Chatbots: Como ter agilidade no atendimento pelo WhatsApp

Uma das grandes dificuldades dos negócios é a escalabilidade. Atender bem e de forma ágil a um número cada vez maior de clientes. Somamos a isso a crescente expectativa dos consumidores com a celeridade imposta pelas redes sociais e está feito o desafio. A tecnologia, no entanto, pode ser a resposta para esta equação. A […]

Giovanna Torreão

06/05/2022

chatbot

Uma das grandes dificuldades dos negócios é a escalabilidade. Atender bem e de forma ágil a um número cada vez maior de clientes. Somamos a isso a crescente expectativa dos consumidores com a celeridade imposta pelas redes sociais e está feito o desafio. A tecnologia, no entanto, pode ser a resposta para esta equação. A automação de processos, através de ferramentas como os chatbots, possibilita uma experiência de qualidade, de forma ágil, assertiva e escalável para comunicações digitais em plataformas como o WhatsApp.

Estar onde seus clientes estão, a integração com o WhatsApp e a agilidade da comunicação

A agilidade também é fundamental para que os clientes consigam perceber valor no atendimento e experiência oferecida pela empresa. Sendo assim, dar a possibilidade de um canal de comunicação simples, com o qual os consumidores já têm familiaridade, é uma forma de proporcionar um atendimento mais ágil.

Neste sentido, podemos destacar o WhatsApp como a ferramenta ideal para a comunicação entre negócios e clientes. O mensageiro é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia, segundo a pesquisa “Panorama”, realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box.

Com 54%, o WhatsApp liderou com folga, conforme o estudo que entrevistou 2.036 pessoas donos de smartphones em dezembro de 2021. O levantamento também perguntou aos brasileiros quais os aplicativos que eles passam mais tempo ao longo do dia. Sem nenhuma surpresa, o WhatsApp também saiu na frente com 33%.

Por fim, a pesquisa verificou a presença dos aplicativos na tela principal dos smartphones – tela principal é considerada aquela que aparece logo depois de ligar o aparelho. Também neste quesito o WhatsApp estava presente. O aplicativo de mensagens apareceu em 54% dos aparelhos, o que representa estabilidade quando comparado aos 12 meses anteriores. 

A presença do WhatsApp na vida dos brasileiros é inegável e estar presente na plataforma é um imperativo para as empresas que desejam se conectar com seus clientes. No entanto, é necessário acompanhar o perfil da plataforma, que é composto por mensagens rápidas, e oferecer um atendimento ágil. Muitas empresas, no entanto, falham em conseguir acompanhar o ritmo e responder aos chamados de forma rápida.

Se você está buscando estratégias para ter mais agilidade no atendimento pelo WhatsApp, chegou ao local certo! Por aqui, vamos falar como é possível atender bem e de forma ágil. Confira!

Chatbots para tornar o atendimento pelo WhatsApp mais ágil

Os chatbots nada mais são que um software de comunicação. O assistente virtual ou “robô de bate-papo”, em tradução literal, simula a linguagem humana durante diálogos para interagir com pessoas.

Essa tecnologia é muito comum entre empresas – B2C ou B2B – que desejam se beneficiar da automação de etapas da comunicação com os consumidores. Dessa forma, os softwares são programados para entender os questionamentos dos usuários e responder de forma precisa. 

Como os chatbots funcionam?

Na prática, o chatbot funciona da seguinte forma: por meio do processamento de dados, ele compreende intenções, faz uma consulta em seu banco de dados e elabora uma resposta que irá ajudar na solução do chamado aberto pelo consumidor. 

Os bots são capazes de trabalhar em diferentes etapas do processo de comunicação, marketing da empresa e vendas das empresas. Eles conseguem, por exemplo, fazer a nutrição de contatos, o gerenciamento de etapas do funil de vendas, captação e qualificação de leads, além de interagir com os consumidores de forma ágil, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre outras tantas opções.

O poder dos chatbots

Os chatbots são a ferramenta ideal para tratar de uma grande quantidade de chamados repetitivos e usuais, que apesar de tecnicamente serem simples, consomem bastante tempo das suas equipes humanas.

Um levantamento realizado pela IBM 5 revelou que até 80% das perguntas de rotina do atendimento ao cliente poderiam ser respondidas por um chatbot. Ou seja, a grande maioria das questões de rotina trazidas pelos consumidores podem ser solucionadas com informações que constam em uma base de dados.

Sendo assim, o seu serviço de automação para WhatsApp pode se tornar mais ágil a partir da identificação desses tópicos e transações frequentes e a sua integração com um chatbot. A agilidade que se ganha é tanto do lado da empresa quanto do lado dos clientes. Os clientes não precisam mais esperar que um agente faça a consulta para lhe ajudar e as equipes humanas podem se concentrar nas questões mais específicas e estratégicas.

