles se sintam ouvidos e também gerando valor para os clientes futuros.

6. Simplifique a entrega e takeaway

O processo de entrega e retirada do seu restaurante pode ficar mais simples com ajuda dos chatbots. Os clientes podem fazer o pedido com seu restaurante com ajuda do chatbot e acompanhar o tempo de preparo e fazer o rastreamento da entrega do pedido.

7. Nutrir Clientes

Os chatbots são uma forma de envolver seus clientes, fornecendo assistência e orientação, compartilhando seu menu e informações de preços e coletando dados pessoais. Dar uma uma resposta rápida através de uma comunicação amigável e resolver rapidamente suas dúvidas ajudará você a criar uma boa experiência do usuário, envolvendo e fidelizando seu público.

Maximize o potencial do seu chatbot

Se você deseja atingir melhores resultados nos esforços de marketing e atendimento do seu restaurante, a integração de um chatbot na sua comunicação. Você permitirá que suas equipes se concentrem em oferecer o melhor serviço e experiência, enquanto o chatbot se ocupa de engajar os consumidores e coletar dados importantes para aprimorar sua compreensão dos clientes.

Inclusive, podemos dizer que a coleta inteligente de dados é um dos principais benefícios dos chatbots. Através dele, você consegue acessar, facilmente, detalhes de contato do cliente, histórico de pedidos anteriores e método preferido de pagamento, por exemplo. Com isso em mãos, fica muito mais fácil oferecer uma experiência mais personalizada e incentivar a fidelização dos seus clientes, ao mesmo tempo que permite o aperfeiçoamento da experiência geral que você oferece ao seu público, criando valor aos olhos dos potenciais clientes.

Liberte o poder dos chatbots

Os chatbots são uma ferramenta poderosa que pode trazer enormes benefícios para o seu restaurante, ele traz facilidade para os seus clientes, que não precisarão mais ligar para reservar uma mesa, esperar em uma fila para conseguir um lugar ou ficar frustrados por ter que atrasos e falta de informação na entrega da refeição. Você verá que se tornará mais simples fazer reservas, pedir uma refeição para viagem e processar pagamentos, oferecendo um atendimento excepcional ao cliente 24 horas por dia. Com a tecnologia e experiência proporcionadas pelos chatbots, sua empresa levará o envolvimento do consumidor para o próximo nível. 

Como aumentar a fidelidade do cliente

Os chatbots agora são parte integrante das estratégias de engajamento do usuário e estão mudando a forma como as empresas atendem e seu uso pode impactar positivamente a comunicação entre cliente e restaurante de várias maneiras. Sendo assim, aquelas empresas que ainda aderem aos métodos antigos devem rever sua posição se desejam oferecer melhores experiências em cada etapa da jornada e que estejam conectadas com as expectativas dos clientes.

Para integrar um chatbot na comunicação do seu restaurante, o primeiro passo é elaborar um plano estratégico, pensando em como esse software vai atuar para envolver e fidelizar seus clientes. Se você estiver interessado em explorar quais opções de chatbot e quiser começar a usar essa solução tecnológica imediatamente, a ChatGuru pode lhe ajudar.

A ChatGuru desenvolveu uma plataforma que possibilita a implementação de uma comunicação inovadora, eficiente e personalizada para o seu público e sua marca, levando em conta os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Tudo isso na sua conta comercial do WhatsApp, o aplicativo mais usado pelos brasileiros.

Os chatbots da ChatGuru podem ser integrados com a conta comercial da sua empresa no WhatsApp para fornecer suporte automatizado a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Tudo isso na comodidade de um aplicativo com o qual seus clientes já estão habituados e no horário de preferência e conveniência deles, oferecendo uma experiência do cliente otimizada e incentivando a satisfação e a lealdade com a marca.

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