Como os chatbots podem ajudar a sua empresa a ter um atendimento ágil pelo WhatsApp?

As vantagens da integração de um chatbot na sua conta comercial do WhatsApp são muitas. No entanto, quando falamos em agilidade, devemos destacar a redução do tempo de resposta, a eficiência da comunicação e a assertividade. Agora, vamos detalhar alguns desses pontos sobre como os como os chatbots podem ajudar a sua empresa a ter um atendimento ágil pelo WhatsApp.

Diminuição no tempo de resposta

Os clientes estão menos tolerantes com a espera e a demora para dar uma resposta pode acabar gerando consequências. O relatório CX Trends 2021 identificou um número exato quando falamos em retorno.

A quantidade de consumidores que desejam ser atendidos dentro de 10 minutos cresceu de 35% em 2020 para 53% em 2021, quando o contato é feito através de aplicativos de mensagens. 

Já os consumidores que esperam até uma hora saíram de 33% em 2020 para 25%. Por fim, apenas 4% dos consumidores estavam dispostos a esperar até 24% no ano passado.

E a redução do tempo de resposta vai além de atender às expectativas dos clientes, é também sobre aumentar as chances de efetivação das vendas. Conforme um levantamento da Velocify, responder um lead no primeiro minuto após o contato pode aumentar a chance de conversão em quase 400%.

Os números deixam clara a importância de um retorno ágil. Assim, os chatbots são a solução para responder de forma instantânea e simultânea a todos os chamados. Diferente de uma pessoa, que consegue responder apenas uma pergunta por vez, essa ferramenta permite que sua empresa responda instantaneamente todos os clientes ao mesmo tempo, tirando dúvidas, agilizando a resolução dos chamados, nutrindo esses leads e encaminhando-os pelo funil de vendas. 

Além de economizar dinheiro, os chatbots o ajudarão a manter sua presença na internet de forma atualizada e ativa, promovendo uma experiência agradável para os clientes. 

Disponibilidade fora do horário comercial

Responder de forma ágil e assertiva a qualquer hora do dia ou da noite, é uma forma de encantar os clientes. Os chatbots funcionam como um canal ininterrupto de relacionamento com o cliente, sem restrições de horário e nem tempo de espera. Por sinal, 64% dos clientes afirmam que a melhor característica dos chatbots é o serviço a qualquer hora do dia ou da noite, segundo pesquisa da Tidio.

Em outras palavras, se você deseja se diferenciar da concorrência, garantir a venda, oferecer a comodidade para que o cliente consiga falar com a sua empresa a qualquer momento, naquele que for melhor para ele, deve ser uma das suas principais prioridades. E com os chatbots, você dá suporte aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, sem precisar aumentar sua equipe humana.

Automatização dos processos

As empresas são capazes de obter resultados notáveis automatizando os estágios de marketing, qualificação de leads e vendas. Os chatbots dão conta, como vimos anteriormente, de uma série de etapas da comunicação de forma ágil. É importante observar, no entanto, que os chatbots não deverão substituir totalmente os funcionários. Eles devem ser usados em conjunto um com o outro.

O atendimento híbrido é a chave para clientes que se sentem ouvidos em suas necessidades e equipes com mais produtividade. Em outras palavras, os bots funcionam como uma primeira etapa de relacionamento com o cliente. A partir dela deve haver uma transmissão constante e fluida para um agente humano, que irá atuar nas tarefas de valor agregado.

O trabalhador humano será acionado apenas caso o chatbot não seja capaz de entender a pergunta de um cliente ou não tiver os recursos para reagir de forma eficaz. O resultado é uma equipe de atendimento humano mais focada, possibilitando assim a reestruturação do tempo de trabalho e realocação de recursos.

ChatGuru

O chatbot para WhatsApp da ChatGuru permite que sua empresa forneça uma comunicação ágil, personalizada e otimizada, além de uma melhor experiência do cliente.

Nossa tecnologia também pode ajudar as equipes de vendas e serviços a aprimorar seu fluxo de trabalho, resultando em mais conversões e fidelidade à marca. Durante todo o tempo, em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estão sendo coletados dados vitais que podem auxiliar na criação de estratégias.

Os bots da ChatGuru podem ser ajustados às necessidades da sua empresa e abrangem uma ampla gama de casos de uso, desde suporte ao cliente até técnicas de vendas, mas sempre com recursos ligados à instantaneidade e disponibilidade, graças à familiaridade dos usuários com a plataforma WhatsApp.

O objetivo da ChatGuru é fornecer uma área eficiente e confiável para seus clientes, a fim de melhorar sua experiência, promover o engajamento e impulsionar seus negócios.

Entre em contato para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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